logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Dores do Indaiá » Um passeio pela simpática Dores do Indaiá-MG

Um passeio pela simpática Dores do Indaiá-MG

No último mês de maio, este blogueiro esteve na cidade de Dores do Indaiá, uma pequena cidade localizada na região centro oeste de Minas Gerais. Aproveitei minha ida para turistar por esta cidade, muito simpática, que possui lindas igrejas e movimentados eventos durante o ano, com destaque para a Festa do Rosário, uma das maiores festas religiosas do estado.

Dores do Indaiá

Fundada em 1885, Dores do Indaiá está localizada na região centro oeste de Minas Gerais, possui uma população de cerca de 13,9 mil habitantes e sua economia está baseada no comércio, agropecuária e pequenas indústrias. O município é fundador e sede do Circuito Turístico Caminhos do Indaiá, criado em 2008 para potencializar o turismo naquela região. O circuito ainda integra as cidades de Cedro do Abaeté, Quartel Geral, Luz, Estrela do Indaiá, Santa Rosa da Serra e Serra da Saudade.

A história de Dores do Indaiá teve início no século XVIII com a corrida do ouro, mas antes disso, índios e bandeirantes já haviam trilhado os sertões do Indaiá e do São Francisco. Saiba mais sobre a história da cidade no site da prefeitura local.

Casarão Colonial em Dores do Indaiá-MG
Dores do Indaiá, no centro oeste de Minas Gerais
Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores - Dores do Indaiá-MG
Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores

Pontos Turísticos

O principal atrativo turístico de Dores do Indaiá é a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores (Praça Prefeito Márcio Carneiro | 37-3551-1320), patrimônio histórico e arquitetônico da cidade. Com sua construção iniciada na década  de 1890 e concluída em 1921, a igreja possui suntuosa construção e belíssima arquitetura. Em frente à Matriz está a Praça Prefeito Mário Carneiro, uma praça muito agradável que leva o nome do prefeito da cidade na década de 1950.

Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores - Dores do Indaiá-MG
Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores
Igreja Matriz
Interior da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores
Praça Prefeito Mário Carneiro
Praça Prefeito Mário Carneiro
Praça Prefeito Mário Carneiro - Dores do Indaiá-MG
Praça Prefeito Mário Carneiro

A Praça do Rosário e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário ficam a algumas quadras da Igreja Matriz e também são atrativos interessantes que merecem ser visitados. Construída em estilo arquitetônico moderno, é nela que acontece todos os anos a grande Festa do Rosário de Dores do Indaiá, uma das maiores e mais tradicionais festas do estado.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Dores do Indaiá-MG
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Praça do Rosário
Praça do Rosário
Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Dores do Indaiá-MG

Conheci externamente a Santa Casa de Misericórida “Dr. Zacarias” (Praça Alexandre Lacerda Filho 289), instalada em um antigo casarão com bonita arquitetura. A Praça São Sebastião (Praça do 100) fica em frente à Santa Casa, onde há um parquinho para as crianças, bancos e uma calçada ao redor, que é usada para caminhadas. Nos arredores da santa casa, há algumas casas em estilo colonial que merecem ser admiradas.

Santa Casa de Misericórdia "Dr. Zacarias"
Santa Casa de Misericórdia “Dr. Zacarias”
Santa Casa de Misericórdia "Dr. Zacarias" - Dores do Indaiá-MG
Santa Casa de Misericórdia “Dr. Zacarias”
Praça do 100 - Dores do Indaiá-MG
Praça 100
Praça São Sebastião - Dores do Indaiá-MG
Praça 100

Cerca de três quadras após a Praça do 100, uma praça me chamou a atenção pelas altas palmeiras e pela cruz ao centro. Esta é a Praça Sagrado Coração de Maria, ou Praça dos Coqueiros, que possui alguns bancos e oferece uma vista desobstruída para as montanhas que rodeiam Dores do Indaiá. Entre um ponto turístico e outro, pude ver vários casarões coloniais de época, que estão em perfeito estado de conservação e não deixam de ser um atrativo.

Praça Sagrado Coração de Maria - Dores do Indaiá-MG
Praça Sagrado Coração de Maria, conhecida como Praça dos Coqueiros
Casarão Colonial em Dores do Indaiá-MG

Em um ponto mais extremo da cidade está o Morro da Capelinha (Rua Godofredo S Araújo 196), local que possui uma bonita e recém reformada capela e oferece uma bonita vista panorâmica para a cidade e para a região no entorno. É aqui que os ternos se encontram para a procissão durante a Festa do Rosário.

Morro da Capelinha - Dores do Indaiá-MG
Morro da Capelinha
Morro da Capelinha - Dores do Indaiá-MG

Eventos em Dores do Indaiá

Reveillón no Castelo

O Castelo Indaiá (Rodovia MG-176 km 41 | 31-99287-9807), também conhecido como Castelinho, é o maior espaço para eventos da cidade. O local é muito apreciado por turistas pela grandiosa estrutura mas não é aberto à visitação. O “Reveillón no Castelo” é realizado todos os anos desde 2005 e já é tradicional na região, recebendo até pessoas de outros estados.

Festa do Rosário

A belíssima festa religiosa em homenagem à Nossa Senhora do Rosário acontece todos os anos no mês de agosto e atrai turistas e fiéis do Brasil inteiro. A tradicional Festa do Rosário de Dores do Indaiá mobiliza quase toda a população local e acontece desde 1832. Em 2019, este blogueiro esteve presente na festa, que contou com mais de 40 ternos.

Pérolas do Rosário
Festa do Rosário de Dores do Indaiá-MG
As ruas da cidade ficam lotadas

Outros grandes eventos que acontecem na cidade são a ExpoDores, festa de rodeio com shows a nível nacional, a Motofest, encontro nacional de motociclistas e o CarnaDores, tradicional festa de carnaval da cidade.

Hospedagem

A melhor opção de hospedagem em Dores do Indaiá é o Hotel Regina (Rua Minas Gerais 19 | 37-3551-3872). Com confortáveis acomodações, o hotel está localizado no Centro de Dores do Indaiá e possui suítes standart, premium e executivas. O empreendimento ainda possui um restaurante, que não fica no mesmo lugar do hotel mas oferece traslado até lá. Outra opção é o Hotel Central Dorense (Rua Francisco Campos 171 | 37-99943-4978), com acomodações mais simples

Hotel Regina Palace - Hospedagem em Dores do Indaiá-MG
Hotel Regina Palace

Viagem realizada em maio de 2016

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

14 respostas

  1. Que legal Andre… conheci Dores há uns anos atrás… ver essa postagem me fez reviver aquela viagem. Só faltou falar do mirante da cidade.
    Grande abraço

    1. Oi Anna, já me falaram desse mirante mas ainda não o conheci.
      Quando conhecer vou incluí-lo no post.
      Fico em feliz em lhe ajudar a viajar através do blog.
      Um abraço!

  2. Oiii André recebi seu post de um amigo e gostei mto. Vc mencionou que viria acompanhar a nossa Festa do Rosário. Gostaria de ver a matéria. Se não veio ainda venha este ano. Garanto que vc vai amar. Um abraço.

  3. Parabéns, Andre pela iniciativa em apresentar Dores do Indaiá para o mundo! Passei a minha infância em Dores. Estudei no Mestre Tonico. Morei no cerrado, em frente ao campo do Zacarias, na casa rosa com alpendre….Boas lembranças…..

  4. estive visualizando as imagens, sou de Dores do Indaiá e tem muito tempo que vou a Dores, mas mudou muito. tem coisas que nunca vi, como por exemplo esse loteamento residencial indaiá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados