logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Sergipe » Aracaju » Aracaju-SE, saiba o que fazer na pequena jóia do Nordeste

Aracaju-SE, saiba o que fazer na pequena jóia do Nordeste

Aracaju é a capital do estado de Sergipe, uma cidade encantadora e totalmente preparada para o turismo. Não tão badalada como Fortaleza, Natal e Maceió, a capital sergipana não deixa nada a desejar em relação a estas capitais e ostenta o título de capital nacional da qualidade de vida.

A cidade possui uma infra estrutura fantástica, diversos passeios, riquezas culturais, hospitalidade e preços bem atrativos, sem comparado às outras capitais já citadas. Ao contrário do que muitos pensam, Aracaju não é um destino só de praia, a parte cultural é um dos destaques do roteiro.

E para mostrar para vocês, leitores, o que Aracaju tem a oferecer, preparei este post com todas as dicas para você começar a planejar hoje mesmo a sua viagem para lá.

Arcos da Orla de Atalaia - Aracaju-SE
Arcos da Orla de Atalaia

Um pouco sobre Aracaju

Aracaju possui belas praias e águas com tonalidade turva, graças a proximidade com a foz dos rios Sergipe e Vaza-Barris. Com cerca de 570 mil habitantes, a cidade ainda tem aquele ar de cidadezinha do interior, com um povo hospitaleiro que sente orgulho em mostrar as belezas de sua cidade à todos que passam por lá.

Como chegar

O Aeroporto de Aracaju (Santa Maria) recebe vôos diretos de grandes capitais brasileiras, Salvador, Recife, São Paulo, Maceió, Rio de Janeiro e Brasília. A capital mais próxima é Salvador, a 270km de distância, seguida por Maceió, a 280km.

Há também ônibus que partem de Salvador, trafegando pela Linha Verde que está em ótimo estado. Desde 2013, a distância de Aracaju e Salvador encurtou 270 quilômetros, graças à construção da Ponte Gilberto Amado.

Quando ir

No período entre setembro e março o tempo costuma estar mais firme, sendo a melhor época para visitar a cidade. Mesmo em períodos mais frios dá pra pegar uma praia, já que a água é quentinha.

Orla de Atalaia - Aracaju-SE
Orla de Atalaia

Onde se hospedar em Aracaju

A grande maioria dos hotéis está na Orla de Atalaia. Este blogueiro se hospedou em vários hotéis e criou um post dando detalhes de todos eles. Criei review de todas as minhas hospedagens, confira:

Radisson Hotel Aracaju
Comfort Hotel Aracaju
Ibis Budget Aracaju
Hotel da Costa
Mar do Farol Praia Hotel
Jatobá Praia Hotel

Comfort hotel Aracaju-SE
Comfort Hotel Aracaju

Onde comer em Aracaju

O lugar mais bem servido de opções é a Passarela do Caranguejo, o point gastronômico da capital. O Rei da Sopa possui um delicioso creme de macaxeira, já o Algo Mais Beach tem o camarão crocante que faz o maior sucesso. O Bada Grill possui decoração típica nordestina com música ao vivo e tem como carro chefe a chapa mista com 4 frutos do mar, prato delicioso. O Cariri é um restaurante casa de forró e serve diversas opções, com destaque para a casquinha de caranguejo.

Algo Mais Beach Restaurante - Aracaju-SE
Camarão Crocante

Ao caminhar pela Orla de Atalaia, há ainda outras opções interessantes como o Pitú com Pirão de Eliane, que serve moqueca de peixe e uma porção de aratu deliciosa. Se preferir um lanche, o Pastel de Jane tem o pastel mais sequinho da capital.

No Mercado Municipal Antônio Franco, o Restaurante Caçarola tem o famoso “Camarão de Cueca” uma moqueca de camarão deliciosa. Se preferir pizza, a Cantina La Mamma Pizzaria possui diversas opções de sabores com massa fininha e crocante e faz entrega no hotel.

Camarão de Cueca
Camarão de Cueca

Na Orla Pôr do Sol na Praia do Mosqueiro é possível comer o pastel de Aratu no Bar do Kid, doces artesanais, tapioca e diversas outras guloseimas. Na praia do Ferúgio, o excelente Duna Beach também é ótimo para saborear uma moqueca de camarão ou comer caranguejo, uma das tradições do estado.

O Restaurante Kaju do Hotel Quality serve a tradicional feijoada toda sexta feira, onde os ingredientes são separados, assim você come somente aquilo que gosta.  🙂

Feijoada do Hotel Quality

Confira mais dicas gastronômicas de Aracaju.

O que fazer em Aracaju

Com diversos museus, praças, passeios, monumentos e belas praias, Aracaju é uma cidade completa, com infra estrutura de ponta, um lugar que dá vontade de morar. 😉 Confira algumas opções para o seu roteiro:

Conhecer a Orla de Atalaia e tirar foto nos arcos

O principal cartão postal de Aracaju é a Orla de Atalaia, uma das mais belas orlas do Brasil. Ao longo dos 6km de extensão, há quadras, praças, restaurantes e academias, um verdadeiro complexo de lazer. Os turistas que visitam esta orla fazem questão de registrar uma foto nos arcos do orla, que recentemente receberam outro atrativo: o letreiro com a mensagem “Eu amo Aracaju”.

Arcos da Orla de Atalaia
Arcos da Orla de Atalaia

Participar da soltura de tartarugas ao mar no Projeto TAMAR

O Oceanário de Aracaju e Projeto TAMAR é um dos destaques da orla, um passeio para todas as idades onde é possível conhecer e interagir com alguns animais marinhos. Uma das ações do projeto é realizar a soltura de tartarugas marinhas ao mar junto à população e aos turistas, um momento único, vale a pena participar.

Projeto TAMAR

Caminhar pelo Centro Histórico de Aracaju

O preservado Centro Histórico de Aracaju mostra um pouco da rica cultura da cidade e do estado. As atrações não são muito próximas e vale a pena reservar um transporte para conhecer tudo. Entre os atrativos, destacamos a Catedral Metropolitana, o Palácio e Museu Olímpio Campos, o Palácio Fausto Cardoso, os Mercados Municipais, a Colina de Santo Antônio, o Centro Cultural de Aracaju, o Espaço Zé Peixe e o Museu da Gente Sergipana.

Palácio e Museu Olímpio Campos - Centro Histórico de Aracaju-SE
Palácio e Museu Olímpio Campos

Curtir a vista do Mirante da 13 de Julho

O bairro 13 de Julho é um dos bairros nobres de Aracaju e possui um belo e estruturado calçadão, muito utilizado pelos moradores para a prática de esportes. O Mirante fica neste calçadão e possui uma bela vista para o Rio Poxim e o mar.

Mirante da Treze de Julho - Aracaju-SE
Mirante da 13 de Julho

Passear de catamarã pela Croa do Goré e Ilha dos Namorados

Os dois locais são bancos de areias no meio do mar e do Rio Vaza-Barris, sendo alcançados através de um passeio de catamarã. Quem faz o passeio é o Catamarã Croa do Goré, que possui uma excelente estrutura e deixa o passeio ainda mais legal. A Croa do Goré possui mesas de madeira e sombras de palha com água quentinha. A Ilha dos Namorados possui mesas, quadra de vôlei, gol para futebol, peteca, redes e estrutura de bar.

Croa do Goré - Aracaju-SE
Croa do Goré

Conhecer os pontos turísticos de Aracaju com a Marinete do Forró

A Marinete do Forró é um passeio diferente de todos que você já fez. Você embarca em um ônibus tipo jardineira e faz um city tour pela cidade, com Seu Robertinho dos Oito Baixos e sua banda tocando um forró animado e um casal de dançarinos se apresentando. E você não paga nada por isso.

Marinete do Forró - Aracaju-SE
Marinete do Forró

Fazer compras de artesanato e comidas típicas nos mercados municipais

São três mercados que vendem de tudo. São vários produtos artesanais, lembranças, peneiras, redes e brinquedos, além de castanhas de caju, beiju, tapioca, mangaba e pitomba.

Mercados Municipais de Aracaju-SE
Artesanato vendido no Mercado Antônio Franco

Curtir o Teleférico de Aracaju no Parque da Cidade

O Teleférico de Aracaju está localizado no Parque da Cidade, onde há um mini zoológico. O parque fica mais afastado dos outros atrativos da cidade e talvez por isso fique mais vazio. No passeio de teleférico, o turista passa por cima do parque e do zoológico e tem uma bonita vista panorâmica da cidade de Aracaju.

Teleférico de Aracaju - SE
Teleférico de Aracaju

Se encantar com o Projeto Pôr do Sol de Aracaju, na Orla Pôr do Sol

A Orla Pôr do Sol é ponto de partida para o passeio da Croa do Goré e dá pra fazer o passeio de catamarã e estender a estada na orla, para curtir o belíssimo pôr do sol na Praia do Mosqueiro. As diversas atrações incluem feirinhas de artesanato e apresentação de Valtinho do Acordeon, que toca sanfona em um barco nas águas do Rio Vaza Barris.

Rio Vaza Barris - Projeto Por do Sol de Aracaju-SE | orla Por do Sol
Rio Vaza Barris

Praticar Stand Up Paddle na Praia do Mosqueiro

O SUP (stand up paddle) vem ganhando muitos adeptos e em Aracaju o SUP Amigos aluga o equipamento para os interessados em praticar o esporte, num lindo cenário. O SUP Amigos ainda realiza um projeto social “Remada com Faxina” que ensina crianças a praticarem o esporte e retira lixos jogados no rio.

SUP Amigos - Aracaju-SE
Praticando SUP com a galera do SUP Amigos

Dançar forró no Cariri e no Forró Caju

O Cariri é uma das casas de forró mais tradicionais do Nordeste e ambiente todo decorado, com palco e muito forró até altas horas da madrugada. A casa ainda possui um espaço com mesas e um extenso cardápio para almoço e jantar.

Restaurante e Casa de Forró Cariri - Aracaju-SE
Casa de Forró Cariri

O Forró Caju é uma das maiores festas de São João do Brasil e acontece no mês de junho em Aracaju, recebendo diversos artistas e cerca de 1 milhão de pessoas.

O que fazer nos arredores de Aracaju

Conhecer o Cânion do Xingó (Rio São Francisco)

Um dos passeios mais desejados pelos turistas se inicia em Canindé, a 200km de Aracaju. Através de um passeio de escuna ou catamarã, os turistas conseguem adentrar os belíssimos Cânions do Xingó e tem a oportunidade de mergulhar nas águas do Velho Chico.

Cânion do Xingó - Canindé de São Francisco-SE
Cânion do Xingó

Passear de buggy pela Praia do Saco

A Praia do Saco fica no município de Estância/SE, na divisa de Sergipe com a Bahia. Através de um passeio de buggy, é possível conhecer as belezas naturais da praia, uma das mais belas do estado.

Ponta do Saco - Praia do Saco - Estância - Sergipe
Praia do Saco

Ir de escuna até a famosa Mangue Seco

Através de um passeio de escuna, é possível chegar a Mangue Seco/BA, local famoso por receber as gravações da novela Tieta do Agreste. A praia é muito bonita e possui diversos atrativos, incluindo um passeio de buggy pelas dunas, com paisagens deslumbrantes.

Passeio de buggy em Mangue Seco-BA
Mangue Seco

Conhecer o Parque dos Falcões em Itabaiana

O Parque dos Falcões é um centro de reabilitação de aves de rapina e está localizado em Itabaiana, cerca de 50km de Aracaju. O parque possui mais de 300 aves, entre elas corujas, falcões, gaviões, sendo possível ter contato direto com vários animais. Vale a pena conhecer!

Parque dos Falcões - Itabaiana-SE
Parque dos Falcões

Passear por São Cristóvão

A histórica cidade sergipana é a quarta cidade mais antiga do Brasil e possui um centro histórico recheado de história, com igrejas, museus e construções. As atrações são próximas e dá pra conhecer tudo em um só dia. São Cristóvão está a poucos quilômetros de Aracaju.

Igreja e Convento de São Francisco - São Cristóvão - Sergipe
São Cristóvão

Curtir os atrativos do Hotel Fazenda Boa Luz

Localizado em Laranjeiras, município vizinho à capital, o Hotel Fazenda Boa Luz possui uma grande extensão e diversas atividades, além de parque aquático, lago para pesca, zoológico, fazenda e diversos espaços para o aprendizado de crianças. As acomodações para hospedagem são confortáveis, mas há a opção de day use, para passar o dia.

Hotel Fazenda Boa Luz - Laranjeiras-SE
Hotel Fazenda Boa Luz

Receptivos

Caso precise reservar algum receptivo, as melhores opções são:

Crystal Receptivos – (79) 3042-0010 – www.crystalreceptivo.com.br
Nozes Tur – (79) 3243-7177 – www.nozestur.com.br

Uau, quanta coisa tem pra se fazer em Aracaju e arredores. E agora tá esperando o que para reservar logo a sua passagem e começar a montar o seu roteiro? #PartiuAracaju

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

3 respostas

  1. Pingback: Destaques da Semana 87: Descobrindo as maravilhas de Aracaju | RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
  2. Fiz minha primeira viagem a Aracaju. Adorei.
    Pretendo voltar. Amei este pedacinho tão rico do Brasil. Natureza linda .Povo educado . Cortez. Tive um ótimo guia que me acompanhou. É assim fez toda a diferença.Pude conhecer muitos lugares lindos , a história das cidades. Enfim, foi muito bom
    Agradeço ao guia. Pela atenção a eu dispensada.
    Um grande abraço Marcos Venício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados