Aracaju-SE, saiba o que fazer na pequena jóia do Nordeste

A capital do estado de Sergipe está totalmente preparada para o turismo com belezas naturais e grande riqueza cultural

Aracaju é a capital do estado de Sergipe, uma cidade encantadora e totalmente preparada para o turismo. Não tão badalada como Fortaleza, Natal e Maceió, a capital sergipana não deixa nada a desejar em relação a estas capitais e ostenta o título de capital nacional da qualidade de vida.

A cidade possui uma infra estrutura fantástica, diversos passeios, riquezas culturais, hospitalidade e preços bem atrativos, sem comparado às outras capitais já citadas. Ao contrário do que muitos pensam, Aracaju não é um destino só de praia, a parte cultural é um dos destaques do roteiro.

E para mostrar para vocês, leitores, o que Aracaju tem a oferecer, preparei este post com todas as dicas para você começar a planejar hoje mesmo a sua viagem para lá.

Arcos da Orla de Atalaia, Aracaju-SE
Arcos da Orla de Atalaia

Um pouco sobre Aracaju

Aracaju possui belas praias e águas com tonalidade turva, graças a proximidade com a foz dos rios Sergipe e Vaza-Barris. Com cerca de 570 mil habitantes, a cidade ainda tem aquele ar de cidadezinha do interior, com um povo hospitaleiro que sente orgulho em mostrar as belezas de sua cidade à todos que passam por lá.

Como chegar

O Aeroporto de Aracaju (Santa Maria) recebe vôos diretos de grandes capitais brasileiras, Salvador, Recife, São Paulo, Maceió, Rio de Janeiro e Brasília. A capital mais próxima é Salvador, a 270km de distância, seguida por Maceió, a 280km.

Há também ônibus que partem de Salvador, trafegando pela Linha Verde que está em ótimo estado. Desde 2013, a distância de Aracaju e Salvador encurtou 270 quilômetros, graças à construção da Ponte Gilberto Amado.

Quando ir

No período entre setembro e março o tempo costuma estar mais firme, sendo a melhor época para visitar a cidade. Mesmo em períodos mais frios dá pra pegar uma praia, já que a água é quentinha.

Orla de Atalaia

Onde se hospedar em Aracaju

A grande maioria dos hotéis está na Orla de Atalaia. Este blogueiro se hospedou em vários hotéis e criou um post dando detalhes de todos eles. Criei review de todas as minhas hospedagens, confira:

Radisson Hotel Aracaju
Comfort Hotel Aracaju
Ibis Budget Aracaju
Hotel da Costa
Mar do Farol Praia Hotel
Jatobá Praia Hotel

Comfort Hotel Aracaju
Comfort Hotel Aracaju

Onde comer em Aracaju

O lugar mais bem servido de opções é a Passarela do Caranguejo, o point gastronômico da capital. O Rei da Sopa possui um delicioso creme de macaxeira, já o Algo Mais Beach tem o camarão crocante que faz o maior sucesso. O Bada Grill possui decoração típica nordestina com música ao vivo e tem como carro chefe a chapa mista com 4 frutos do mar, prato delicioso. O Cariri é um restaurante casa de forró e serve diversas opções, com destaque para a casquinha de caranguejo.

Chapa mista com 4 frutos do mar do Bada Grill
Chapa mista com 4 frutos do mar do Bada Grill

Ao caminhar pela Orla de Atalaia, há ainda outras opções interessantes como o Pitú com Pirão de Eliane, que serve moqueca de peixe e uma porção de aratu deliciosa. Se preferir um lanche, o Pastel de Jane tem o pastel mais sequinho da capital.

No Mercado Municipal Antônio Franco, o Restaurante Caçarola tem o famoso “Camarão de Cueca” uma moqueca de camarão deliciosa. Se preferir pizza, a Cantina La Mamma Pizzaria possui diversas opções de sabores com massa fininha e crocante e faz entrega no hotel.

Camarão de Cueca - Restaurante Caçarola
Camarão de Cueca do Restaurante Caçarola

Na Orla Pôr do Sol na Praia do Mosqueiro é possível comer o pastel de Aratu no Bar do Kid, doces artesanais, tapioca e diversas outras guloseimas. Na praia do Ferúgio, o excelente Duna Beach também é ótimo para saborear uma moqueca de camarão ou comer caranguejo, uma das tradições do estado.

O Restaurante Kaju do Hotel Quality serve a tradicional feijoada toda sexta feira, onde os ingredientes são separados, assim você come somente aquilo que gosta.  🙂

Feijoada do Hotel Quality, em Aracaju-SE
Feijoada do Hotel Quality, em Aracaju-SE

Confira mais dicas gastronômicas de Aracaju.

O que fazer em Aracaju

Com diversos museus, praças, passeios, monumentos e belas praias, Aracaju é uma cidade completa, com infra estrutura de ponta, um lugar que dá vontade de morar. 😉 Confira algumas opções para o seu roteiro:

Conhecer a Orla de Atalaia e tirar foto nos arcos

O principal cartão postal de Aracaju é a Orla de Atalaia, uma das mais belas orlas do Brasil. Ao longo dos 6km de extensão, há quadras, praças, restaurantes e academias, um verdadeiro complexo de lazer. Os turistas que visitam esta orla fazem questão de registrar uma foto nos arcos do orla, que recentemente receberam outro atrativo: o letreiro com a mensagem “Eu amo Aracaju”.

Arcos da Orla de Atalaia
Arcos da Orla de Atalaia

Participar da soltura de tartarugas ao mar no Projeto TAMAR

O Oceanário de Aracaju e Projeto TAMAR é um dos destaques da orla, um passeio para todas as idades onde é possível conhecer e interagir com alguns animais marinhos. Uma das ações do projeto é realizar a soltura de tartarugas marinhas ao mar junto à população e aos turistas, um momento único, vale a pena participar.

Participando da soltura de tartarugas marinhas ao mar
Participando da soltura de tartarugas marinhas ao mar

Caminhar pelo Centro Histórico de Aracaju

O preservado Centro Histórico de Aracaju mostra um pouco da rica cultura da cidade e do estado. As atrações não são muito próximas e vale a pena reservar um transporte para conhecer tudo. Entre os atrativos, destacamos a Catedral Metropolitana, o Palácio e Museu Olímpio Campos, o Palácio Fausto Cardoso, os Mercados Municipais, a Colina de Santo Antônio, o Centro Cultural de Aracaju, o Espaço Zé Peixe e o Museu da Gente Sergipana.

Palácio e Museu Olímpio Campos, no Centro Histórico de Aracaju
Palácio e Museu Olímpio Campos, no Centro Histórico de Aracaju

Curtir a vista do Mirante da 13 de Julho

O bairro 13 de Julho é um dos bairros nobres de Aracaju e possui um belo e estruturado calçadão, muito utilizado pelos moradores para a prática de esportes. O Mirante fica neste calçadão e possui uma bela vista para o Rio Poxim e o mar.

Mirante da 13 de Julho
Mirante da 13 de Julho

Passear de catamarã pela Croa do Goré e Ilha dos Namorados

Os dois locais são bancos de areias no meio do mar e do Rio Vaza-Barris, sendo alcançados através de um passeio de catamarã. Quem faz o passeio é o Catamarã Croa do Goré, que possui uma excelente estrutura e deixa o passeio ainda mais legal. A Croa do Goré possui mesas de madeira e sombras de palha com água quentinha. A Ilha dos Namorados possui mesas, quadra de vôlei, gol para futebol, peteca, redes e estrutura de bar.

Croa do Goré
Croa do Goré

Conhecer os pontos turísticos de Aracaju com a Marinete do Forró

A Marinete do Forró é um passeio diferente de todos que você já fez. Você embarca em um ônibus tipo jardineira e faz um city tour pela cidade, com Seu Robertinho dos Oito Baixos e sua banda tocando um forró animado e um casal de dançarinos se apresentando. E você não paga nada por isso.

Marinete do Forró
Marinete do Forró

Fazer compras de artesanato e comidas típicas nos mercados municipais

São três mercados que vendem de tudo. São vários produtos artesanais, lembranças, peneiras, redes e brinquedos, além de castanhas de caju, beiju, tapioca, mangaba e pitomba.

Artesanato vendido no Mercado Antônio Franco
Artesanato vendido no Mercado Antônio Franco

Curtir o Teleférico de Aracaju no Parque da Cidade

O Teleférico de Aracaju está localizado no Parque da Cidade, onde há um mini zoológico. O parque fica mais afastado dos outros atrativos da cidade e talvez por isso fique mais vazio. No passeio de teleférico, o turista passa por cima do parque e do zoológico e tem uma bonita vista panorâmica da cidade de Aracaju.

Teleférico de Aracaju
Teleférico de Aracaju

Se encantar com o Projeto Pôr do Sol de Aracaju, na Orla Pôr do Sol

A Orla Pôr do Sol é ponto de partida para o passeio da Croa do Goré e dá pra fazer o passeio de catamarã e estender a estada na orla, para curtir o belíssimo pôr do sol na Praia do Mosqueiro. As diversas atrações incluem feirinhas de artesanato e apresentação de Valtinho do Acordeon, que toca sanfona em um barco nas águas do Rio Vaza Barris.

Projeto Pôr do Sol de Aracaju
Projeto Pôr do Sol de Aracaju

Praticar Stand Up Paddle na Praia do Mosqueiro

O SUP (stand up paddle) vem ganhando muitos adeptos e em Aracaju o SUP Amigos aluga o equipamento para os interessados em praticar o esporte, num lindo cenário. O SUP Amigos ainda realiza um projeto social “Remada com Faxina” que ensina crianças a praticarem o esporte e retira lixos jogados no rio.

Praticando SUP com a galera do SUP Amigos
Praticando SUP com a galera do SUP Amigos

Dançar forró no Cariri e no Forró Caju

O Cariri é uma das casas de forró mais tradicionais do Nordeste e ambiente todo decorado, com palco e muito forró até altas horas da madrugada. A casa ainda possui um espaço com mesas e um extenso cardápio para almoço e jantar.

Casa de Forró Cariri

O Forró Caju é uma das maiores festas de São João do Brasil e acontece no mês de junho em Aracaju, recebendo diversos artistas e cerca de 1 milhão de pessoas.

Forró Caju em Aracaju-SE. Foto: Diário SE
Forró Caju em Aracaju-SE. Foto: Diário SE

O que fazer nos arredores de Aracaju

Conhecer o Cânion do Xingó (Rio São Francisco)

Um dos passeios mais desejados pelos turistas se inicia em Canindé, a 200km de Aracaju. Através de um passeio de escuna ou catamarã, os turistas conseguem adentrar os belíssimos Cânions do Xingó e tem a oportunidade de mergulhar nas águas do Velho Chico.

Cânion do Xingó
Cânion do Xingó

Passear de buggy pela Praia do Saco

A Praia do Saco fica no município de Estância/SE, na divisa de Sergipe com a Bahia. Através de um passeio de buggy, é possível conhecer as belezas naturais da praia, uma das mais belas do estado.

Ponta do Saco, Praia do Saco, Sergipe
Ponta do Saco, Praia do Saco, Sergipe

Ir de escuna até a famosa Mangue Seco

Através de um passeio de escuna, é possível chegar a Mangue Seco/BA, local famoso por receber as gravações da novela Tieta do Agreste. A praia é muito bonita e possui diversos atrativos, incluindo um passeio de buggy pelas dunas, com paisagens deslumbrantes.

Mangue Seco
Mangue Seco

Conhecer o Parque dos Falcões em Itabaiana

O Parque dos Falcões é um centro de reabilitação de aves de rapina e está localizado em Itabaiana, cerca de 50km de Aracaju. O parque possui mais de 300 aves, entre elas corujas, falcões, gaviões, sendo possível ter contato direto com vários animais. Vale a pena conhecer!

Parque dos Falcões
Parque dos Falcões

Passear por São Cristóvão

A histórica cidade sergipana é a quarta cidade mais antiga do Brasil e possui um centro histórico recheado de história, com igrejas, museus e construções. As atrações são próximas e dá pra conhecer tudo em um só dia. São Cristóvão está a poucos quilômetros de Aracaju.

Igreja e Convento de São Francisco, São Cristóvão-SE
São Cristóvão

Curtir os atrativos do Hotel Fazenda Boa Luz

Localizado em Laranjeiras, município vizinho à capital, o Hotel Fazenda Boa Luz possui uma grande extensão e diversas atividades, além de parque aquático, lago para pesca, zoológico, fazenda e diversos espaços para o aprendizado de crianças. As acomodações para hospedagem são confortáveis, mas há a opção de day use, para passar o dia.

Hotel Fazenda Boa Luz
Hotel Fazenda Boa Luz

Receptivos

Caso precise reservar algum receptivo, as melhores opções são:

Crystal Receptivos – (79) 3042-0010 – www.crystalreceptivo.com.br
Nozes Tur – (79) 3243-7177 – www.nozestur.com.br

Uau, quanta coisa tem pra se fazer em Aracaju e arredores. E agora tá esperando o que para reservar logo a sua passagem e começar a montar o seu roteiro? #PartiuAracaju

 ➡ AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

💡 Reservando através dos nossos links, nós ganhamos uma comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar no ar, dando dicas de viagem.
🏨 Reserve a HOSPEDAGEM da sua próxima viagem com o Booking.
🚗 Alugue um CARRO com a RentCars em qualquer lugar do mundo e pague em até 12x sem juros no cartão de crédito e sem IOF. Desconto de 5% no boleto.
✈️ Pesquise PASSAGENS AÉREAS com a Passagens Promo, com pagamento em até 6x sem juros. 
🛄 Antes de embarcar, não esqueça de fazer o seu SEGURO VIAGEM, ele é obrigatório em alguns países da Europa e altamente recomendo em qualquer viagem que você faça. Faça uma cotação com a Real Seguro Viagem e aproveite. 
💳 Quer evitar filas para COMPRAR INGRESSOS? Compre online com a Get Your GuideTour On
✈️ Teve algum IMPREVISTO COM COMPANHIAS AÉREAS? (voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking ou extravio de bagagem) Faça uma consulta gratuita com a Resolvvi e veja se tem direito a indenizações. Você só pagará pelo serviço se ganhar a indenização.
André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

2 COMENTÁRIOS

  1. […] Destino, por André Morato: Aracaju, a pequena joia do Nordeste que vem encantando os turistas. Aracaju possui uma infra estrutura fantástica, diversos passeios, riquezas culturais, […]

  2. Fiz minha primeira viagem a Aracaju. Adorei.
    Pretendo voltar. Amei este pedacinho tão rico do Brasil. Natureza linda .Povo educado . Cortez. Tive um ótimo guia que me acompanhou. É assim fez toda a diferença.Pude conhecer muitos lugares lindos , a história das cidades. Enfim, foi muito bom
    Agradeço ao guia. Pela atenção a eu dispensada.
    Um grande abraço Marcos Venício.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.