logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Sergipe » Aracaju » Centro Cultural de Aracaju resgata a história da capital sergipana

Centro Cultural de Aracaju resgata a história da capital sergipana

O Centro Cultural de Aracaju é um importante museu que conta vários detalhes da rica história de Aracaju, através de diversas obras de arte. Instalado em um antigo casarão reformado, o local possui guias que acompanham e auxiliam os visitantes.

Localizado na Praça General Valadão no Centro de Aracaju, o Centro Cultural de Aracaju fica próximo dos Mercados Municipais e a visita ao local dura cerca de 40 minutos.

Centro Cultural de Aracaju-SE

Atrações do Centro Cultural de Aracaju

O Centro Cultural de Aracaju foi inaugurado em outubro de 2014 e funciona no antigo prédio da alfândega, um casarão reformado. Alguns detalhes desta antiga alfândega ainda podem ser visitados como o enorme cofre, do tamanho de uma sala onde não conseguimos sequer mover a porta deste cofre. Fico me perguntando como teria sido o processo de instalação deste cofre, que pesa toneladas, já que na época não haviam máquinas como hoje e quanto dinheiro rolava por lá na época da colonização.

Cofre Gigante - Centro Cultural de Aracaju-SE
O enorme cofre da antiga alfândega
Centro Cultural de Aracaju-SE

Com exposições temporárias e permanentes, mostras audiovisuais, oficinas, apresentações musicais e sessões de cinema, o centro cultural abre espaço para cultura, arte e conhecimento e recebe a visita de diversas escolas, grupos de estudos e passeios.

O hall de entrada possui quatro colunas preservadas da época da alfândega e escadarias de madeira, que levam até as exposições do segundo andar.

Centro Cultural de Aracaju-SE
Hall de entrada, que preserva a arquitetura da época

Biblioteca Mário Cabral

A Biblioteca da Cultura Sergipana Mário Cabral fica dentro do Centro Cultural, aberta à toda a comunidade com diversas obras, além de um espaço exclusivo contendo obras do escritor que dá nome ao local. Mário Cabral foi um escritor de Aracaju, um crítico dos melhores do Brasil e suas obras relatam a literatura, arte, as festas e a história social de Aracaju.

Centro Cultural de Aracaju-SE
Biblioteca Mário Cabral

Carrossel do Tobias

O Carrossel do Tobias, um dos símbolos da cultura popular aracajuana, foi recentemente adicionado ao acervo permanente do Centro Cultural de Aracaju. O antigo brinquedo que animou gerações entre as décadas de 1900 e 1980, foi fabricado nos Estados Unidos e acomodava até 300 pessoas, era um grande atrativo para as famílias.

O Carrossel do Tobias foi comprado pelo Governo do Estado e tombado pelo Patrimônio Histórico. O brinquedo ficou muito tempo guardado e ficou quase todo destruído, porém os cavalos e o personagem do homem negro são originais.

Carrosel do Tobias
Carrossel do Tobias, o novo atrativo do Centro Cultural de Aracaju

Outros atrativos

O Centro Cultural ainda conta com a Sala de Cultura Popular Mestre Euclides, o Museu Prefeito Viana de Assis, o Teatro João Costa, a Sala de Projeção Walmir Almeida e o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, além das diversas salas com exposições.

Teatro João Costa - Centro Cultural de Aracaju-SE
Teatro João Costa

A exposição que mais me agradou é uma sala com diversos bonecos e brinquedos, que retrata o cotidiano e os costumes dos sergipanos.

Centro Cultural de Aracaju-SE
Exposição que retrata o cotidiano e os costumes dos aracajuanos

Funcionamento do Centro Cultural de Aracaju

O Centro Cultural de Aracaju funciona de terça à sexta feira, das 9h às 17h e aos sábados, de 9h às 13h. A entrada é gratuita e as visitas são guiadas.

É um bom passeio para conhecer mais sobre a história da capital sergipana, as obras são bem interessantes.

Centro Cultural de Aracaju-SE

Centro Cultural de Aracaju
Praça General Valadão s/n, Centro – Aracaju-SE
(79) 3214-5387
www.aracaju.se.gov.br/cultura
Facebook

Viagem realizada em abril de 2016

1ª Presstrip “Blogueiros em Aracaju” – 14 a 18/04/2016
Realização:
Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo.

Blogs participantes: Meu Destino (André Morato), Vagando Por Aí (Luis Felipe Magalhães), Vida de Turista (Thiago Busarello) e Mil e Uma Viagens (Dalila Barakat e Flávia Brunacci).

#BlogueirosEmAracaju #VemPraAracaju

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

3 respostas

  1. “Fico me perguntando como teria sido o processo de instalação deste cofre, que pesa toneladas, já que na época não haviam máquinas como hoje e quanto dinheiro rolava por lá na época da colonização”

    Só lembrando que a cidade de Aracaju é de 1855, e o Brasil se tornou independente em 1822, logo, não rolava dinheiro lá na época da colonização e sim na época do império.

    1. Kelly, sabe que eu me fiz a mesma pergunta quando visitei o local?
      Um cofre enorme daquele e não haviam máquinas na época.
      Eu até perguntei ao guia mas ele não soube me responder como o cofre foi colocado lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados