logo Blog Meu Destino
Início » Planejamento de Viagem » Seguro Viagem: nunca viaje sem ele!

Seguro Viagem: nunca viaje sem ele!

Chegou a hora de falar sobre Seguro Viagem, esse “detalhe” que é tão importante durante as viagens mas nem todos sabem disso, acredite, ele pode te salvar de um grande problema. Pra qualquer viagem que seja, é recomendável contratar um seguro viagem, se for para fora do seu país então, é praticamente obrigatório. Muita gente ainda tem dúvidas em relação à contratação ou não do seguro e eu espero esclarecer algumas dúvidas em relação à isso.

Alguns países exigem que você faça um seguro viagem para poder entrar, outros não, o fato é que é o seguro viagem é uma segurança a mais que você terá, caso ocorra algum imprevisto, é algo que agente nunca quer usar, mas que sempre devemos ter. E o seguro viagem não cobre apenas gastos relacionados à saúde, tem muitas outras coberturas.

Em quais locais o seguro viagem é obrigatório?

Pra quem vai viajar para a Europa, o seguro viagem é obrigatório em quase todos os países que assinaram o Acordo de Schengen, que obriga os turistas a contratarem um seguro com cobertura mínima de €30.000. Países como Irlanda, Reino Unido, Romênia, Croácia e Bulgária não participam do acordo, ainda assim exigem o seguro viagem, com valor diferente.

Para quem vai viajar para os Estados Unidos, não é obrigatório fazer o seguro viagem, porém é altamente recomendável, já que o país não oferece sistema de saúde pública. Se for necessário durante a viagem, saiba que os gastos com saúde serão altíssimos, então, mesmo não sendo obrigatório, faça um seguro viagem.

Na América do Sul, países como Equador e Venezuela exigem a contratação do seguro, os demais não exigem, mas também é altamente recomendável. Para viagens pelo Brasil, há alguns planos de saúde que oferecem cobertura nacional, mas a grande maioria não oferece, portanto, em qualquer viagem dentro do território nacional é possível contratar um seguro. Ainda mais que o seguro pode cobrir, além das despesas médicas, extravios de bagagens e documentos, é importante consultar todas as coberturas inclusas antes de fechar.

Uma dica importante é fazer uma pesquisa no Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores, onde é possível encontrar diversas informações sobre o seu país de destino, como as obrigatoriedades, moeda e outras informações necessárias. Lá você conseguirá consultar quais países exigem o seguro viagem e qual a cobertura imposta por cada um.

Seguro Viagem

Quais são as coberturas?

Além de assistência médica e odontológica, existem diversas outras coberturas que podem ser incluídas em seu seguro, como extravio, furto, roubo ou destruição total das bagagens, voos cancelados, perda ou roubo de documentos, assistência jurídica, assistência farmacêutica, seguro de invalidez permanente ou parcial por acidente, seguro para traslado do corpo, seguro para funeral e até acompanhamento de menores e idosos, além de outras assistências extras. Mas tudo isso deve ser verificado no momento da compra do seguro, consulte todas as coberturas oferecidas e veja se está de acordo com o que você deseja.

Em casos de assistência médica, em qualquer imprevisto que ocorra, o viajante poderá acionar o seguro, que irá direcioná-lo a um atendimento ou até enviar um médico ao local onde ele está. Há também a possibilidade de buscar auxílio em uma clínica que desejar, realizar o pagamento e, posteriormente, solicitar o reembolso com comprovação. Com a contratação de um seguro viagem, você receberá suporte em português 24 horas por dia, o que pode ser providencial já que poderá estar fora do seu país, falando outro idioma.

Como contratar um seguro viagem?

Eu sempre indico a Real Seguro Viagem, parceira aqui do blog, sou cliente da Real e já utilizei os serviços da empresa durante minhas viagens internacionais. Acessando o site da Real, você faz cotação com as melhores companhias de seguros, podendo optar por aquelas que possuem os melhores preços e coberturas. O ideal é não comprar somente os preços, mas também as coberturas que cada uma oferece.

Dá pra fazer também uma cotação sem compromisso, acessando o site e informando o seu destino e a data da viagem, além de nome, telefone e e-mail. Depois você irá receber algumas propostas, daí cabe a você avaliar a que possui o melhor custo benefício. Para o pagamento, é possível dividir em até 12 vezes no cartão de crédito, ou pagar no boleto. Reservando pelos links aqui neste post, você garante 10% DE DESCONTO.

Seguro Viagem

Cuidado com o seguro viagem do cartão de crédito

Os seguros oferecidos pelos cartões de crédito (quando você os utiliza para a compra da passagem aérea) costumam ser bem diferentes dos seguros oferecidos pelas corretoras, geralmente eles tem prazo máximo de 30 dias e podem não oferecer a cobertura mínima exigida pelo país onde pretende viajar, o importante é ligar na central de cartões e confirmar todos estes detalhes, para não cair em uma furada.

Outro detalhe que é importante lembrar, é que os seguros oferecidos pelos cartões de crédito costumam reembolsar os seus gastos, enquanto os seguros oferecidos pelas corretoras cobrem todos os seus gastos, assim você não terá nenhuma despesa extra.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados