Aracaju é a capital do estado de Sergipe, uma cidade encantadora e totalmente preparada para o turismo. Não tão badalada como Fortaleza, Natal e Maceió, a capital sergipana não deixa nada a desejar em relação a estas capitais e ostenta o título de capital nacional da qualidade de vida.
A cidade possui uma infra estrutura fantástica, diversos passeios, riquezas culturais, hospitalidade e preços bem atrativos, sem comparado às outras capitais já citadas. Ao contrário do que muitos pensam, Aracaju não é um destino só de praia, a parte cultural é um dos destaques do roteiro.
E para mostrar para vocês, leitores, o que Aracaju tem a oferecer, preparei este post com todas as dicas para você começar a planejar hoje mesmo a sua viagem para lá.
NAVEGUE PELO POST
ToggleUm pouco sobre Aracaju
Aracaju possui belas praias e águas com tonalidade turva, graças a proximidade com a foz dos rios Sergipe e Vaza-Barris. Com cerca de 570 mil habitantes, a cidade ainda tem aquele ar de cidadezinha do interior, com um povo hospitaleiro que sente orgulho em mostrar as belezas de sua cidade à todos que passam por lá.
Como chegar
O Aeroporto de Aracaju (Santa Maria) recebe vôos diretos de grandes capitais brasileiras, Salvador, Recife, São Paulo, Maceió, Rio de Janeiro e Brasília. A capital mais próxima é Salvador, a 270km de distância, seguida por Maceió, a 280km.
Há também ônibus que partem de Salvador, trafegando pela Linha Verde que está em ótimo estado. Desde 2013, a distância de Aracaju e Salvador encurtou 270 quilômetros, graças à construção da Ponte Gilberto Amado.
Quando ir
No período entre setembro e março o tempo costuma estar mais firme, sendo a melhor época para visitar a cidade. Mesmo em períodos mais frios dá pra pegar uma praia, já que a água é quentinha.
Onde se hospedar em Aracaju
A grande maioria dos hotéis está na Orla de Atalaia. Este blogueiro se hospedou em vários hotéis e criou um post dando detalhes de todos eles. Criei review de todas as minhas hospedagens, confira:
🏨 Onde se hospedar em Aracaju? Confira 6 opções
Onde comer em Aracaju
O lugar mais bem servido de opções é a Passarela do Caranguejo, o point gastronômico da capital. O Rei da Sopa possui um delicioso creme de macaxeira, já o Algo Mais Beach tem o camarão crocante que faz o maior sucesso. O Bada Grill possui decoração típica nordestina com música ao vivo e tem como carro chefe a chapa mista com 4 frutos do mar, prato delicioso. O Cariri é um restaurante casa de forró e serve diversas opções, com destaque para a casquinha de caranguejo.
Ao caminhar pela Orla de Atalaia, há ainda outras opções interessantes como o Pitú com Pirão de Eliane, que serve moqueca de peixe e uma porção de aratu deliciosa. Se preferir um lanche, o Pastel de Jane tem o pastel mais sequinho da capital.
No Mercado Municipal Antônio Franco, o Restaurante Caçarola tem o famoso “Camarão de Cueca” uma moqueca de camarão deliciosa. Se preferir pizza, a Cantina La Mamma Pizzaria possui diversas opções de sabores com massa fininha e crocante e faz entrega no hotel.
Na Orla Pôr do Sol na Praia do Mosqueiro é possível comer o pastel de Aratu no Bar do Kid, doces artesanais, tapioca e diversas outras guloseimas. Na praia do Ferúgio, o excelente Duna Beach também é ótimo para saborear uma moqueca de camarão ou comer caranguejo, uma das tradições do estado.
O Restaurante Kaju do Hotel Quality serve a tradicional feijoada toda sexta feira, onde os ingredientes são separados, assim você come somente aquilo que gosta. 🙂
🥘 Onde comer em Aracaju
O que fazer em Aracaju
Com diversos museus, praças, passeios, monumentos e belas praias, Aracaju é uma cidade completa, com infra estrutura de ponta, um lugar que dá vontade de morar. 😉 Confira algumas opções para o seu roteiro:
Conhecer a Orla de Atalaia e tirar foto nos arcos
O principal cartão postal de Aracaju é a Orla de Atalaia, uma das mais belas orlas do Brasil. Ao longo dos 6km de extensão, há quadras, praças, restaurantes e academias, um verdadeiro complexo de lazer. Os turistas que visitam esta orla fazem questão de registrar uma foto nos arcos do orla, que recentemente receberam outro atrativo: o letreiro com a mensagem “Eu amo Aracaju”.
🏖️ Orla de Atalaia, a mais bonita do Nordeste
Participar da soltura de tartarugas ao mar no Projeto TAMAR
O Oceanário de Aracaju e Projeto TAMAR é um dos destaques da orla, um passeio para todas as idades onde é possível conhecer e interagir com alguns animais marinhos. Uma das ações do projeto é realizar a soltura de tartarugas marinhas ao mar junto à população e aos turistas, um momento único, vale a pena participar.
🐢 Visita ao Projeto TAMAR e Oceanário de Aracaju
Caminhar pelo Centro Histórico de Aracaju
O preservado Centro Histórico de Aracaju mostra um pouco da rica cultura da cidade e do estado. As atrações não são muito próximas e vale a pena reservar um transporte para conhecer tudo. Entre os atrativos, destacamos a Catedral Metropolitana, o Palácio e Museu Olímpio Campos, o Palácio Fausto Cardoso, os Mercados Municipais, a Colina de Santo Antônio, o Centro Cultural de Aracaju, o Espaço Zé Peixe e o Museu da Gente Sergipana.
⛪ O que fazer no Centro Histórico de Aracaju
Curtir a vista do Mirante da 13 de Julho
O bairro 13 de Julho é um dos bairros nobres de Aracaju e possui um belo e estruturado calçadão, muito utilizado pelos moradores para a prática de esportes. O Mirante fica neste calçadão e possui uma bela vista para o Rio Poxim e o mar.
🔭 Como é a vista do Mirante da 13 de Julho
Passear de catamarã pela Croa do Goré e Ilha dos Namorados
Os dois locais são bancos de areias no meio do mar e do Rio Vaza-Barris, sendo alcançados através de um passeio de catamarã. Quem faz o passeio é o Catamarã Croa do Goré, que possui uma excelente estrutura e deixa o passeio ainda mais legal. A Croa do Goré possui mesas de madeira e sombras de palha com água quentinha. A Ilha dos Namorados possui mesas, quadra de vôlei, gol para futebol, peteca, redes e estrutura de bar.
⛴️ Passeio de camatarã até a Croa do Goré
Conhecer os pontos turísticos de Aracaju com a Marinete do Forró
A Marinete do Forró é um passeio diferente de todos que você já fez. Você embarca em um ônibus tipo jardineira e faz um city tour pela cidade, com Seu Robertinho dos Oito Baixos e sua banda tocando um forró animado e um casal de dançarinos se apresentando. E você não paga nada por isso.
🚌 A animada Marinete do Forró
Fazer compras de artesanato e comidas típicas nos mercados municipais
São três mercados que vendem de tudo. São vários produtos artesanais, lembranças, peneiras, redes e brinquedos, além de castanhas de caju, beiju, tapioca, mangaba e pitomba.
🛒 Compras nos Mercados Municipais
Curtir o Teleférico de Aracaju no Parque da Cidade
O Teleférico de Aracaju está localizado no Parque da Cidade, onde há um mini zoológico. O parque fica mais afastado dos outros atrativos da cidade e talvez por isso fique mais vazio. No passeio de teleférico, o turista passa por cima do parque e do zoológico e tem uma bonita vista panorâmica da cidade de Aracaju.
🚠 O passeio pelo Teleférico de Aracaju
Se encantar com o Projeto Pôr do Sol de Aracaju, na Orla Pôr do Sol
A Orla Pôr do Sol é ponto de partida para o passeio da Croa do Goré e dá pra fazer o passeio de catamarã e estender a estada na orla, para curtir o belíssimo pôr do sol na Praia do Mosqueiro. As diversas atrações incluem feirinhas de artesanato e apresentação de Valtinho do Acordeon, que toca sanfona em um barco nas águas do Rio Vaza Barris.
☀️ Projeto Por do Sol de Aracaju
Praticar Stand Up Paddle na Praia do Mosqueiro
O SUP (stand up paddle) vem ganhando muitos adeptos e em Aracaju o SUP Amigos aluga o equipamento para os interessados em praticar o esporte, num lindo cenário. O SUP Amigos ainda realiza um projeto social “Remada com Faxina” que ensina crianças a praticarem o esporte e retira lixos jogados no rio.
Dançar forró no Cariri e no Forró Caju
O Cariri é uma das casas de forró mais tradicionais do Nordeste e ambiente todo decorado, com palco e muito forró até altas horas da madrugada. A casa ainda possui um espaço com mesas e um extenso cardápio para almoço e jantar.
💃 A minha experiência no Cariri
O Forró Caju é uma das maiores festas de São João do Brasil e acontece no mês de junho em Aracaju, recebendo diversos artistas e cerca de 1 milhão de pessoas.
O que fazer nos arredores de Aracaju
Conhecer o Cânion do Xingó (Rio São Francisco)
Um dos passeios mais desejados pelos turistas se inicia em Canindé, a 200km de Aracaju. Através de um passeio de escuna ou catamarã, os turistas conseguem adentrar os belíssimos Cânions do Xingó e tem a oportunidade de mergulhar nas águas do Velho Chico.
⛴️ Passeio de até os Cânios do Xingó
Passear de buggy pela Praia do Saco
A Praia do Saco fica no município de Estância/SE, na divisa de Sergipe com a Bahia. Através de um passeio de buggy, é possível conhecer as belezas naturais da praia, uma das mais belas do estado.
🏜️ Passeio de buggy na Praia do Saco
Ir de escuna até a famosa Mangue Seco
Através de um passeio de escuna, é possível chegar a Mangue Seco/BA, local famoso por receber as gravações da novela Tieta do Agreste. A praia é muito bonita e possui diversos atrativos, incluindo um passeio de buggy pelas dunas, com paisagens deslumbrantes.
🏜️ Como chegar à Mangue Seco
Conhecer o Parque dos Falcões em Itabaiana
O Parque dos Falcões é um centro de reabilitação de aves de rapina e está localizado em Itabaiana, cerca de 50km de Aracaju. O parque possui mais de 300 aves, entre elas corujas, falcões, gaviões, sendo possível ter contato direto com vários animais. Vale a pena conhecer!
🦅 Como é a visita ao Parque dos Falcões
Passear por São Cristóvão
A histórica cidade sergipana é a quarta cidade mais antiga do Brasil e possui um centro histórico recheado de história, com igrejas, museus e construções. As atrações são próximas e dá pra conhecer tudo em um só dia. São Cristóvão está a poucos quilômetros de Aracaju.
⛪ São Cristóvão: a quarta cidade mais antiga do país
Curtir os atrativos do Hotel Fazenda Boa Luz
Localizado em Laranjeiras, município vizinho à capital, o Hotel Fazenda Boa Luz possui uma grande extensão e diversas atividades, além de parque aquático, lago para pesca, zoológico, fazenda e diversos espaços para o aprendizado de crianças. As acomodações para hospedagem são confortáveis, mas há a opção de day use, para passar o dia.
🚜 Day use no Hotel Fazenda Boa Luz
Receptivos
Caso precise reservar algum receptivo, as melhores opções são:
Crystal Receptivos – (79) 3042-0010 – www.crystalreceptivo.com.br
Nozes Tur – (79) 3243-7177 – www.nozestur.com.br
Uau, quanta coisa tem pra se fazer em Aracaju e arredores. E agora tá esperando o que para reservar logo a sua passagem e começar a montar o seu roteiro? #PartiuAracaju
Pingback: Destaques da Semana 87: Descobrindo as maravilhas de Aracaju | RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
Fiz minha primeira viagem a Aracaju. Adorei.
Pretendo voltar. Amei este pedacinho tão rico do Brasil. Natureza linda .Povo educado . Cortez. Tive um ótimo guia que me acompanhou. É assim fez toda a diferença.Pude conhecer muitos lugares lindos , a história das cidades. Enfim, foi muito bom
Agradeço ao guia. Pela atenção a eu dispensada.
Um grande abraço Marcos Venício.
o prazer de receber foi meu. Será um prazer receber vc novamente por aqui.