Comer é bom demais né? Eu sou do tipo de pessoa que gosta de experimentar as culinárias típicas dos locais que visito, não tenho medo de arriscar. A capital mineira tem diversos bares e restaurantes e para ajudar você a montar o seu roteiro gastronômico, criei este tópico com algumas opções onde comer em Belo Horizonte.

Todos sabemos que Belo Horizonte é a capital nacional dos botecos, então a gastronomia é um dos pontos fortes da cidade. A gastronomia mineira é uma das mais saborosas do Brasil e nada melhor que aproveitar a sua viagem nas Minas Gerais para provar alguns pratos típicos do meu estado querido.

Onde comer em Belo Horizonte

Este roteiro gastronômico conta com restaurantes, bares e sorveterias e estará em constante atualização. Sempre que eu conhecer um novo e bom local, indicarei aqui para vocês leitores.

1 – Restaurante Vila Giannina

Localizado próximo à Assembléia Legislativa, o Restaurante Vila Giannina oferece um buffet de qualidade, em ambiente amplo e charmoso. Além do variado self service à quilo, a casa ainda oferece comida japonesa e massas, além de deliciosas sobremesas. É uma ótima opção para o almoço.

Praça Carlos Chagas, 59 – Santo Agostinho | (31) 3292-7276

Restaurante Villa Giannina - Onde comer em Belo Horizonte-MG

2 – Restaurante Casa Cheia

Com duas unidades em Belo Horizonte, a matriz do Restaurante Casa Cheia está localizada no Mercado Central, sendo uma das opções mais tradicionais por lá. A filial está na Savassi e possui ambiente mais amplo. A casa possui diversos pratos premiados nos festivais gastronômicos de BH, como o “Mexidoido Chapado” e as “Almôndegas Exóticas“, pratos que servem até duas pessoas e possuem bons preços.

Rua Cláudio Manoel, 784 – Savassi | (31) 3234-6921
Av. Augusto de Lima, 744 – Mercado Central – Lj 167 – Centro (31) 3274-9585

Restaurante Casa Cheia - Onde comer em Belo Horizonte-MG

3 – Restaurante Maria das Tranças

Uma referência em comida mineira, o Restaurante Maria das Tranças existe há mais de 60 anos. O prato mais famoso da casa é o Frango ao Molho Pardo, considerado o melhor do Brasil. A grande maioria dos pratos são à base de frango. O local possui decoração simples e dois endereços em Belo Horizonte, vale a pena provar.

Rua Estoril, 938 – São Francisco | (31) 3441-3708
Rua Professor Moraes, 158 – Savassi | (31) 3261-4802

Restaurante Maria das Tranças - Onde comer em Belo Horizonte-MG

4 – Coco Bambu

Uma das franquias mais adoradas do Brasil possui uma unidade em Belo Horizonte, localizada no Anchieta Garden Shopping. Contando com um enorme e confortável ambientes, o Coco Bambu BH oferece cardápio com cerca de 220 opções, sendo os pratos à base de peixes e frutos do mar os grandes destaques da casa. O Camarão Internacional é o carro chefe da casa, o prato mais pedido. O cardápio de drinks também é bastante elogiado.

Rua Francisco Deslandes, 900 – Anchieta | (31) 3504-9180

Camarão Internacional - Coco Bambu BH

Restaurante Coco Bambu BH

5 – Mercado da Boca

O Mercado da Boca é um mercado gastronômico no estilo food hall que reúne diversos restaurantes estrelados, com a vantagem de oferecer pratos a preços mais acessíveis. Contando com uma excelente estrutura, o mercado abriga opções em diversos segmentos como alimentação, vinhos, cervejas artesanais, cachaças, sorvetes, entre outros, oferecendo mesas comunitárias, boa estrutura de banheiros, estacionamento e entrada gratuita. É uma das principais escolhas de quem procura onde comer em Belo Horizonte, devido à qualidade e  diversidade de pratos.

Av. Toronto, 156 – Jardim Canadá | (31) 3370-7005

Mercado da Boca - Onde comer em Belo Horizonte-MG

Mercado da Boca - Gastronomia em Belo Horizonte-MG

6 – Hofbrauhaus

A Hofbrau é uma cerveja alemã, considerada uma das melhores do mundo, a cerveja tem muita história e a marca possui diversas filiais espalhadas pelo mundo. Na América Latina, a única unidade da Hofbrauhaus está localizada em Belo Horizonte, onde é possível fazer uma visita guiada pela fábrica e degustar os estilos produzidos no local. Em anexo à fábrica está o restaurante, que serve pratos da culinária alemã e da culinária mineira, pratos muito bem elaborados, destaco o Pretzel (importado da Alemanha), Wurstplatte e os Croquetes de Costela.

Av. do Contorno, 7613 – Lourdes | (31) 3327-7613

Hofbrauhaus Belo Horizonte-MG

Hofbrauhaus Belo Horizonte-MG

7 – Choperia Albanos

A Choperia Albanos é uma das choperias mais tradicionais de BH. Com decoração inspirada nos pub’s alemães, possui ambiente muito agradável, ótimo para um happy hour após o trabalho. O chopp da casa já foi 11 vezes premiado como o melhor da capital mineira. As diversas opções de petiscos podem ser escolhidas e visualizadas através do cardápio virtual. Há duas unidades do Albanos em BH, uma no Sion e outra em Lourdes.

Rua Pium-í, 611 – Sion | (31) 3281-8606
Rua Rio de Janeiro 2076 – Lourdes

Choperia Albanos - Onde comer em Belo Horizonte-MG

Choperia Albanos

8 – Restaurante Chopp da Fábrica

O tradicional Restaurante Chopp da Fábrica funciona até altas horas da madrugada e possui pratos super bem servidos a preços atraentes. O mais famoso deles é o “Mixidão” um prato que leva arroz, feijão, couve, ovo, carne desfiada, torresmo e linguiça especial, servido em uma panelinha charmosa, a cara de Minas Gerais. O local costuma ficar cheio então a comida pode demorar um pouco, mas a espera é compensada com pratos saborosos e bem temperados.

Av. do Contorno 2736, Santa Efigênia | (31) 3241-1766

Restaurante Chopp da Fábrica - - Onde comer em Belo Horizonte-MG

9 – Cia do Boi

A Cia do Boi possui algumas unidades em Belo Horizonte, oferecendo carnes nobres pedidas por peso, sendo que elas são grelhadas na hora e na mesa do cliente, em uma chapa. Conheci a unidade localizada na Rua Pium-Í e provei o famoso Peito de Frango com Catupiry, o prato mais pedido da casa. Provei também uma porção de Bife Ancho, que estava muito saborosa. O ambiente é agradável e o atendimento também.

Rua Pium-Í 653, Sion – (31) 3287-9103

Cia do Boi - Belo Horizonte-MG

10 – Templo Cervejeiro Backer

O Templo Cervejeiro Backer é o restaurante oficial da deliciosa Cerveja Artesanal Backer. Localizado no mesmo local da fábrica da cerveja (onde acontecem as visitas guiadas), o Templo Cervejeiro possui ambiente super charmoso e oferece pratos deliciosos como o Mexidão e o Chilli com Carne, além do saboroso e “carnudo” Torresminho Especial. O único incoveniente é a distância do Centro, já que fica no Bairro Olhos D’água, na saída para o Rio de Janeiro.

Rua Santa Rita 220, Olhos D’Água |  (31) 3228-8888

Cervejaria Backer - Onde comer em Belo Horizonte-MG

11 – Food Trucks

Os food trucks são uma febre em BH, é possível encontrá-los em todos os cantos da cidade. Durante o Encontro de Blogueiros que aconteceu na cidade, conheci o Food Truck Gertrudes, que vende pães de queijo com diversos sabores, é uma delícia. Um dos segredos do sabor final são os bifes e linguiças artesanais, que compõe o recheio dos sanduíches.

Food Truck Gertrudes

12 – A Pão de Queijaria

Com ambiente descolado e moderninho, a Pão de Queijaria é um ótimo local para provar a principal iguaria de Minas Gerais de um jeito diferente, feito com queijo canastra, salitre, gruyére (francês) e parmesão d’alagoa. Tem ainda diversas opções de recheios, além de acompanhamentos, tem recheio até de doce de leite Viçosa, outra iguaria mineira. Aproveite para provar o café expresso coado na hora, na mesa do cliente.

Rua Antônio de Albuquerque 856, Savassi | (31) 3244-2738

A Pão de Queijaria - Onde comer em Belo Horizonte-MG

13 – Fiorella Gelato

As gelaterias invadiram BH e trouxeram os deliciosos gelatos, um sorvete tradicional italiano. Na Fiorella Gelato, há vários sabores e você pode experimentar antes, podendo colocar uma casquinha com cobertura de chocolate por cima. Que tentação! A gelateria ainda possui gelato no palito e sobremesas, como Petit Gatêau de Goiabada com Sorvete de Queijo. O ambiente é confortável e está localizado no quarteirão fechado da Rua Antônio de Albuquerque, na Savassi.

Rua Antônio de Albuquerque, 478 – Savassi | (31) 3586-2123

Fiorella Gelato

E você, tem outras opções onde comer em Belo Horizonte? Conte para nossos leitores nos comentários deste post.

 ➡ AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

💡 Reservando através dos nossos links, nós ganhamos uma comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar no ar, dando dicas de viagem.
🏨 Reserve a HOSPEDAGEM da sua próxima viagem com o Booking.
🚗 Alugue um CARRO com a RentCars em qualquer lugar do mundo e pague em até 12x sem juros no cartão de crédito e sem IOF. Desconto de 5% no boleto.
✈️ Pesquise PASSAGENS AÉREAS com a Passagens Promo, com pagamento em até 6x sem juros. 
🛄 Antes de embarcar, não esqueça de fazer o seu SEGURO VIAGEM, ele é obrigatório em alguns países da Europa e altamente recomendo em qualquer viagem que você faça. Faça uma cotação com a Real Seguro Viagem e garante 10% DE DESCONTO reservando pelo nosso link. 
💳 Quer evitar filas para COMPRAR INGRESSOS? Compre online com a Get Your GuideTour On
✈️ Teve algum IMPREVISTO COM COMPANHIAS AÉREAS? (voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking ou extravio de bagagem) Faça uma consulta gratuita com a Resolvvi e veja se tem direito a indenizações. Você só pagará pelo serviço se ganhar a indenização.

+ Conteúdo de Belo Horizonte:

📝 O que fazer em Belo Horizonte
- Praça da Liberdade
Pampulha
- Mineirão (Visita Guiada)
- Zoológico (Fundação Zoo Botânica)
- Mirante do Mangabeiras
- Mercado Central
- Space Kart
- Bairro Palmares
🍔 Onde comer em Belo Horizonte
- Cervejaria Backer
- Hofbrauhaus 🇩🇪
- Coco Bambu
- Mercado da Boca
- A Pão de Queijaria
- Restaurante Chopp da Fábrica
- Ali Ba Bar 🇸🇦
- Cia do Boi
- Restaurante Casa Cheia
- Choperia Albanos
- Restaurante Villa Giannina
- Fiorella Gelato
🏨 Onde se hospedar
- Hilton Garden Inn
- Radisson Blu Savassi
- eSuítes Sion
- Nobile Inn Pampulha
- Clarion Hotel Lourdes
- Go Inn Del Rey
- Nacional Inn
✈️ Estacionamento no Aeroporto de Confins
- B Park
- Pare Bem (antigo Air Park)

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

1 COMENTÁRIO

  1. Gostaria de contribuir com esse post sugerindo o restaurante italiano Província di Salerno. Fundado em 1983 pelo Chef Remo Peluso que comanda a cozinha e serve massas preparadas artesanalmente em extrusora e “Trafilata ao Bronzo” que confere características mais apreciadas pelos amantes da cozinha italiana. A decoração surpreende os visitantes que precisam de diversas visitas para conseguirem apreciar todos os detalhes do local. por sua vocação romântica, o Província di Salerno é muito procurado por casais em início de namoro, para pedido de casamento e, até mesmo, realização da cerimônia no local, que comporta 100 convidados e também abre suas portas para eventos. Situado em Santa Efigênia em local aconchegante na rua Maranhão 18 esquina com a avenida do Contorno. A casa conta com serviço de manobristas, serviço a lá carte e funcionamento de terça-feira a Domingo para almoço e jantar.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.