logo Blog Meu Destino
Início » Planejamento de Viagem » Post Especial: Aprenda a montar seu próprio roteiro!

Post Especial: Aprenda a montar seu próprio roteiro!

A maneira mais cômoda de viajar sem precisar ficar pesquisando roteiros na internet é através das agências de viagens. A agência te fornece o vôo, o hotel, os passeios e traslados e basta você pagar para a agência que ela se encarrega destas questões, sem precisar se preocupar em montar seu próprio roteiro.

Porém, viajar sem auxílio de um agente tem se tornado muito comum entre os turistas do mundo inteiro, tanto por conseguir preços mais baratos, quanto pela liberdade de fazer o que quiser.

Mas para que você não caia em uma “furada” e não transforme seus valiosos dias de férias em muita dor de cabeça, o Blog Meu Destino vai ajudar você a planejar a sua própria viagem e a montar seu próprio roteiro, com algumas dicas importantes sem precisar do auxílio de um profissional.

1º Passo: Comprar a Passagem Aérea ou Terrestre

A melhor maneira de conseguir um bom preço na sua passagem aérea é comprar com antecedência. O ideal é pelo menos 3 meses antes da data programada, mas quanto antes melhor. Para ficar por dentro das promoções das companhias aéreas existem sites que avisam os leitores quando há promoções de passagens. Pode também se cadastrar no site da sua companhia aérea e participar dos programas de milhas.

Montar seu próprio roteiro

Se você vai viajar pela Europa e comprou algum vôo doméstico por lá, confira se o horário do vôo continua o mesmo ou se houve alguma alteração (é comum acontecer alterações nos vôos por lá). Para viagens de ônibus, antes de comprar a passagem certifique-se que o ônibus é confortável.

2º Passo: Hospedagem

Com a passagem comprada, pesquise hotéis com as datas de sua estadia. Acesse o site do hotel e confira o que o hotel tem a oferecer, se é o suficiente para que você se hospede nele. Nem todos fazem questão de um hotel confortável mas uma boa noite de sono é essencial para você curtir a sua viagem.

Reserve o hotel o quanto antes (principalmente na alta temporada) pois, quanto mais próximo da data, mais cara fica a hospedagem. Pesquise opiniões de outros turistas que se hospedaram no hotel escolhido para chegar a uma conclusão.

Gambrinus Hotel - Aprenda a montar seu próprio roteiro
Gambrinus Hotel – Poços de Caldas-MG

Lembre-se: é essencial imprimir os comprovantes de reserva dos hotéis como garantia, pois pode acontecer de chegar no hotel e o sistema não encontrar a reserva. (Já aconteceu comigo)

3º Passo: Montar seu próprio Roteiro

Verifique se ocorrerá algum evento na cidade (ou país) durante a sua viagem. Monte seu roteiro de acordo com o seu gosto. Faça pesquisas pela internet ou encontre algumas dicas de alguns destinos aqui mesmo no Blog Meu Destino. Caso não encontre aqui no Blog, sugerimos que você acesse o site da RBBV que funciona como um diretório, com destinos do Brasil e do mundo separados por categorias.

Procure saber o horário de abertura e fechamento das atrações escolhidas, além de preço e endereço para otimizar seu tempo durante o passeio. Outro fator que pode ajudar a definir o roteiro é pesquisar avaliações de outros turistas em determinadas atrações, em sites como o TripAdvisor.

Croa do Goré - Aracaju-SE

4º Passo: Transporte

Procure saber as maneiras mais rápidas e econômicas de se deslocar em seu destino. Pesquise preços de táxi, ônibus, metrô e veja se compensa usá-los. Caso os locais escolhidos no roteiro sejam muito distantes, pesquise valores para alugar um veículo, que em muitas vezes fica mais barato.

Receptivo Brocker Turismo - Aprenda a montar seu próprio roteiro

Se a sua viagem for às capitais brasileiras, dá pra calcular uma estimativa de gastos com táxi, caso vá utilizar o serviço. Se já existir UBER na cidade, com certeza ficará mais em conta que o táxi.

Outras dicas

Consulte nosso Check List e confira se está esquecendo algo. Mesmo em tempos modernos, em que mapa e GPS são utilizados pelo celular, ter uma mapa no bolso é indispensável (vai que você fique sem bateria ou sem internet). Procure saber opções de lugares para você almoçar e jantar, a gastronomia local pode não lhe agradar. Basta seguir todas essas dicas com muita atenção e você conseguirá viajar sem a ajuda de um profissional.

Camarão de Cueca - Restaurante Caçarola - Aracaju-SE

Se você tiver alguma outra dúvida, entre em contato comigo que terei um enorme prazer em ajudá-lo. E se você já viajou por contra própria, montando seu próprio roteiro e sem a ajuda de um agente, conte como foi a sua experiência para nós.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

2 respostas

  1. Muito legal seu site e suas dicas. Também estou montando meus roteiros agora. Só procuro agências para ficar mais em conta a hospedagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados