O conjunto arquitetônico da Pampulha recentemente recebeu o prêmio de Patrimônio Cultural da Humanidade e uma maneira diferente de conhecer os atrativos vem caindo no gosto dos turistas que visitam Belo Horizonte. A Pampulha Retrô Tour realiza o passeio pelas principais atrações da Pampulha de jardineira, incluindo personagens trajando roupas de época, um verdadeiro mergulho no tempo.
Nas décadas de 40 e 50, a jardineira era o principal meio de transporte coletivo que conectava os bairros de Belo Horizonte. A jardineira Chevrolet de 1957 foi totalmente reformada e chega a parar o trânsito, chamando a atenção de turistas e moradores. O projeto é uma iniciativa da Belotur, em parceria com a associação dos Amigos do Museu de Arte da Pampulha e o museu de objetos e veículos antigos.
Como conhecer a Pampulha de jardineira?
Adquira o seu bilhete em um guichê ao lado da Igreja São Francisco de Assis, na Pampulha. O valor é R$20,00 e o passeio passa por vários pontos como Casa JK, Museu Brasileiro do Futebol (Mineirão), Iate, Casa de Baile, Museu de Arte da Pampulha incluindo a Igreja São Francisco de Assis. A jardineira faz paradas no Mineirão, Casa JK, Museu de Arte da Pampulha, Iate Clube e Casa do Baile.
Nos dias de jogos no Mineirão, O Pampulha retrô tour não faz parada no Museu Brasileiro do Futebol até 4 horas antes do jogo.
O objetivo do projeto é unir o passeio pela Pampulha à história do local. O tour conta com guia, que durante o passeio explica a história e curiosidades do local mais famoso de Belo Horizonte.
O passeio é realizado aos sábados, domingos e feriados com saídas às 9h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h e 17h, sendo que as saídas das 9h e 14h ainda passam pelo Parque Ecológico da Pampulha e Zoológico.
📑 O que fazer em Belo Horizonte? Confira nossas dicas!
Durante a minha participação no #EncontroRBBV2016, pude conhecer e admirar a jardineira e os personagens que acompanham os turistas. O passeio é uma ótima maneira de conhecer esta região e saber mais sobre a história da Pampulha.
Mas corra, o passeio está programado para acontecer até 18 de dezembro de 2016. Vamos torcer para que o projeto continue durante o próximo ano e mais turistas possam desfrutar deste passeio.
Confira nosso post sobre a Pampulha e veja os principais pontos turísticos do principal cartão postal de Belo Horizonte.