logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Poços de Caldas » Como é o passeio pelo Teleférico de Poços de Caldas-MG

Como é o passeio pelo Teleférico de Poços de Caldas-MG

A Serra de São Domingos emoldura a linda Poços de Caldas e oferece uma bonita vista panorâmica para a cidade e a região ao redor, um dos principais atrativos da cidade, localizada no sul de Minas Gerais. A melhor maneira de se chegar até o topo da serra é através do Teleférico de Poços de Caldas, um dos maiores do Brasil em distância.

A subida pode ser realizada de algumas maneiras e há alguns atrativos que podem ser curtidos por lá, é um passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro. Estive em Poços de Caldas pela primeira vez neste início de abril de 2018 e gostei bastante da cidade, super receptiva, organizada, limpa e cheia de atrações.

Teleférico de Poços de Caldas

Quem visita a cidade de Poços de Caldas tem a disposição um grande leque de atrações turísticas, a grande maioria delas é gratuita. O Teleférico de Poços de Caldas é uma das poucas atrações que são pagas, mas que vale muito a pena fazer, o passeio parte do Parque José Affonso Junqueira no Centro da cidade e leva até o topo da Serra de São Domingos, de onde se tem uma vista fantástica da cidade e das montanhas ao redor dela.

Para embarcar no Teleférico, não é necessário comprar antecipado, basta chegar ao local de embarque, na Praça José Affonso Junqueira, comprar o seu ticket e embarcar. A fila para a compra de ingresso é a mesma para embarque, o turista compra o ticket e já embarca no teleférico.

Teleférico de Poços de Caldas-MG
Teleférico de Poços de Caldas-MG
Teleférico de Poços de Caldas-MG

Por um lado isso é bom, é menos uma fila pra enfrentar e evita as furadas de filas, por outro lado a fila demora um pouco mais para fluir e a escada de acesso à compra e embarque fica exposta ao sol, isso é bem desgastante. Mesmo visitando a cidade em um feriado, na sexta feira santa, o teleférico estava bem tranquilo e tudo foi bem rápido, diferente do sábado, quando a fila estava bem maior quando passei por lá.

Cada teleférico pode levar até 4 pessoas por vez, ele é bem apertadinho e tem uma janelinha na lateral. O percurso até a Serra de São Domingos é de 1500 metros, passando um trecho sobre as ruas da cidade e sobre a mata. É possível comprar somente um trecho ou comprar ida e volta. Aproveite a subida para curtir a vista de frente para o Cristo Redentor, um dos atrativos de serra. Vale lembrar que a Serra de São Domingos é tombada pelo IEPHA como monumento natural de Minas Gerais.

Serra de São Domingos
Teleférico de Poços de Caldas-MG
Teleférico de Poços de Caldas-MG

Subida sem o teleférico de Poços de Caldas

Para aqueles que não querem pagar para subir no Teleférico de Poços de Caldas, há a opção de subir pela Trilha do Cristo, uma trilha que se inicia na Fonte dos Amores e termina aos pés do Cristo Redentor, é uma trilha bastante pesada. As outras opções seriam a subida em carro próprio, com o caminho todo asfaltado ou comprando o passeio de agências de turismo locais.

Serra de São Domingos

Ao desembarcar na Serra de São Domingos a 1686 metros de altitude, você caminhará por uma rua calçada e passará por uma lanchonete, onde é possível comprar água e milho verde. Comprei uma água por ali que estava super gelada, do jeito que eu gosto, a Kaká aproveitou para comer um milho verde. Aproveite para curtir a vista para a cidade em meio à sombra das árvores que ficam em frente a esta lanchonete, tome cuidado pois o local não possui cercas.

Serra de São Domingos
Lanchonete
Serra de São Domingos
Serra de São Domingos

Cristo Redentor

Mais alguns metros acima e você chegará ao Cristo Redentor, construído em 1958 com 16 metros de altura e cerca de 500 toneladas. Este pequeno complexo possui uma bonita praça ao lado do Cristo, com bancos e grades que podem ser usadas para admirar a bonita vista panorâmica para a cidade. Há uma escada onde é possível subir e ficar mais próximo do Cristo, além de curtir uma vista panorâmica ainda mais bonita.

Por ali também está o fim da Trilha do Cristo, que se inicia na Fonte dos Amores e leva até o Cristo Redentor. Como estive por lá em uma sexta feira santa, haviam várias pessoas chegando ao local pela trilha, eu acredito que estavam pagando suas promessas já que haviam pessoas de diferentes idades.

Serra de São Domingos - Poços de Caldas-MG
Cristo Redentor
Teleférico de Poços de Caldas-MG
Vista do Cristo Redentor
Serra de São Domingos
Trilha do Cristo

Rampa de Voo Livre

Outro atrativo da Serra de São Domingos é a Rampa de Voo Livre, que pode ser alcançada seguindo pela estrada de terra, há diversas placas indicando o acesso ao local. Vale a pena conhecer a rampa e curtir a vista espetacular para a região montanhosa ao redor. Se for corajoso, poderá praticar um voo duplo de parapente pela região, é uma experiência fantástica. Como eu já havia feito um voo de parapente na Serra da Moeda, deixei para a Kaká voar pela primeira vez, ela curtiu muito o voo.

Voo de Parapente em Poços de Caldas-MG
Rampa de Voo Livre
Voo de Parapente em Poços de Caldas-MG

Pedra balão

Para aqueles que optarem pela subida em carro próprio ou comprando o tour de agências de turismo locais, no caminho entre a Fonte dos Amores e o topo da Serra de São Domingos está o acesso para a Pedra Balão, um conjunto de pedras sobrepostas com cerca de 10 metros de altura, onde o formato lembra um balão dirigível.

Pedra Balão
Pedra Balão. Foto: hotel Balneário BC / Central do Turista

Funcionamento e Valores do Teleférico de Poços de Caldas

O Teleférico de Poços de Caldas funciona de segunda à sexta, de 12h30 às 17h, sábado de 9h às 17h, domingos e feriados, de 9h às 16h. O percurso somente de ida custa R$15 por pessoa enquanto ida e volta custa R$25. Crianças de 2 a 12 anos, estudantes e maiores de 60 anos pagam meia entrada.

André Morato e Kalidia Silva

Teleférico de Poços de Caldas
Avenida Francisco Sales, s/n
Parque José Affonso Junqueira
Centro – 
Poços de Caldas-MG
(35) 3697-2304

Viagem realizada em abril de 2018

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

7 respostas

  1. Estive em Poços quando criança e a uns dias atrás, fechei viagem pelo Instaviagem e descobri que meu destino será para lá. Li todo seu roteiro, e me ajudará bastante com as dicas, pq ainda não sei qual será o roteiro que o Insta me enviará. Estou preparando as bananas já.
    Obrigada pelas dicas e boa sorte a vocês nas próximas viagens.

    1. Ahaha, prepare as bananas, os macacos adoram.
      O Instaviagem é bem legal né? Nunca usei, mas sei como funcionar e quero usar em breve.
      Espero que faça um bom passeio, a cidade é uma delícia!
      Um abraço!

  2. Olá André Morato. Adorei seu relato sobre Poços de Caldas-Mg. Sempre tive vontade de conhecer essa cidade mineira. Me falaram que lá há um relógio de flores, poucos ainda no Brasil e que funcionam. Como um em Garanhuns-Pernambuco, que é um dos pontos turísticos da cidade. Creio que em 2019 programarei uma viagem até essa linda cidade mineira. Suas dicas são louváveis.

  3. “Ao desembarcar na Serra de São Domingos a 1686 metros acima do nível do mar”

    Em Poços de Caldas não tem mar! Parei de ler o texto quando você fala em mar!

    1. Olá Bruno!
      Agradeço o seu interesse e conhecimento em relação ao nível do mar e altitude.
      Gostaria de explicá-lo que a altitude SEMPRE é medida em relação ao nível do mar, independentemente se a cidade possui mar ou não.
      Como você disse que parou de ler eu gostaria de convidá-lo a terminar a leitura, será um prazer ainda tê-lo como leitor.
      Um abraço e obrigado pela mensagem!

  4. Já fui a poços 5 vezes e volto todo ano .Vale muito a pena uma cidade linda com paisagens tops um povo hospitaleiro e a noite vários bares e lanchonetes e ótimos restaurantes.Adoro poços de Caldas e recomendo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados