logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Tiradentes » As igrejas de Tiradentes-MG

As igrejas de Tiradentes-MG

Tiradentes possui um dos mais bem conservados centros históricos do Brasil, repleto de igrejas, museus, construções históricas e casarões. Com um roteiro de dois dias, é possível conhecer praticamente todo o centro histórico de Tiradentes, além de outros atrativos. Se você está em busca de informações sobre as igrejas de Tiradentes como história, endereço e valores para visita, você está no lugar certo. Caso busque um roteiro completo com museus e dicas de gastronomia, aqui tem um post com um roteiro completo.

As igrejas de Tiradentes

Tiradentes possui oito igrejas ao todo, o centro histórico é pequeno mas muito interessante. Das oito igrejas, eu conheço sete, apenas a Igreja de Santo Antônio do Canjica eu ainda não visitei. A maioria das igrejas de Tiradentes não permite que seu interior seja fotografado ou filmado, então, antes de sair fotografando, confirme se é permitido ou não.

Igreja Matriz de Santo Antônio

A Igreja Matriz de Santo Antônio é um dos mais belos templos de Minas Gerais e a segunda igreja mais rica em ouro do País, uma construção datada do século XVIII. O interior da igreja é surpreendente, com ricos detalhes em ouro e belíssimas pinturas. No lado de fora, há um relógio de sol que já se tornou símbolo da cidade.

A igreja é a mais fotogênicas das igrejas de Tiradentes, isso se deve, claro, à sua beleza, mas também pela sua localização. A ladeira que dá acesso à igreja costuma render belas fotos, com a igreja ao fundo. A sacada em frente à igreja também rende belas fotos, com a Serra de São José aos fundos.

📍 Rua Padre Toledo 2 – (32) 3355-1238
💵 Entrada: R$5
📆 Todos os dias, de 9h às 17h

Igreja Matriz de Santo Antônio - Igrejas de Tiradentes-MG

Capela Bom Jesus da Pobreza

Esta capela é uma construção d a segunda metade do século VXIII, inaugurada em 1750, uma das mais simples igrejas de Tiradentes. Sua fachada é do ano de 1810 e seu interior, que também é simples, possui uma imagem de Cristo Agonizante, uma das mais bonitas de Tiradentes. No adro, há um original relógio de sol.

📍 Rua Sílvio Vasconcelos 26
💵 Entrada: Gratuita
📆 Sexta à Quarta, de 12h30 às 17h30

Capela de Bom Jesus da Pobreza - Igrejas de Tiradentes-MG

Santuário da Santíssima Trindade

Construída em 1810, a Capela da Santíssima Trindade foi construída em substituição a primitiva capela de 1776. Em 1923, a capela transformou-se em centro de romaria. O altar-mor possui uma belíssima imagem do Pai Eterno. A igreja é a que fica mais distante do Largo das Forras.

📍 Praça Padre José Bernardino s/n – (32) 3355-1220
💵 Entrada: Gratuita
📆 Todos os dias, de 8h às 17h

Santuário da Santíssima Trindade

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

A mais antiga igreja da cidade foi erguida pela Irmandade dos Homens Pretos, em 1708. Era aqui que reunia a Irmandade, os escravizados e os que haviam conseguido a liberdade. Na capela-mor, há uma pintura retratando a Virgem entregando o Rosário a São Francisco de Assis e a São Domingos Gusmão.

📍 Rua Direita – (32) 3355-1212
💵 Entrada: R$3
📆 Quarta à Segunda, de 9h às 16h

Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Igrejas de Tiradentes-MG

Capela de São Francisco de Paula

Fica no alto de uma colina, próxima a rodoviária, possui uma belíssima vista para o Centro Histórico de Tiradentes, mas infelizmente só abre aos domingos na parte da manhã. Ela possui uma imagem de São Francisco de Paula e um painel, da década de 40, com  os habitantes da cidade em uma cerimônia religiosa.

📍 Rua Nicolau Panzera – Largo de São Francisco
💵 Entrada: Gratuita
📆 Domingo, de 9h às 11h30

Capela de São Francisco de Paula - Igrejas de Tiradentes-MG

 Capela de Nossa Senhora das Mercês

Construída na segunda metade do século XVIII, a Capela de Nossa Senhora das Mercês tem em seu interior uma rica arquitetura em estilo rococó, além de várias pinturas e douramentos de rara beleza. Sua fachada possui apenas um sino. A capela abre apenas aos domingos, dia em que costumo ir à Bichinho, portanto nunca a encontrei aberta.

📍 Praça Dom Delfino R. Guedes – Largo das Mercês – (32) 3351-1549
💵 Entrada: Gratuito
📆 Domingo, de 8h às 17h

Igreja de Nossa Senhora das Mercês - Igrejas de Tiradentes-MG

Capela de São João Evangelista

Construída a partir do ano de 1760, a Capela de São João Evangelista é uma das mais simples igrejas de Tiradentes, possui fachada larga, sem torres, com o sino disposto em uma das janelas. Em seu interior, o arco cruzeiro e os altares laterais apresentam talha em estilo rococó. A igreja abriga as imagens de seu santo padroeiro, São Francisco de Assis e Nossa Senhora das Dores.

📍 Rua Padre Toledo 242
💵 Entrada: Gratuita
📆 Quarta à Segunda, de 8h às 17h

Capela de São João Evangelista

Igreja de Santo Antônio do Canjica

A Capela de Santo Antônio do Canjica é a menos conhecida das igrejas de Tiradentes. Construída nos anos 1700 pelo bandeirante João de Siqueira Afonso, fundador da cidade, restou apenas uma parede de sua construção inicial e sua reconstrução foi executada graças ao apoio da comunidade.

Seu interior abriga as imagens de Santo Antônio, São João de Deus e Nossa Senhora da Conceição e a capela recebe este nome devido ao fato de terem encontrado pepitas de ouro, do tamanho de um grão de milho de canjica.

📍 Rua João Andrade Gomes 11
💵 Entrada:
Gratuita
📆 Atualmente fechada para restauração

Passos

Os Passos são pequenas capelas onde estão representadas uma das cenas finais da vida de Cristo, no caminho do Calvário. Construídas a partir de ano de 1740, cada uma das capelas representa um “passo” diferente da Paixão de Cristo e elas estão espalhadas pelo centro histórico. Estas capelas abrem durante as procissões das Dores e dos Passos, no período da Quaresma.

Passas da Paixão de Cristo

Viagem realizada em junho de 2019

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

6 respostas

  1. Adorei seu blog!!! Ele é tão útil para viajar, mas também para fazer trabalho escolares. Utilizei para ajudar meu filho no trabalho dele, e foi bem proveitoso. Obrigada!!

    1. Nossa Adriana, fico muito feliz em lhe ajudar. Não imagino o quanto estou satisfeito com seu comentário.
      Muito obrigado!!!
      Dê um beijo em seu garotão aí!

  2. Fiz uma belíssima viagem recente à Ouro Preto e Tiradentes, simplesmente fiquei apaixonada, pelas duas cidades com suas igrejas maravilhosas, com muita riqueza cultural, e essas construções arquitetônicas lindíssimas, fiquei tão emocionada com esses passeios, que já comprei 4 livros, Tiradentes um olhar para dentro, Guia de Ouro Preto, Passeio a Ouro Preto e Marília de Dirceu, em Tiradentes me apaixonei especificamente pela “Matriz de Santo Antônio”, nunca vi tanta beleza, tirei inúmeras fotos, a localização ótima, com aquela serra à frente, e também o belo cemitério ao seu redor, excelentes restaurantes, feirinha, lojas de artesanatos, choperias, as vertentes muito rica tudo muito belo, sem contar com o acolhimento dos mineiros com muita humildade e de um coração puro, até choro de tanta saudades daí, sniff…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados