logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Belo Horizonte » Encontro RBBV 2016 reúne mais de 150 blogueiros de turismo em BH

Encontro RBBV 2016 reúne mais de 150 blogueiros de turismo em BH

A Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) completou 5 anos no último dia 27 de novembro de 2016 e para comemorar, realizou o maior encontro de blogueiros do Brasil, o Encontro RBBV 2016. A cidade escolhida foi Belo Horizonte, que ofereceu grande apoio para que este evento acontecesse.

O encontro recebeu cerca de 150 blogueiros de mais de 100 blogs do mundo inteiro e contou com o apoio de parceiros, além dos voluntários da RBBV, que foram impecáveis na organização deste encontro.

A RBBV tem como objetivo principal a profissionalização dos blogs de turismo e este evento foi uma grande experiência para os blogueiros, com palestras, workshops e relatos de blogueiros já consolidados. Eu particularmente saí do evento cheio de ideias e detalhes a serem corrigidos aqui no Blog Meu Destino, aprendi muito!

Além de toda a bagagem adquirida, os blogueiros puderam conhecer um pouco mais da capital mineira e comer o famoso pão de queijo recheado.

Pampulha
Belo Horizonte foi a cidade escolhida para receber o Encontro RBBV 2016

Hospedagem: Ibis Styles Pampulha

Para participar do evento, me hospedei no Ibis Styles Pampulha pois além de estar com um ótimo preço, possui a qualidade dos hotéis da Rede Íbis. Localizado próximo ao estádio do Mineirão e o Aeroporto da Pampulha, o hotel possui uma recepção super simpática e quartos com decoração descontraída, deixando o ambiente bem agradável.

Nobile Inn Pampulha (antigo Ibis Styles) - Belo Horizonte-MG

Programação do Encontro RBBV 2016

Oficialmente o Encontro RBBV 2016 teve início na sexta feira, mas teve blogueiro chegando na quinta para o Happy Hour no Max Savassi e até antes, para passear por algumas cidades históricas de Minas Gerais.

Mercado Central

A programação de sexta feira teve início no Mercado Central de Belo Horizonte, onde os blogueiros fizeram uma visita guiada e foram recepcionados com um lanche. Infelizmente não pude participar deste primeiro compromisso pois chegaria a BH por volta de 20h.

Restaurante Maria das Tranças

Ufa, finalmente chegamos ao encontro. Eu e Kaká fizemos check-in no Ibis e fomos pro Maria das Tranças se encontrar com o pessoal. O tradicional restaurante é famoso pelo frango ao molho pardo, considerado por muitos como o melhor do Brasil. Pude provar o prato e realmente é muito bom  😉 .

Posso dizer que a “cerimônia de abertura” do evento aconteceu no restaurante, onde a presidente da rede RBBV, Cláudia Saleh do blog Aprendiz de Viajante, apresentou detalhes da programação do evento e se apresentou aos blogueiros.

Maria das Tranças
Jantar no tradicional Restaurante Maria das Tranças
Blogueiros de Viagem
Outros blogueiros

O jantar foi patrocinado pela EasySim4U que ofereceu ainda um SIM Card para viagens internacionais à todos os blogueiros presentes. A empresa possui cobertura em mais de 140 países com diversas opções de planos de acordo com a necessidade do viajante.

Museu de Arte da Pampulha – MAP

O segundo dia do Encontro RBBV 2016 teve início no MAP, um local que sempre passo na porta mas nunca tive a oportunidade de entrar e conhecer melhor. O MAP faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, eleito Patrimônio Cultural da Humanidade. Com belos jardins, coqueirais e a Lagoa da Pampulha ao fundo, o MAP é lugar imperdível para os turistas que visitam BH.

Museu de Arte da Pampulha - Belo Horizonte-MG
Museu de Arte da Pampulha

No auditório do MAP, a programação se iniciou com o palestrante internacional Keith Jenkins, do Iambassador, contando sobre sua trajetória como blogueiro de viagem e sobre as “Tendências do Mercado de Turismo Mundial e Brasileiro”.

Em seguida, tivemos um painel sobre “Uso das mídias sociais para alavancar o blog”, com moderação de Luciana Misura do blog Colagem e participação de Lílian Brandão do Nerds Viajantes, Lily Pestana do Apaixonados por Viagens e a Cláudia Saleh.

Para falar sobre “Monetização e programas de afiliados”, tivemos a participação de Júlia Minhoto da Viajanet, Rafael Miranda do blog Para Viagem e Ana Catarina Portugal do Turista Profissional, com moderação de Thiago Khoury do blog Rodei.

Encontro RBBV 2016 - Belo Horizonte-MG

Almoço com Food Truck de Pão de Queijo

Sim, você leu certo, Food Truck de Pão de Queijo, isso você só encontra aqui em Minas Gerais. Havia também um Food Truck de coxinha, mas grande parte dos blogueiros preferiram o pão de queijo, que tem opções de recheios. O Gertrudes Gourmet foi um sucesso e os blogueiros de todo o Brasil comeram até!

Food Truck Gertrudes
Food Truck de Pão de Queijo e Coxinha

City Tour em Belo Horizonte

O City Tour teve início novamente no auditório do MAP, onde uma funcionária contou detalhes da história do prédio, construído para abrigar um cassino.

Antes de continuar com o City Tour, pudemos ver de perto a Jardineira Chevrolet dos anos 50 da Pampulha Retrô Tour, que estava estacionada em frente ao MAP. Esta jardineira realiza um passeio pelos principais pontos turísticos da Pampulha, com personagens em trajes históricos. O tour custa R$20 e acontece nos finais de semana.

Pampulha Retrô Tour - Belo Horizonte-MG
Jardineira Chevrolet dos anos 50 da Pampulha Retrô Tour

O próximo ponto de parada foi a Igreja São Francisco de Assis, o mais conhecido ponto turístico da capital mineira. Esta foi a minha última atividade do dia, já que eu tinha um compromisso aqui em Divinópolis e tive que deixar o grupo.

ERBBV - Encontro de Blogueiros de Viagem - Belo Horizonte-MG
Blogueiros reunidos em frente à Igreja São Francisco de Assis. Foto: Fábio Pastorello, blog Viagens Cine

Mas os blogueiros ainda passaram pelo Mirante do Mangabeiras e a Praça da Liberdade, locais que já conheço e tenho post aqui no blog. O que mais me doeu o coração foi não participar da confraternização na Choperia Albanos, affffff. Parece ter sido o atrativo mais legal do evento, masssss, fica pra uma próxima vez.  😥 .

Útimo dia de palestras no Quality Hotel Pampulha

O terceiro dia do encontro aconteceu no Centro de eventos do Quality Hotel Pampulha, onde foram realizadas palestras, painéis e workshops durante todo o dia, um grande aprendizado para os blogueiros.

Cláudia Saleh mediou um painel com o tema “De blogueiro a empreendedor de sucesso”, com participação de Luciana Misura do blog Colagem, Cris Marques do blog Dentro do Mochilão e Dri Lima do Xplora.

Fera em produção de conteúdo, Gustavo Ziller palestrou sobre “Projetos Criativos e Inspiradores para elevar seu blog ao cume”, uma das palestras que mais me motivaram e me inspiraram. Apresentado por Antônio Jr do blog Retrip, Ziller contou sobre sua trajetória e me motivou a acreditar ainda mais em meu potencial, que um dia eu chego ao cume. Será?

Outra atividade enriquecedora, o painel “Relacionamento da indústria de turismo com os blogueiros” contou com a participação de Alberto G. Martins da B4TComm, Garon Picelli da Loumar Turismo e Flavia Perin da InterAmerican Network.

Encontro RBBV 2016 - Belo Horizonte-MG

Rafael Sette Camara do blog 360 Meridianos deu dicas sobre Conteúdo e SEO, assuntos muito importantes para os blogs. Outro tema interessante foi “Turismo Sustentável”, com Cris Marques, Luiza Antunes do 360 Meridianos e Claudia Saleh.

Por fim, o Encontro RBBV 2016 apresentou um Workshop de Fotografia e Vídeo, com Helder Ribeiro do Nerd Viajantes, Maurício Oliveira do Trilhas e Aventuras e Fábio Pastorello do Viagens Cine.

Considerações Finais

Me sinto orgulhoso de poder participar do Encontro RBBV 2016, o maior encontro de blogueiros do Brasil. Saio com ânimos renovados pois muita coisa que aprendi, quero colocar em prática o mais breve possível. Muitos outros blogueiros também colocarão em prática todo o aprendizado, qualificando seus blogs e fortalecendo ainda mais a rede RBBV.

Conhecer vários outros blogueiros de viagem e conviver com eles foi uma experiência incrível e inesquecível. Foi bão demais da conta ter todos aqui no meu estado querido e espero que voltem logo. Contem comigo para auxiliá-los em futuras viagens à Minas Gerais, afinal, “…quem te conhece não esquece jamais, oh Minas Gerais…

Carômetro RBBV
O “carômetro” registrado pela competente fotógrafa Alessandra Frattus

Todo o sucesso do evento se deu graças ao esforço de alguns blogueiros membros da rede, que voluntariamente trabalharam para o sucesso do encontro. Cláudia Saleh, Antônio Jr, Rafael Miranda, Sonia Letycia e Daniela Duarte foram as lideranças, sendo fundamentais e merecem os meus aplausos.

O meu muito obrigado também aos patrocinadores e apoiadores do evento: BeloTur, Setur, Viajanet, LATAM Airlines, EasySim4U, Zarpo, Orlando em Revista, Magic Press e Booking.

Claudia Saleh com André Morato - Encontro RBBV 2016 - Belo Horizonte-MG
André e Kalidia (Meu Destino) com Cláudia (Aprendiz de Viajante)

Acompanhe mais detalhes do evento através da hashtag #EncontroRBBV2016.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

17 respostas

  1. Adorei!
    Mais de uma semana se passou e eu continuo com saudade. Esse encontro foi lindo! 🙂

    Obs: Aqui é #TeamQuality #SóPraCausarADiscórdia
    ehehehe

  2. Oi, André! Sobre o gás que todos os blogueiros ganharam é bem verdade mesmo. Só hoje consegui parar e ler com calma todos os posts sobre o encontro. Estava tão focada em por as ideias em dia que fiquei meio out essas semanas pós evento.
    Parabéns pelo post, ficou ótimo!
    Bora trabalhar
    Adorei te conhecer, viu!
    Beijos da Zê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados