logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Belo Horizonte » Visita guiada ao Mineirão e Museu Brasileiro do Futebol, Belo Horizonte-MG

Visita guiada ao Mineirão e Museu Brasileiro do Futebol, Belo Horizonte-MG

O Estádio Governador Magalhães Pinto, conhecido por todos como Mineirão, é o principal palco do futebol mineiro e um dos principais palcos do futebol nacional. Eu sou um grande frequentador do estádio e já assisti a vários jogos do meu time do coração, o Cruzeiro (querido, tão combatido, jamais vencido!), mas também já assisti à jogos da seleção brasileira, como a vitória em cima do Uruguai por 2 a 1 na Copa das Confederações 2013.

Frequentei o estádio antes e depois da reforma para a Copa do Mundo de 2014, e posso afirmar que ele está lindão e todo moderninho. Como sempre frequentei o Mineirão em dias de jogos, nunca tive a oportunidade de conhecer os bastidores do estádio, através de uma visita guiada. A oportunidade surgiu neste mês de junho e não tive dúvida, agendei logo a visita ao estádio e ao Museu Brasileiro do Futebol.

A visita guiada e o museu são dois atrativos distintos, sendo possível visitar somente o museu, somente o estádio ou os dois atrativos em um mesmo dia.

MIneirão - Visita Guiada - Belo Horizonte-MG

Museu Brasileiro do Futebol

O Museu Brasileiro do Futebol foi criado no ano de 2013, na reforma do estádio e o acervo conta com o núcleo original do antigo Memorial do Mineirão. Na visita, é possível conhecer a fundo a história do estádio e do futebol mineiro, através do acervo de imagens, troféus, bolas, bandeiras e camisas de times, exposições interativas, placas, etc.

Museu Brasileiro do Futebol - Belo Horizonte-MG
Museu Brasileiro do Futebol

Dá pra consultar a ficha de todos os jogos realizados no estádio, ver fotos da construção do estádio e da reforma para a copa, ver o hall da fama com os grandes ícones que jogaram no estádio e muito mais. O museu possui capacidade para receber até 50 pessoas por vez e as visitas ocorrem de hora em hora, nos seguintes dias:

Terça feira, de 9h às 20h;
Quarta à Sexta feira, 9h às 17h;
Sábados e Domingos, de 9h às 13h;

Em dias de jogos, os horários podem sofrer alterações, então é sempre bom consultar a disponibilidade da visita antes de ir pra lá.

Museu Brasileiro do Futebol - Belo Horizonte-MG
Museu Brasileiro do Futebol - Belo Horizonte-MG
Museu Brasileiro do Futebol - Belo Horizonte-MG
Museu Brasileiro do Futebol - Belo Horizonte-MG

Visita guiada pelo Mineirão

A visita guiada se inicia pelo saguão onde os jogadores desembarcam em dias de jogos. Por ali há uma sala com o Fuleco, mascote da Copa de 2014 e uma brazuca gigante, a bola oficial da copa. A guia até brincou que a bola era pequena, mas foi crescendo a cada gol da Alemanha. Impossível esquecer do fatídico 7 a 1 na semifinal da Copa de 2014, no Mineirão.

O Mineirão Tribuna é um dos melhores locais para assistir aos jogos do Mineirão. O espaço conta com uma grande área, exclusiva para aquele setor, onde são vendidas bebidas e lanches e acontecem shows antes dos jogos, quase que uma mini balada. Dá pra assistir o jogo por ali, nos monitores, ou seguir para as cadeiras, e ver o jogo ao vivo, com muito mais emoção. A vista destas cadeiras para o campo é privilegiada.

MIneirão - Visita Guiada - Belo Horizonte-MG
Mineirão Tribuna

Ao descer, uma rápida passada pela esplanada do Mineirão, onde é possível apreciar a vista para a Pampulha e ver bem de pertinho a estrutura do anel que envolve o estádio, com direito a conferir inscrições dos engenheiros da construção do estádio, preservadas desde 1965.

MIneirão - Visita Guiada - Belo Horizonte-MG
Inscrições dos engenheiros na construção do estádio em 1965

O próximo passo é chegar ali do ladinho do gramado, na área técnica, onde está o banco dos reservas. Dá pra sentir a emoção de subir as escadas do vestiário para o campo de jogo, pisando em um dos grandes palcos do futebol brasileiro.

MIneirão - Visita Guiada - Belo Horizonte-MG
Escada de acesso ao gramado
MIneirão - Visita Guiada - Belo Horizonte-MG
MIneirão - Visita Guiada - Belo Horizonte-MG

Descendo pelas escadas, chega-se à zona mista, onde se instalam os repórteres de campo. Nas paredes, frases famosas de narradores já consagrados. Dá pra conhecer ainda a sala de coletiva de imprensa, o vestiário e até a sala de aquecimento, com grama sintética, dá pra bater uma bolinha lá.

MIneirão - Visita Guiada - Belo Horizonte-MG
Vestiários
MIneirão - Visita Guiada - Belo Horizonte-MG
Zona mista
MIneirão - Visita Guiada - Belo Horizonte-MG
Sala de aquecimento

Após terminar a visita, dá pra passear pela Esplanada do estádio, onde há algumas opções de lazer e uma praça de alimentação. Aproveite para curtir a vista para a Lagoa da Pampulha.

As visitas guiadas ao Mineirão ocorrem de hora em hora e o horário de funcionamento é o mesmo do Museu Brasileiro do Futebol.

Curiosidades sobre o Mineirão

A construção do estádio teve início em 1960, e foi concluída 5 anos depois. Na inauguração, vitória da Seleção Mineira sobre o River Plate, por 1×0.

Ao longo dos anos, o Mineirão foi palco de final de Libertadores com Atlético em 2013 e Cruzeiro em 1976, 1997 e 2009 e Mundial de Clubes com Cruzeiro e Bayern em 1976, além de receber grandes jogos como a vitória de 6 a 2 do Cruzeiro sobre o Santos de Pelé.

O Mineirão também é palco de grandes shows. Em 1983 a Banda Kiss fez um show no estádio. A banda mineira Skank gravou um clipe no estádio, diante de 40 mil torcedores. O Mineirão já recebeu grandes festivais da música, sendo o Axé Brasil o mais famoso deles.

MIneirão - Visita Guiada - Belo Horizonte-MG
Sala de coletiva de imprensa

O recorde de público no estádio foi registrado na final do Campeonato Mineiro de 1997, onde o Cruzeiro venceu o Vila Nova por 1×0. O Mineirão recebeu nada menos que 132.834 pessoas, recorde impossível de ser batido, pois naquela época o estádio não possuía cadeiras. Hoje o público total não passa dos 60 mil espectadores.

No seu primeiro ano de vida (1965), o estádio se chamava Estádio Minas Gerais, talvez daí tenha surgido o apelido “Mineirão”. No ano seguinte, uma lei alterou o nome do estádio para “Estádio Governador Magalhães Pinto”.

Museu Brasileiro do Futebol - Belo Horizonte-MG
Museu Brasileiro do Futebol - Belo Horizonte-MG

Quanto custa?

A visita ao Museu Brasileiro do Futebol e ao Mineirão custa R$20,00 (os dois atrativos), com meia entrada a R$10,00. Os pagamentos são aceitos apenas em dinheiro e a compra pode ser realizada no ato da visita, na bilheteria do Museu.

Vale a pena visitar o Mineirão?

A visita ao Mineirão valeu muito a pena pois é possível conhecer os bastidores do estádio, vestiários, setores especiais e chegar bem pertinho do gramado. A visita dura cerca de 50 minutos e o guia explica tudo. Mesmo que você seja frequentador assíduo do Mineirão em dias de jogos, recomendo que reserve um dia para conhecer o Mineirão “por outro ângulo”, já que é possível conhecer setores que não se tem acesso em dias de jogos.

MIneirão - Visita Guiada - Belo Horizonte-MG

Mineirão – Visita Guiada e Museu Brasileiro do Futebol
Av. Coronel Oscar Paschoal, 932
São José – Belo Horizonte/MG
www.estadiomineirao.com.br

Viagem realizada em junho de 2017

Logo

A visita do Blog Meu Destino ao Mineirão ocorreu graças à um convite da assessoria de imprensa do estádio, porém todas as opiniões acima são pessoais e expressam a real experiência deste blogueiro. Fiz a parceria, mas a minha opinião é livre quanto aos serviços prestados. Agradeço ao Rivelle, assessor de imprensa do Mineirão pela parceria.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados