logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Serra da Moeda » Vôo livre de parapente na Serra da Moeda, Brumadinho-MG

Vôo livre de parapente na Serra da Moeda, Brumadinho-MG

Logo quando montei o roteiro do projeto “Nos Caminhos de Minas”, pensei em fazer diferentes atividades nas cidades visitadas como ecoturismo, roteiro cultural e esporte radical, assim surgiu a ideia de praticar voo livre parapente na Serra da Moeda, um lugar com uma vista fantástica e boa estrutura para a pratica do esporte.

A Serra da Moeda

Com 1.450 metros de altitude e várias rampas naturais com boa inclinação, a Serra da Moeda é procurada por turistas do Brasil e do mundo para a prática do vôo livre. A Serra abrange as cidades de Nova Lima, Brumadinho, Itabirito, Belo Vale e Ouro Preto, e o local de onde partem os praticantes de vôo livre é conhecido como Topo do Mundo.

Além do esporte, o local é ideal para quem procura paz e descanso, pois possui pousadas e restaurantes que ficam em um vale, entras as montanhas da Serra. Para se hospedar na Serra da Moeda, indicamos o Hostel da Serra, que fica próximo ao Restaurante Casa de Abrahão.

Vôo de Parapente na Serra da Moeda - Minas Gerais

Expectativa antes de saltar

Logo quando fechei a parceria com a Base da Nuvem – Escola de Parapente, já deu aquele friozinho na barriga só de pensar em saltar dos 1.450 metros de altitude da Serra e também pela ansiedade e expectativa de praticar este tipo de vôo pela primeira vez, sendo que já havia praticado vôo de parasail, bem diferente do vôo livre.

Para praticar o vôo duplo de parapente, não é necessário um curso para voar, pois o vôo é feito pelo instrutor, que mostra como funciona o vôo livre de parapente. Lembre-se de procurar sempre empresas certificadas e indicamos a Base da Nuvem, escola de parapente que conta com instrutores habilitados pela Associação Brasileira de Voo Livre com vários anos de experiência no esporte.

Vôo de Parapente na Serra da Moeda - Minas Gerais
Vôo de Parapente na Serra da Moeda - Minas Gerais

Chegou a hora de voar

Chegado o dia do vôo livre, seguimos (eu e Lucas) para o Topo do Mundo e a vista panorâmica de lá é incrível. O pôr do sol visto de lá, também é maravilhoso e rende belas fotos. Com uma visão de 360 graus, se você estiver em um dia de sorte e o tempo estiver seco, dá pra avistar Belo Horizonte, e algumas vezes até o Pico do Itacolomi, que fica na cidade de Ouro Preto à quase 90km da Serra.

De acordo com a direção do vento, é possível fazer o vôo pro lado da rodovia BR-040, chamado de “Moedinha”, ou pro lado em que fica o vale, conhecido como “Moedão”.

Moedão
Moedão
Vôo de Parapente na Serra da Moeda - Minas Gerais
Moedinha
Vôo de Parapente na Serra da Moeda - Minas Gerais
Pôr do Sol visto da Serra da Moeda

A realização do vôo depende sempre das condições meteorológicas do dia e a previsão para o dia em que agendamos estava ótima. O nosso vôo estava marcado para às 14h, porém já eram 16:30h e ainda não havíamos saído do chão e eu já estava achando que não ia rolar, pois a pressão do vento ainda não estava ideal para um vôo duplo.

Mas a natureza deu uma forcinha e os ventos colaboraram para que pudéssemos ter o prazer de praticar o vôo livre. O nosso instrutor foi o Guilherme Peixoto (Gui) que passou todas as instruções de antes, durante e o pouso do vôo. Enfim, saí do chão e pude desfrutar desse esporte, que já virei fã.

Vôo de Parapente na Serra da Moeda - Minas Gerais
Rampa de Voo Livre

Vale a pena praticar o Vôo Livre?

É praticamente impossível descrever como é um vôo livre, talvez uma mistura de sensações, liberdade em voar como um pássaro, ansiedade, adrenalina de estar a mais de 1450 metros de altitude, satisfação de mais um desejo realizado, enfim, pensei em tudo isso enquanto voava pela Serra da Moeda.

O que eu posso descrever para os leitores do blog é que é muito mais tranqüilo do que todos imaginam, pois não tem queda livre como pára-quedas, o momento de decolagem é tranquilo e o pouso mais tranquilo ainda.

André Morato
André Morato
Vôo de Parapente na Serra da Moeda - Minas Gerais
Vôo de Parapente na Serra da Moeda - Minas Gerais
Lucas Souza

Para registro das fotos e do vídeo durante o vôo, contratamos o Hebrom Tebas que além deste trabalho, também é o dono do Hostel da Serra. Gostamos muito do trabalho do Hebrom tanto das fotos quanto do Hostel e já é parceiro do Blog Meu Destino.

Vôo de Parapente na Serra da Moeda - Minas Gerais
Pegando as técnicas de filmagem com a fera, Hebrom Tebas

Assista abaixo o vídeo do voo:

Abrace a Serra da Moeda

O Blog Meu Destino apóia a ONG “Abrace a Serra da Moeda”, que reúne dezenas de comunidades que se opõem ao projeto de exploração mineral da Serrinha (Serena), na Serra da Moeda em Brumadinho. A ONG reivindica a implantação do Monumento Natural na Mãe D´água na Serra da Moeda como modo de proteger a montanha, mais de 30 nascentes e biodiversidade do local.

Viagem realizada em outubro de 2013

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados