Início » Brasil » Minas Gerais » Minas Gerais

Minas Gerais

Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar
Share on pinterest
Salvar
Share on whatsapp
Enviar

Minas Gerais é um estado recheado de histórias, belezas naturais e belas paisagens, além de boa gastronomia e povo hospitaleiro. O sotaque mineiro é um dos mais marcantes do país, né “uai”, ô “trem bão soh”. Turistar por Minas Gerais é um dos meus programas preferidos, também pudera, tem atrações pra todos os gostos e todas as idades.

Se o estado não possui praias, os mineiros são recompensados com paisagens de tirar o fôlego, lindas cachoeiras, chapadas e construções históricas, ingredientes que deixam qualquer viajante apaixonado. E o melhor de tudo é que dá pra conciliar destinos históricos com atrativos naturais e experiências gastronômicas, tudo em uma mesma viagem. Há motivos suficientes para você conhecer Minas Gerais, mas se você quer motivos para não conhecer, aqui tem, mas já adianto, é uma cilada.

Se você está em busca do que fazer em Minas Gerais, este post tem a missão de lhe ajudar a preparar um roteiro que seja a sua cara, onde poderá curtir aquilo que mais lhe agrada no estado. Na parte de hospedagem, Minas Gerais possui charmosas pousadas, hotéis e resorts que deixam a sua estada ainda mais agradável. Pra fechar, e não menos importante, destaco a culinária mineira, que possui delícias que me deixam com água na boca só de lembrar.

Paisagem em Minas Gerais

O que fazer em Minas Gerais

Apesar da grande diversidade de atrativos, Minas Gerais se destaca pelos turismos histórico e gastronômico. O estado foi palco de importantes acontecimentos na história do nosso país, como a Inconfidência Mineira, que buscava libertar o Brasil do domínio português. Já a gastronomia mineira é uma das mais saborosas do Brasil, com grande destaque para os queijos, o famoso pão de queijo e o feijão tropeiro, pratos mais conhecidos do estado.

Restaurante Casa Cheia - Belo Horizonte-MG

Belo Horizonte

A capital do estado é uma cidade fantástica, muito bem estruturada turisticamente, possui diversas opções de hospedagem e muitos atrativos. O Circuito Cultural Praça da Liberdade é um dos passeios imperdíveis na capital, bem como uma visita guiada ao Mineirão e a região da Pampulha. O Mercado Central é outro local imperdível, onde é possível provar diversas iguarias do estado. Aqui você confere o que fazer em Belo Horizonte.

Na parte da hospedagem na capital, já estou me tornando especialista. Já me hospedei em seis hotéis de diferentes categorias. Na área central, já me hospedei no Nacional Inn (review aqui), na região da Savassi fiquei no ótimo Radisson Blu (review aqui), em Lourdes fiquei no Quality (review aqui), no Cidade Jardim fiquei no Hilton Garden Inn (review aqui) e na região da Pampulha, me hospedei no Go Inn Del Rey (review aqui) e no Nobile Inn (review aqui).

Igreja São Francisco de Assis - Belo Horizonte-Minas Gerais
Igreja São Francisco de Assis, na Pampulha
Mercado Central de Belo Horizonte - Minas Gerais
Mercado Central de Belo Horizonte

A capital nacional dos bares também dá um show na parte gastronômica. A Pão de Queijaria é um lugar imperdível, onde é possível provar um dos melhores pães de queijo do estado. O Restaurante Casa Cheia possui uma filial dentro do Mercado Central, uma oportunidade de provar o famoso tropeiro, além de outros pratos. O Chopp da Fábrica possui pratos bem servidos a preços acessíveis. Aqui tem mais dicas gastronômicas de BH.

A Pão de Queijaria - Belo Horizonte - Minas Gerais
A Pão de Queijaria

Cidades Históricas de Minas Gerais

Impossível falar de Minas Gerais e não ligá-la à Ouro Preto e Tiradentes, duas importantes cidades históricas de Minas Gerais. Rica em história, Ouro Preto e suas ladeiras reservam grandes surpresas aos turistas que a visitam, com várias construções históricas. Pertinho dali, Mariana também possui um bonito e conservado centro histórico e merece ser visitada, não deixando de conhecer a Mina da Passagem, uma mina de ouro desativada, porém aberta à visitação. Entre as cidades, o Pico do Itacolomi é um ótimo atrativo natural.

Congonhas é responsável pro abrigar o Santuário do Bom Jesus de Matozinhos, Patrimônio Mundial Cultura pela UNESCO e uma das obras primas de Aleijadinho. Mas a cidade possui diversos outros atrativos históricos que vão além do Santuário, aqui tem um roteiro completo.

Praça Tiradentes - Ouro Preto-Minas Gerais
Praça Tiradentes – Ouro Preto
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos - Congonhas - Minas Gerais
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos – Congonhas

Tiradentes é pequenina, possui um centro histórico fácil de ser percorrido e charmosas pousadas, que deixam qualquer turistas encantado. Difícil mesmo é saber se o que mais encanta os turistas são suas suas igrejas ou os seus restaurantes, os principais atrativos da cidade. Pertinho dali, o distrito de Bichinho ganha cada vez mais espaço no roteiro dos turistas que visitam Tiradentes, com alguns atrativos e a famosa Casa Torta. Também perto de Tiradentes mas no sentido contrário, São João Del Rei possui várias igrejas e museus, em outro rico centro histórico.

Igreja Matriz de Santo Antônio - Tiradentes-Minas Gerais
Igreja Matriz de Santo Antônio – Tiradentes
Casa Torta - Bichinho - Prados-MG
Casa Torta – Bichinho

Atrativos Naturais

Capitólio é um dos destinos mais famosos de Minas Gerais. Banhada pelo Lago de Furnas, a cidade possui como principal atrativo os cânions, lugar realmente encantador. Contando com diversas cachoeiras e mirantes, a estrutura turística não é muito boa, mas vem melhorando ano a ano.

Carrancas é um verdadeiro paraíso no que diz respeito à atrativos naturais, são mais de 110 ao todo, que incluem, além das cachoeiras, grutas, serras e poços. São tantos atrativos que eles são separados por complexos. Contando com charmosas pousadas, o local é um verdadeiro convite ao descanso e conta com bons restaurantes. O distrito de Macacos fica pertinho de BH, no município de Nova Lima, conta com atividades de ecoturismo, como passeios de quadriciclo e algumas cachoeiras. É um bom lugar para descansar e conta com charmosas pousadas.

Complexo da Fumaça - Cachoeira da Fumaça - Carrancas-MG
Capelinha em Macacos - Minas Gerais
Macacos

Turismo Religioso em Minas Gerais

O Turismo Religioso também tem grande destaque em Minas Gerais, a começar pelas cidades históricas que já citei, Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e São João Del Rei encabeçam esta lista, contando com várias igrejas. Leandro Ferreira é pequenina e abriga uma igreja onde acontece missa aos sábados e domingos, com intenções à Padre Libério, beato que possui processo de beatificação aprovado e em trânsito no vaticano.

Caeté fica próximo à Belo Horizonte e abriga o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, localizado no topo da Serra da Piedade à 1746 metros de altitude. O local é muito procurado por turistas, que visitam o local para participar das celebrações e curtir o visual incrível que se têm de lá. Divinópolis recebe muitos turistas para participar da Missa da Família às quartas feira, celebrada pelo Padre Chrystian Shankar, e em breve vai receber ainda mais turistas do gênero, já que irá receber a Cruz de Todos os Povos.

Igreja Matriz - Leandro Ferreira-MG
Igreja Matriz de Leandro Ferreira
Ermida da Padroeira, Serra da Piedade - Caeté - Minas Gerais
Ermida da Padroeira, Serra da Piedade

Bom Despacho e Dores do Indaiá não são cidades turísticas, mas são típicas do interior e possuem igrejas lindas, a Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho e a Matriz de Nossa Senhora das Dores, respectivamente. Itapecerica também possui igrejas e casario colonial conservado, vale a pena dar um pulinho lá.

Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores - Dores do Indaiá - Minas Gerais
Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores – Dores do Indaiá

Destinos Agradáveis em Minas Gerais

Brumadinho fica próximo à Belo Horizonte e abriga o Inhotim, um museu de arte contemporânea e jardim botânico conhecido no mundo inteiro, um lugar incrível e que vale a pena conhecer. A Serra da Moeda também pertence ao município, local onde é possível praticar voo livre da parapente.

Araxá é um paraíso de águas termais com propriedades medicinais e abriga o Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, um incrível resort instalado em um antigo hotel cassino. Poços de Caldas é outro local que possui águas com propriedades medicinais, mas apresenta uma estrutura turística espetacular, com diversas opções de hospedagem e restaurante, teleférico, belas praças e até cachoeiras, a grande maioria das atrações concentradas no centro da cidade.

Inhotim - Brumadinho - Minas Gerais
Inhotim – Brumadinho
Teleférico de Poços de Caldas-MG
Teleférico – Poços de Caldas

Monte Verde é outro destino muito procurado em Minas Gerais, localizado no sul do estado. Repleto de charmosas (e caras) opções de hospedagem e ótimos restaurantes, Monte Verde é uma delícia de lugar, oferece opções de ecoturismo como passeios de quadriciclo e trekking. Distrito de Ouro Preto, Lavras Novas é um lugar muito agradável, um verdadeiro convite ao descanso, com ótimas pousadas, alguns passeios e bons restaurantes.

Lavras Novas - Minas Gerais
Lavras Novas

Minas Gerais possui muita coisa além do que foi dito neste post, tem muito pra se conhecer ainda. E você, gosta de turistar por Minas Gerais? Quais são seus destinos preferidos no estado? Deixe sua opinião nos comentários.

AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

🏨 Reserve HOTÉIS com o BOOKING

🚙 Alugue VEÍCULOS com a RENTCARS.

👨‍⚕️ Faça um SEGURO com a REAL SEGURO VIAGEM.

✈️ Compre PASSAGENS AÉREAS com a PASSAGENS PROMO.

🎫Compre INGRESSOS com a GET YOUR GUIDE e a TourOn.

🛬 Solicite INDENIZAÇÕES com a RESOLVVI.

André Morato
André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Busca no Blog

Sobre o autor

André Morato

André Morato

Sou digital influencer, designer gráfico, blogueiro, viajante e criador e editor deste blog, além de fotógrafo nas horas vagas.  Apaixonado por viagens, fotografia e gastronomia, mantenho, além deste blog, um perfil de gastronomia na minha região (O Casal de Divi) junto com minha namorada.

POSTS EM DESTAQUE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

últimas postagens

fazemos parte

Busca no Blog

Sobre o autor

André Morato

André Morato

Sou digital influencer, designer gráfico, blogueiro, viajante e criador e editor deste blog, além de fotógrafo nas horas vagas.  Apaixonado por viagens, fotografia e gastronomia, mantenho, além deste blog, um perfil de gastronomia na minha região (O Casal de Divi) junto com minha namorada.

POSTS EM DESTAQUE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

últimas postagens

fazemos parte