logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Belo Horizonte » Circuito Cultural Praça da Liberdade, um ótimo passeio em BH

Circuito Cultural Praça da Liberdade, um ótimo passeio em BH

O Circuito Cultural Praça da Liberdade é um projeto desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais em parceria com empresas da iniciativa privada, que reúne doze museus e espaços culturais, sendo o maior conjunto integrado de cultura do Brasil.

Praça da Liberdade

Inaugurado em 2010, o Circuito Cultural Praça da Liberdade é o maior complexo cultural do país, e foi criado com o objetivo de explorar a diversidade cultural. O circuito está em uma área nobre de Belo Horizonte, com enorme valor simbólico, histórico e arquitetônico. Como a sede do governo de Minas Gerais se transferiu para a Cidade Administrativa (outra belíssima obra de Oscar Niemeyer), os antigos prédios e casarões passaram a abrigar museus e espaços culturais.

Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG
Foto: Divulgação
Edifício Niemeyer - Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG
Edifício Niemeyer

Localizada no coração de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade (que abriga o circuito) fica no final da Avenida Bias Fortes. Chegando pela Avenida Amazonas sentido Centro, vá até a Praça Raul Soares e pegue a segunda saída, a AV. Bias Fortes e siga até o final da rua, chegando à Praça da Liberdade. Quase todas as atrações estão ao redor da Praça da Liberdade e as que ficam um pouco mais longe, não passam de 3 quadras. Basta encontrar um lugar para estacionar e dá pra percorrer todo o circuito a pé.

A Praça da Liberdade é um lindíssimo lugar, cartão postal da cidade de Belo Horizonte, com várias palmeiras espalhadas por toda a sua extensão, deixando o lugar muito agradável. Além disso, jardins, coretos, repuxos, estátuas em mármore e os prédios antigos dão um toque especial à Praça.

Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG
Praça da Liberdade
Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG
Flores
Canteiro de Flores
Lagos

Por estar em uma localização central, a praça é ponto de passagem de muitos trabalhadores da cidade, e os bancos viram bons locais para descanso no horário de almoço. É comum encontrar famílias ou grupos de amigos fazendo piquenique na Praça.

Piquenique
Piquenique

O Circuito

O Circuito Cultural Praça da Liberdade é fácil de ser percorrido, podendo ser feito a pé mesmo. Tudo fica bem perto, ao redor da praça. Saiba quais são os museus e espaços que integram o circuito:

Memorial Minas Gerais Vale: Enfoca a história geral de Minas Gerais, reunindo a riqueza cultural desde o século XVIII até o cenário contemporâneo. Reúne histórias, moda, literatura e o patrimônio do estado. Funciona terça, quarta, sexta e sábado das 10h às 17h30, quinta das 10h às 21h e domingo das 10h às 15h30. Entrada gratuita.

Memorial Minas Gerais Vale - Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG
Memorial Minas Gerais Vale
Memorial Minas Gerais Vale - Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG
Memorial Minas Gerais Vale
Memorial Minas Gerais Vale - Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG
Memorial Minas Gerais Vale

Museu das Minas e do Metal: Retrata o legado do processo de desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado, colocando a mineração e a metalurgia em perspectiva histórica. Funciona de terça à domingo, das 12h às 18h e quinta das 12h às 22h. A entrada custa R$6,00, exceto às quintas e no último domingo do mês, quando a entrada é gratuita.

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal - Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG
MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Arquivo Público Mineiro: É a instituição mais antiga de Minas Gerais (118 anos) e possui milhares de documentos de origem pública e privada como manuscritos, impressos, mapas, fotografias e filmes dos períodos colonial, imperial e republicano. Funciona de segunda à sexta feira, das 9h às 17h.

Palácio da Liberdade: Um dos principais cartões postais da cidade, o palácio foi construído em estilo eclético com influência neoclássica. Foi inaugurado em 1897 e serviu de moradia a vários governadores. Foi restaurado em 2006 onde recebeu nova pintura e um belo pátio interno. Funciona todos os domingos, das 9h às 13h.

Palácio da Liberdade - Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG
Palácio da Liberdade

Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa: Outra obra de Niemeyer, esta biblioteca abriga cerca de 260 mil títulos. Recebe cerca de 1500 pessoas por dia e reúne obras de escritores brasileiros, obras de autores mineiros de várias épocas e obras raras de coleções especiais. Funciona de segunda à sexta feira, das 8h às 18h.

Centro de Arte Popular Cemig: Privilegia a riqueza e a diversidade das manifestações culturais populares. O trabalho dos artistas traduzem no barro, madeira e outros materias, o universo em que vivem. Funciona terça, quarta e sexta feira, das 10h às 19h, quinta das 12h às 21h, sábado e domingo de 12h às 19h. Entrada Gratuita.

Espaço UFMG do Conhecimento: Um dos destaques do circuito, que abriga um observatório astronômico, um conjunto de exposições temáticas interativas e até um planetário de último geração, o único no estado de Minas Gerais. São abordados vários assuntos como o a vida na Terra, o meio ambiente e o universo, com cenários interativos e muita tecnologia. Funciona de terça à domingo, das 10h às 17h, quinta das 10h às 21h. Entrada Gratuita, exceto planetário que custa R$6,00.

Espaço TIM UFMG do Conhecimento - Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG
Espaço TIM UFMG do Conhecimento

Além desta atrações citadas acima, ainda há o Inhotim Escola, o Museu Mineiro, a Casa Fiat de Cultura, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro de Referência da Economia Criativa Sebrae e o Museu do Automóvel. Ao visitar Belo Horizonte, não deixe de visitar o Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Centro Cultural Banco do Brasil - Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG
Centro Cultural Banco do Brasil
CENA - Centro de Ensaio Aberto - Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG
CENA – Centro de Ensaio Aberto
André Morato em BH

Circuito Cultural Praça da Liberdade
Praça da Liberdade s/nº, Belo Horizonte/MG
(31) 3272-9584
Site Oficial

Viagem realizada em junho de 2015

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

6 respostas

  1. Ai que lindo, André!! Fiz muito esse circuíto. Quando morava em Sete Lagoas íamos muito para BH nos finais de semana. Nossos pontos preferidos eram o Mercado, claro! E depois um rolezinho pela Praça da Liberdade. Pra almoçar, íamos muito no Redentor,restaurante muito bom! Adorei o post. Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados