O Estádio Governador Magalhães Pinto, conhecido por todos como Mineirão, é o principal palco do futebol mineiro e um dos principais palcos do futebol nacional. Eu sou um grande frequentador do estádio e já assisti a vários jogos do meu time do coração, o Cruzeiro (querido, tão combatido, jamais vencido!), mas também já assisti à jogos da seleção brasileira, como a vitória em cima do Uruguai por 2 a 1 na Copa das Confederações 2013.
Frequentei o estádio antes e depois da reforma para a Copa do Mundo de 2014, e posso afirmar que ele está lindão e todo moderninho. Como sempre frequentei o Mineirão em dias de jogos, nunca tive a oportunidade de conhecer os bastidores do estádio, através de uma visita guiada. A oportunidade surgiu neste mês de junho e não tive dúvida, agendei logo a visita ao estádio e ao Museu Brasileiro do Futebol.
A visita guiada e o museu são dois atrativos distintos, sendo possível visitar somente o museu, somente o estádio ou os dois atrativos em um mesmo dia.
NAVEGUE PELO POST
ToggleMuseu Brasileiro do Futebol
O Museu Brasileiro do Futebol foi criado no ano de 2013, na reforma do estádio e o acervo conta com o núcleo original do antigo Memorial do Mineirão. Na visita, é possível conhecer a fundo a história do estádio e do futebol mineiro, através do acervo de imagens, troféus, bolas, bandeiras e camisas de times, exposições interativas, placas, etc.
Dá pra consultar a ficha de todos os jogos realizados no estádio, ver fotos da construção do estádio e da reforma para a copa, ver o hall da fama com os grandes ícones que jogaram no estádio e muito mais. O museu possui capacidade para receber até 50 pessoas por vez e as visitas ocorrem de hora em hora, nos seguintes dias:
Terça feira, de 9h às 20h;
Quarta à Sexta feira, 9h às 17h;
Sábados e Domingos, de 9h às 13h;
Em dias de jogos, os horários podem sofrer alterações, então é sempre bom consultar a disponibilidade da visita antes de ir pra lá.
Visita guiada pelo Mineirão
A visita guiada se inicia pelo saguão onde os jogadores desembarcam em dias de jogos. Por ali há uma sala com o Fuleco, mascote da Copa de 2014 e uma brazuca gigante, a bola oficial da copa. A guia até brincou que a bola era pequena, mas foi crescendo a cada gol da Alemanha. Impossível esquecer do fatídico 7 a 1 na semifinal da Copa de 2014, no Mineirão.
O Mineirão Tribuna é um dos melhores locais para assistir aos jogos do Mineirão. O espaço conta com uma grande área, exclusiva para aquele setor, onde são vendidas bebidas e lanches e acontecem shows antes dos jogos, quase que uma mini balada. Dá pra assistir o jogo por ali, nos monitores, ou seguir para as cadeiras, e ver o jogo ao vivo, com muito mais emoção. A vista destas cadeiras para o campo é privilegiada.
Ao descer, uma rápida passada pela esplanada do Mineirão, onde é possível apreciar a vista para a Pampulha e ver bem de pertinho a estrutura do anel que envolve o estádio, com direito a conferir inscrições dos engenheiros da construção do estádio, preservadas desde 1965.
O próximo passo é chegar ali do ladinho do gramado, na área técnica, onde está o banco dos reservas. Dá pra sentir a emoção de subir as escadas do vestiário para o campo de jogo, pisando em um dos grandes palcos do futebol brasileiro.
Descendo pelas escadas, chega-se à zona mista, onde se instalam os repórteres de campo. Nas paredes, frases famosas de narradores já consagrados. Dá pra conhecer ainda a sala de coletiva de imprensa, o vestiário e até a sala de aquecimento, com grama sintética, dá pra bater uma bolinha lá.
Após terminar a visita, dá pra passear pela Esplanada do estádio, onde há algumas opções de lazer e uma praça de alimentação. Aproveite para curtir a vista para a Lagoa da Pampulha.
As visitas guiadas ao Mineirão ocorrem de hora em hora e o horário de funcionamento é o mesmo do Museu Brasileiro do Futebol.
Curiosidades sobre o Mineirão
A construção do estádio teve início em 1960, e foi concluída 5 anos depois. Na inauguração, vitória da Seleção Mineira sobre o River Plate, por 1×0.
Ao longo dos anos, o Mineirão foi palco de final de Libertadores com Atlético em 2013 e Cruzeiro em 1976, 1997 e 2009 e Mundial de Clubes com Cruzeiro e Bayern em 1976, além de receber grandes jogos como a vitória de 6 a 2 do Cruzeiro sobre o Santos de Pelé.
📑 O que fazer em Belo Horizonte? Confira nossas dicas!
O Mineirão também é palco de grandes shows. Em 1983 a Banda Kiss fez um show no estádio. A banda mineira Skank gravou um clipe no estádio, diante de 40 mil torcedores. O Mineirão já recebeu grandes festivais da música, sendo o Axé Brasil o mais famoso deles.
O recorde de público no estádio foi registrado na final do Campeonato Mineiro de 1997, onde o Cruzeiro venceu o Vila Nova por 1×0. O Mineirão recebeu nada menos que 132.834 pessoas, recorde impossível de ser batido, pois naquela época o estádio não possuía cadeiras. Hoje o público total não passa dos 60 mil espectadores.
No seu primeiro ano de vida (1965), o estádio se chamava Estádio Minas Gerais, talvez daí tenha surgido o apelido “Mineirão”. No ano seguinte, uma lei alterou o nome do estádio para “Estádio Governador Magalhães Pinto”.
Quanto custa?
A visita ao Museu Brasileiro do Futebol e ao Mineirão custa R$20,00 (os dois atrativos), com meia entrada a R$10,00. Os pagamentos são aceitos apenas em dinheiro e a compra pode ser realizada no ato da visita, na bilheteria do Museu.
Vale a pena visitar o Mineirão?
A visita ao Mineirão valeu muito a pena pois é possível conhecer os bastidores do estádio, vestiários, setores especiais e chegar bem pertinho do gramado. A visita dura cerca de 50 minutos e o guia explica tudo. Mesmo que você seja frequentador assíduo do Mineirão em dias de jogos, recomendo que reserve um dia para conhecer o Mineirão “por outro ângulo”, já que é possível conhecer setores que não se tem acesso em dias de jogos.
Mineirão – Visita Guiada e Museu Brasileiro do Futebol
Av. Coronel Oscar Paschoal, 932
São José – Belo Horizonte/MG
www.estadiomineirao.com.br
Viagem realizada em junho de 2017
- mais conteúdo de belo horizonte -
A visita do Blog Meu Destino ao Mineirão ocorreu graças à um convite da assessoria de imprensa do estádio, porém todas as opiniões acima são pessoais e expressam a real experiência deste blogueiro. Fiz a parceria, mas a minha opinião é livre quanto aos serviços prestados. Agradeço ao Rivelle, assessor de imprensa do Mineirão pela parceria.