Vacinas: tudo o que você precisa saber antes da próxima viagem

Malas, roteiros e documentos pessoais são importantes mas as vacinas são essenciais

Aquela viagem dos sonhos está se aproximando e a ansiedade já toma conta, você arruma suas malas, confere documentos, planeja roteiro e faz tudo para que nada dê errado. Os itens citados são muito importantes mas é preciso mais que isso, é muito importante estar em dia com as vacinas.

Alguns países exigem o comprovante de vacinação, porém, mesmo onde ele não é exigido, é importante estar vacinado e evitar problemas maiores. Cada viajante tem diferentes riscos de contrair uma doença então o melhor a se fazer é prevenir.

Como adquirir o CVIP?

O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CVIP) é exigido em boa parte dos países conforme exigência prevista no Regulamento Sanitário Internacional. Mas como eu transformo o meu Cartão de Vacinação Nacional em Internacional? Nos Centros de Orientação de Viajantes da ANVISA espalhados pelo Brasil, sendo que alguns estão nos aeroportos.

No caso do aeroporto, procure o posto da ANVISA e terá este documento em minutos. Seja precavido e chegue com antecedência, vai que tem uma fila enorme e não dê tempo. Para emitir o documento, você deverá estar de posse do Cartão Nacional de Vacinação, além de um documento de identidade original com foto.

Em Belo Horizonte, há Centro de Orientação de Viajantes no Aeroporto Internacional Tancredo Neves e na Secretaria Municipal de Saúde.

Vacinas para viajantes

Doenças comuns e vacinas exigidas

As doenças mais comuns em viajantes são: malária (quase 40% dos casos), dengue, hepatite A, febre tifóide e demais gastrenterites. Uma atenção especial deve ser dada a diarreia principalmente se estiver em algum país ou região com saneamento básico inadequado.

A vacina comumente exigida é contra a Febre Amarela que, para garantir o efeito, deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da sua viagem, sob risco de ter a sua entrada barrada naquele país.

Mesmo não sendo exigidas, algumas vacinas são recomendadas para todos os destinos. Entre elas, as que previnem a hepatite A e B, a tríplice viral e difteria-tétano. Mesmo que jpa tenha tomado essas vacinas, vale a pena conferir a informação pois pode ser necessário repetir alguma dose.

Vale lembrar que estar em dia com as vacinas pode ser necessário até em países que você irá fazer apenas conexão, o documento poderá ser exigido também neste caso, então, melhor evitar problemas.

Tomei vacina mas nem fui cobrado

É o que acontece na maioria dos casos. Muitas vezes o Certificado Internacional de Vacinação nem é solicitado mas estar em dia é bom para a sua saúde e evita problemas.

O site da ANVISA tem várias outras informações sobre vacinas e precauções para os viajantes. É possível ver também o que cada país exige, segundo a Organização Mundial de Saúde. Tem até um Guia de Saúde do Viajante que dá algumas dicas que problemas que venham a acontecer durante a viagem.

Então não se esqueça, antes de viajar, procure um médico ou vá a algum posto de saúde para saber se as vacinas estão em dia e viaje tranquilo.

 ➡ AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

💡 Reservando através dos nossos links, nós ganhamos uma comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar no ar, dando dicas de viagem.
🏨 Reserve a HOSPEDAGEM da sua próxima viagem com o Booking.
🚗 Alugue um CARRO com a RentCars em qualquer lugar do mundo e pague em até 12x sem juros no cartão de crédito e sem IOF. Desconto de 5% no boleto.
✈️ Pesquise PASSAGENS AÉREAS com a Passagens Promo, com pagamento em até 6x sem juros. 
🛄 Antes de embarcar, não esqueça de fazer o seu SEGURO VIAGEM, ele é obrigatório em alguns países da Europa e altamente recomendo em qualquer viagem que você faça. Faça uma cotação com a Real Seguro Viagem e aproveite. 
💳 Quer evitar filas para COMPRAR INGRESSOS? Compre online com a Get Your GuideTour On
✈️ Teve algum IMPREVISTO COM COMPANHIAS AÉREAS? (voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking ou extravio de bagagem) Faça uma consulta gratuita com a Resolvvi e veja se tem direito a indenizações. Você só pagará pelo serviço se ganhar a indenização.

+ Conteúdo sobre Planejamento de Viagem:

✈️ Voos
- Vai viajar de avião pela 1ª vez? Confira nossas dicas
- Regras de Bagagem
- Como é voar com Avianca
- Como é voar pela GOL
- Como é voar pela Azul
🚗 Terrestre
- Alugando um carro pela Localiza Hertz
- Testamos o Cabify
- Calculando os gastos com táxi
📝 Dicas Gerais
- Dicas de câmbio
- Como escolher seu hotel
- 10 dicas para tirar boas fotos em viagens
- Montando o meu próprio roteiro 
- Check List para Homens
- Check List para Mulheres
- Como arrumar as malas de viagem
- Dicas infalíveis para quem viaja com regularidade
📑 Documentação de Viagem
- Check List Documentos de Viagem
- Vacinas
- Como tirar passaporte
- Roubaram meu passaporte no exterior. E agora?

 

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.