Como arrumar as malas de viagem

Muitas dúvidas poderão surgir na hora de arrumar as suas malas de viagem e a organização é fundamental para que tudo corra bem durante a viagem

Uma das coisas mais importantes durante o planejamento de uma viagem é saber como arrumar as malas de viagem. Sempre surgem dúvidas do que é necessário levar, do que pode levar, dos tipos de roupa que se deve levar de acordo com o destino escolhido, etc.

Quem já está acostumado a viajar de avião sabe muito bem de algumas restrições da Infraero quando ao conteúdo das bagagens. Mas se você não viaja com tanta frequência e tem dúvidas, vou ajudar você com dicas importantes para que você não tenha problemas no aeroporto.

Arrumando as malas de viagem

Confesso que já fui muito elogiado quanto à organização das minhas malas de viagem e após tantas viagens, já tenho uma certa prática para tal. Aqui no blog há dois artigos que ajudam você a lembrar de todos os itens essenciais, o Check List de Viagem para os Homens e o Check List de Viagem para as Mulheres.

Meu primeiro passo é seguir o check list e colocar todos os itens em cima da minha cama, como roupas, perfumes, acessórios, documentos, roteiros e calçados. Vou “ticando” o check list pra ver se está tudo certo.

Depois é hora de dobrar as roupas para que ocupem pouco espaço, colocando todas empilhadas. Faço o mesmo com as bermudas e calças. Para dobrar as camisas sociais, confira o tutorial abaixo:

Dobrando as camisas para malas de viagem
Arte: Dudes Modernos

Eu coloco as camisas “na parte de baixo” da mala e as calças logo acima pois as calças ajudam a manter as camisas na posição, não amarrotando. A dica também serve para as mulheres, coloque as roupas que amarrotam primeiro e as calças por cima. As mulheres podem combinar as roupas para não levar mais que o necessário.

Depois eu vou ocupar todos os espaços vazios com meias, roupas íntimas e outros itens da mala. Uma dica valiosa é ocupar tudo que tiver “ar”, um exemplo, calçados. Se você vai levar um calçado dentro da mala, pode colocar meias e outras coisas pequenas dentro do sapato, ocupando o “ar” que tem nele. Coloque sapatos e chinelos em sacos plásticos para não sujar as roupas.

Conheço pessoas que usam mais de uma roupa no dia da viagem para aliviar um pouco a mala, nunca foi o meu caso mas não deixa de ser uma alternativa.

Se você vai pra um destino de verão, não precisará levar casacos e se for pra um destino de inverno, não precisará levar sungas ou biquínis certo? Errado. Por mais que seja um destino de verão, leve um casaco, no caso de destino de inverno, leve uma sunga ou um short, surpresas poderão acontecer durante a viagem.

arrumandas-as-malas-de-viagem-1

Destinos de verão poderão conter atrações frias ou locais com ar condicionado forte e destinos de inverno poderão ter piscinas aquecidas em hotéis. Tudo pode acontecer então o melhor a se fazer é prevenir.

Nunca leve shampoos e alguns produtos de higiene pessoal nas embalagens grandes, eles ocupam muito espaço sendo que é necessário levar uma pequena quantidade.

Aquelas lembrancinhas compradas na viagem que são frágeis, geralmente são embaladas em plástico bolha ou jornal. Embale-os nas suas roupas e ocupará menos espaço. As vezes, a embalagem também ocupa espaço, se a compra for pra você, jogue a embalagem fora. Se for presente, poderá encher a embalagem com itens da mala, ganhando espaço.

Sempre coloque primeiro as coisas grandes na mala pois as pequenas poderão ir ocupando os espaços vazios.

Além da mala grande, eu sempre viajo com uma mochila, onde levo os eletrônicos e produtos de higiene pessoal. No destino, a mochila serve para levar coisas importantes quando é o caso de passar o dia inteiro longe do hotel.

O que posso levar na mala?

Existem várias regras para as malas de viagem de acordo com o destino e a companhia aérea. Neste post aqui (próximo post) você pode conferir o que pode e o que não pode ser levado na mala.

E não se preocupe se ao terminar toda arrumação a sua mala parecer vazia, no final ela sempre volta cheia.

Boa viagem!

 ➡ AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

💡 Reservando através dos nossos links, nós ganhamos uma comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar no ar, dando dicas de viagem.
🏨 Reserve a HOSPEDAGEM da sua próxima viagem com o Booking.
🚗 Alugue um CARRO com a RentCars em qualquer lugar do mundo e pague em até 12x sem juros no cartão de crédito e sem IOF. Desconto de 5% no boleto.
✈️ Pesquise PASSAGENS AÉREAS com a Passagens Promo, com pagamento em até 6x sem juros. 
🛄 Antes de embarcar, não esqueça de fazer o seu SEGURO VIAGEM, ele é obrigatório em alguns países da Europa e altamente recomendo em qualquer viagem que você faça. Faça uma cotação com a Real Seguro Viagem e aproveite. 
💳 Quer evitar filas para COMPRAR INGRESSOS? Compre online com a Get Your GuideTour On
✈️ Teve algum IMPREVISTO COM COMPANHIAS AÉREAS? (voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking ou extravio de bagagem) Faça uma consulta gratuita com a Resolvvi e veja se tem direito a indenizações. Você só pagará pelo serviço se ganhar a indenização.

+ Conteúdo sobre Planejamento de Viagem:

✈️ Voos
- Vai viajar de avião pela 1ª vez? Confira nossas dicas
- Regras de Bagagem
- Como é voar com Avianca
- Como é voar pela GOL
- Como é voar pela Azul
🚗 Terrestre
- Alugando um carro pela Localiza Hertz
- Testamos o Cabify
- Calculando os gastos com táxi
📝 Dicas Gerais
- Dicas de câmbio
- Como escolher seu hotel
- 10 dicas para tirar boas fotos em viagens
- Montando o meu próprio roteiro 
- Check List para Homens
- Check List para Mulheres
- Como arrumar as malas de viagem
- Dicas infalíveis para quem viaja com regularidade
📑 Documentação de Viagem
- Check List Documentos de Viagem
- Vacinas
- Como tirar passaporte
- Roubaram meu passaporte no exterior. E agora?

 

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.