Início » Brasil » Minas Gerais » Carrancas » Carrancas, como chegar e o que fazer na “Terra das Cachoeiras”

Carrancas, como chegar e o que fazer na “Terra das Cachoeiras”

Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar
Share on pinterest
Salvar
Share on whatsapp
Enviar

Carrancas é uma pequena e tranquila cidade do interior de Minas Gerais, pequena em número de habitantes, mas grande em extensão territorial. A cidade vem se destacando nos últimos anos como pólo do ecoturismo em Minas Gerais, graças ao grande número de atrativos naturais que oferece, principalmente cachoeiras.

Carrancas

Como toda tradição de cidades do interior, Carrancas possui uma praça e um igreja, que ficam no coração da cidade. A cada 15 minutos, o sino da belíssima Igreja de Nossa Senhora da Conceição pode ser ouvido por boa parte da cidade, lembrando a religiosidade do povo.

Carrancas - MG
Carrancas - MG

Como chegar

Para chegar até Carrancas à partir de Belo Horizonte, pegue a BR 381 até a entrada da cidade de Lavras (saída 688). Em seguida pegue a BR 265 e entre à direita no município de Itutinga (trecho sinalizado). Ande por mais 27km e chegará até Carrancas.

Poderá também optar pela BR 040, porém há muito trânsito de caminhões e em muitos trechos a pista está mal sinalizada.

História

Carrancas foi fundada por volta de 1720 em meio ao ciclo do ouro, quando paulistas da capital e de Taubaté encontraram-se às margens do Rio Grande, e decidiram criar um povoado, empolgados com o potencial de suas terras e a possibilidade de encontrar ouro em grande quantidade.

Mais tarde, os portugueses se interessaram pelo local, pela possibilidade de encontrar ouro e também pela agricultura. As escavações em duas rochas na serra mais próxima do lugar formavam fisionomias parecidas à duas caras, dando o nome de Carrancas ao lugar.

Além dos atrativos naturais, Carrancas se destaca também pela religiosidade de seu povo: a fé dos carranquenses impressiona à todos, sendo que a festa de carnaval na cidade acontece duas semanas antes da data oficial, conhecido como carnaval antecipado, e quando chega a data oficial do carnaval, os homens de Carrancas se reúnem em retiro espiritual.

Igreja Matriz de Carrancas - MG
Marco da Estrada Real - Carrancas - MG
Trecho da rodovia Itutinga / Carrancas

Igreja Nossa Senhora da Conceição

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi construída em meados do século XVIII e fica na Praça Manoel Moreira, conhecida como “praça da igreja” pelos moradores. A construção é toda em quartzito, a pintura do teto do altar é atribuída a Joaquim José da Natividade, discípulo de Aleijadinho e os retábulos do altar tem pinturas a ouro.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Carrancas-MG
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Carrancas - MG
Carrancas - MG

Onde ficar

Carrancas possui aproximadamente 5.000 habitantes e uma população hospitaleira, podendo encontrar várias pousadas e hotéis-fazenda bem aconchegantes. Em minha primeira visita à cidade, me hospedei na Pousada das Candeias, e fiquei muito satisfeito, pousada toda rústica, simples, tranquila, com café da manhã bem completo. Na minha segunda visita, me hospedei na Pousada Céu e Serra, também adorei a pousada, muito charmosa e aconchegante, localizada na serra.

Pousada Céu e Serra - Carrancas - MG
Pousada Céu e Serra

Onde comer

A cidade possui algumas opções de gastronomia bem interessantes: podem ser encontrados restaurantes e pizzarias facilmente, caminhando pelas ruas da cidade, tem opções mais simples e mais sofisticadas. Confira algumas opções de locais onde comer em Carrancas.

Recanto Bar e Restaurante, Carrancas-MG

Atrativos / Guia

A cidade possui mais de 110 atrações naturais, dentre eles estão, serras, grutas, poços e principalmente cachoeiras. São diversas opções de ecoturismo para quem gosta de aventura ou simplesmente caminhar e ver de perto os belos atrativos naturais. Algumas empresas oferecem passeios, esportes de aventura e guias para acompanhar os turistas durante a visita.

Após algumas pesquisas, cheguei até ao Jhonata (tel: (35) 9215-6458), um guia que nasceu e cresceu na cidade de Carrancas. Fechei então uma parceria com ele, me acompanhando por alguns roteiros em Carrancas. Fiquei muito satisfeito com o trabalho do garoto, que sabe tudo do local, já que nasceu e cresceu ali, explicando a história de cada cachoeira, a vegetação, além de dicas de segurança durante o percurso.

Escorregador da Zilda, Complexo da Zilda, Carrancas-MG
Escorregador da Zilda
Complexo do Grão Mogol
Complexo do Grão Mogol

Ao todo, eu percorri 6 complexos de atrações, clique nos links para saber mais detalhes sobre cada um:

Complexo Grão Mogol
Complexo Vargem Grande – Esmeralda
– Complexo da Fumaça
– Complexo da Toca
– Complexo da Ponte – Tira Prosa
– Complexo da Zilda

Vale a pena conhecer?

Carrancas é uma linda cidade, com vários atrativos naturais, indicada para quem deseja paz e descanso e para quem gosta de ecoturismo e esportes de aventura. Se você ainda não conhece a cidade, não perca tempo, reserve já a sua hospedagem para não ficar sem vaga. E não faça os roteiros por conta própria, contrate um guia, várias trilhas não são bem sinalizadas e você poderá se perder.

Viagem realizada em outubro de 2013

AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

🏨 Reserve HOTÉIS com o BOOKING

🚙 Alugue VEÍCULOS com a RENTCARS.

👨‍⚕️ Faça um SEGURO com a REAL SEGURO VIAGEM.

✈️ Compre PASSAGENS AÉREAS com a PASSAGENS PROMO.

🎫Compre INGRESSOS com a GET YOUR GUIDE e a TourOn.

🛬 Solicite INDENIZAÇÕES com a RESOLVVI.

André Morato
André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

4 respostas

  1. André, perto de Carrancas tem o haras Traituba com casarão do sec. XVIII onde até hoje tem quartos esperando D.Pedro que estava na sua rota lá parar. Um casarão de mil metros quadrados.
    Paulo Barbosa

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Busca no Blog

Sobre o autor

André Morato

André Morato

Sou digital influencer, designer gráfico, blogueiro, viajante e criador e editor deste blog, além de fotógrafo nas horas vagas.  Apaixonado por viagens, fotografia e gastronomia, mantenho, além deste blog, um perfil de gastronomia na minha região (O Casal de Divi) junto com minha namorada.

POSTS EM DESTAQUE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

últimas postagens

fazemos parte

Busca no Blog

Sobre o autor

André Morato

André Morato

Sou digital influencer, designer gráfico, blogueiro, viajante e criador e editor deste blog, além de fotógrafo nas horas vagas.  Apaixonado por viagens, fotografia e gastronomia, mantenho, além deste blog, um perfil de gastronomia na minha região (O Casal de Divi) junto com minha namorada.

POSTS EM DESTAQUE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

últimas postagens

fazemos parte