logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Sergipe » São Cristóvão » São Cristóvão-SE: um passeio pela quarta cidade mais antiga do país

São Cristóvão-SE: um passeio pela quarta cidade mais antiga do país

São Cristóvão é uma pequena cidade localizada no estado de Sergipe, a quarta cidade mais antiga do Brasil. O passeio por esta bela cidade é um verdadeiro mergulho na história do estado e do Brasil, devido ao valioso conjunto arquitetônico que a cidade possui, o mais importante patrimônio histórico-cultural do estado.

Localizada à 25 quilômetros da capital Aracaju, São Cristóvão foi fundada no ano de 1590 pelo português Cristóvão de Barros e foi a primeira capital do estado de Sergipe, perdendo este posto para Aracaju no ano de 1855.

A cidade possui diversas igrejas e museus em seu charmoso centro histórico, tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A Praça de São Francisco, praça principal e cartão de visitas da cidade, foi eleita Patrimônio Mundial pela Unesco. A cidade possui as deliciosas queijadas, uma das tradições do município.

Reservei a parte da manhã para um passeio pelo centro histórico de São Cristóvão. Algumas igrejas abriram só as 10h e quase todos os museus só permitiram fotos externas. Em contrapartida, teve museu que sequer abriu no dia, fiquei frustado pois queria conhecer.

São Cristóvão - Sergipe

Como chegar à São Cristóvão

Eu aluguei um carro pois a ideia era curtir São Cristóvão de manhã e Laranjeiras à tarde. Porém, tive a informação que Laranjeiras estava perigosa, abandonada e muitos assaltos à turistas estavam acontecendo por lá. Como eu havia trocado de hotel naquela manhã, estava com toda a bagagem, além de todo o equipamento de trabalho, fiquei com receio, e acabei não indo à Laranjeiras, somente São Cristóvão.

Não encontrei agências que realizassem o passeio até São Cristóvão da forma como queira conhecer as duas cidades em um mesmo dia. Tem opção de ônibus, saindo do Terminal do Centro (Rodoviária Velha) que deixa pertinho do centro histórico. A estrada até São Cristóvão (Rodovia João Bebe Água) é pavimentada, porém não tem acostamento e possui muitos remendos, requer bastante atenção. A viagem dura cerca de 30 minutos.

Entrada da cidade

O que visitar

Todo o centro histórico está concentrado na parte alta da cidade, e as atrações ficam pertinho uma da outra. Com uma caminhada, é possível conhecer todo o centro histórico, mas é importante se atentar ao horário de visitação das atrações.

São Cristóvão - Sergipe

Estacionei o carro na Praça de São Francisco e procurei o Posto de Informações Turísticas, em busca de um mapa para facilitar a visita. Encontrei, mas estava fechado, então tive que ir andando e desvendando os pontos turísticos da cidade.

Praça de São Francisco

A Praça é um belo cartão de visita da cidade, geralmente o primeiro atrativo a ser visto pelos turistas, já que fica ao lado da ladeira que dá acesso ao centro histórico. Ampla, com calçada de pedra e cercada por prédios históricos, a Praça de São Francisco abriga o mais valioso conjunto arquitetônico de Sergipe, a Igreja e o Convento de São Francisco.

Praça São Francisco - São Cristóvão - Sergipe

Igreja e Convento de São Francisco

Fundado de 1693, a Igreja e o Convento de São Francisco são patrimônio mundial da Unesco desde 2010, sendo o único exemplar no Brasil erguido a partir das regras da Ordenações Filipinas (União Ibérica 1580-1640). Infelizmente a Igreja e o Convento não são abertos à visitação, mas o museu que fica em anexo estava aberto. Através dele, consegui ver a igreja por dentro, muito bonita.

Praça São Francisco

Igreja e Convento de São Francisco - São Cristóvão - Sergipe
Igreja e Convento de São Francisco

Museu de Arte Sacra de Sergipe

Anexo à Igreja de São Francisco está o Museu de Arte Sacra de Sergipe, o terceiro mais importante do país nesta categoria. O museu foi criado para preservar o patrimônio sacro sergipano e possui um acervo com mais de 500 peças de arte sacra do século XVII ao XX. A visita é toda guiada, no meu caso por um simpático senhor, que explicou com clareza e objetividade todas as obras do museu. A visita ao museu é imperdível.

Praça São Francisco
Entrada: R$5
💡 Terça à sábado, de 10h às 16h
💡 Domingo, de 9h às 13h

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Datada do século XVIII, a igreja foi construída pelos jesuítas em estilo barroco. No acervo, imagens de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Nosso Senhor Jesus Cristo. As visitas acontecem das 10h às 16h.

Rua Cel. Erondino Prado s/n
💡 Terça à sábado, de 10h às 16h
💡 Domingo, de 9h às 13h

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos - São Cristóvão - Sergipe

Santa Casa da Misericórdia

Datada do século XVII, o local abriga o Lar e Colégio Imaculada Conceição, oferecendo projetos de inclusão social. As irmãs desta congregação são as responsáveis pela fabricação dos briceletes de São Cristóvão, uma tradição passada pelas Freiras Beneditinas. Na internet, consta que o local está aberto diariamente das 8h às 17h para visitação, mas estava fechado às 9h30.

 Rua Cel. Erondino Prado 89
💡 Todos os dias, de 8h às 17h

Santa Casa da Misericórdia - São Cristóvão - Sergipe

Casa do Folclore

Ao lado do Posto de Informações Turísticas, a Casa do Folclore é um ótimo local para conhecer melhor a cultura sergipana. Artesanato, roupas, festas típicas e personagens sergipanos podem ser conhecidos com uma visita ao local. Fui atendido por uma simpática senhora e pude conhecer melhor a história de diversos personagens típicos sergipanos, como o João Bebe Água, Dona Biu e Mestre Satu. Aberto diariamente, das 8h às 17h.

Praça São Francisco
Entrada: Gratuita
💡 Terça à sábado, de 8h às 16h
💡 Domingo, de 9h às 13h

Casa do Folclore - São Cristóvão - Sergipe
Casa do Folclore - Sergipe
Casa do Folclore

Igreja de Nossa Senhora do Amparo

Construída em 1690, esta igreja ficou fechada por 40 anos, mas recebeu uma restauração a partir de 1992, abrindo suas portas 4 anos mais tarde. A igreja possui importantes imagens da santa que leva seu nome, além de imagens de Nossa Senhora do Bom Sucesso e de Nosso Senhor Jesus Cristo. Aberta diariamente, das 10h às 16h.

Rua Mamede F. Dantas
Entrada: Gratuita
💡 Terça à sábado, de 10h às 16h
💡 Domingo, de 9h às 13h

Igreja de Nossa Senhora do Amparo - São Cristóvão - Sergipe

Museu Histórico de Sergipe

Datado do século XIX, o Museu Histórico de Sergipe funciona em um Palácio Imperial, local onde Dom Pedro II se hospedou em 1860. No museu há exposição de cofres, peças de mobiliário, cadeiras feitas com ossos de baleia e diversas obras de artistas sergipanos. O museu funciona de terça à domingo, das 10h às 16h.

Rua Cel. Erondino Prado 349 – (79) 3261-1435
Entrada: R$5
💡 Terça à sábado, de 10h às 16h
💡 Domingo, de 9h às 13h

Museu Histórico de Sergipe - São Cristóvão - Sergipe
Museu Histórico de Sergipe - São Cristóvão - Sergipe
Museu Histórico de Sergipe

Museu da Polícia Militar do Estado de Sergipe

O museu foi criado no ano de 1969 funcionando em Aracaju, sendo transferido para São Cristóvão em 2012. O acervo possui diversas armas, fardamentos, equipamentos e documentos. A visita é guiada por um militar, a entrada é gratuita e o museu abre todos os dias, das 9h às 17h.

Rua Ivo do Prado 64 – (79) 3261-1123
Entrada: Gratuita
💡 Todos os dias, de 9h às 16h

Museu da Polícia Militar do Estado de Sergipe

Conjunto Arquitetônico do Carmo

Formado pela Igreja Conventual, Igreja da Ordem Terceira e Convento do Carmo, o Conjunto Arquitetônico do Carmo é uma construção do início do século XVIII, em estilo barroco. Na Igreja da Ordem Terceira está o Museu dos Ex-Votos, com mais de 260 anos e acervo composto de peças que representam graças alcançadas. O acervo possui objetos feitos em madeira, barro, gesso, tecidos e fotografias para cumprir o pagamento de promessas. O Museu abre todos os dias, das 10h às 16h.

Praça do Carmo
Entrada: Gratuita
💡 Terça à sábado, de 10h às 16h
💡 Domingo, de 9h às 13h

Conjunto Arquitetônico do Carmo - São Cristóvão - Sergipe

Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória

Datada do início do século XVII, este é o mais antigo monumento da cidade, com armas dos reis da Espanha em sua fachada. Durante a invasão holandesa, a igreja foi incendiada e depois reconstruída mais de uma vez, mas preserva as imagens de Nossa Senhora da Vitória, São Cristóvão e Nossa Senhora da Conceição.

O altar é de madeira totalmente esculpido com a ponta de canivete. A igreja recebe missas todas as terças às 19h. Visitas de terça à sábado das 10h às 16h e domingos de 9h às 13h.

Rua Tobias Barreto – (79) 3261-1152
Entrada: Gratuita

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória - São Cristóvão - Sergipe
Altar da Igreja de Nossa Senhora da Vitória
Altar da Igreja de Nossa Senhora da Vitória

Praça Getúlio Vargas (Matriz de São Cristóvão)

Bonita praça que abriga a Igreja Matriz e vale a pena visitar. Com diversos bancos em meio à sombra das árvores, coretos e jardins bem cuidados, a praça ainda abriga a Casa Paroquial e o Poder Municipal.

Praça Getúlio Vargas - São Cristóvão - Sergipe

Casa da Queijada

Aproveite para provar a queijada, iguaria gastronômica portuguesa que é muito tradicional em São Cristóvão. O melhor lugar é na Casa da Queijada, localizada na Praça Getúlio Vargas, onde há também licores, cocadas, balas e biscoitos. A queijada mais parece uma broa com cocada em cima, e apesar do nome, não possui queijo.

Fui recebido pela Dona Marieta, uma simpática senhora que fabrica a queijada e os doces da Casa da Queijada. Ela me contou que a receita é de sua bisavó, que foi escrava e aprendeu a fabricar o doce na época da escravidão. A receita é guardada a sete chaves mas ela revela que os doces são feitos em forno de barro, que deixam o sabor do doce ainda mais especial.

Rua Cel. Erondino Prado 489 – (79) 3261-1435

Casa da Queijada
Este blogueiro com a simpática Dona Marieta, responsável pela produção dos doces da Casa da Queijada

Dicas para visitar São Cristóvão

Confira algumas dicas do blog para a sua visita à São Cristóvão:

-Tente chegar à cidade por volta de 9h, horário em que algumas atrações abrem;
-Use tênis confortável;
-Leve um boné ou chapéu para se proteger do sol;
-Use protetor solar;
-Leve uma garrafa de água para se hidratar;
-De uma passadinha no PIT (Informações Turísticas) e veja se há mapas;
-Não deixe de experimentar as queijadas.

André Morato

Viagem realizada em janeiro de 2017

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

3 respostas

  1. Olá! Gostei muito de seu roteiro em São Cristóvão. Estou viajando para Aracaju e planejo visitar a cidade. Usarei seu roteiro como meu guia. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados