A maneira mais cômoda de viajar sem precisar ficar pesquisando roteiros na internet é através das agências de viagens. A agência te fornece o vôo, o hotel, os passeios e traslados e basta você pagar para a agência que ela se encarrega destas questões, sem precisar se preocupar em montar seu próprio roteiro.
Porém, viajar sem auxílio de um agente tem se tornado muito comum entre os turistas do mundo inteiro, tanto por conseguir preços mais baratos, quanto pela liberdade de fazer o que quiser.
Mas para que você não caia em uma “furada” e não transforme seus valiosos dias de férias em muita dor de cabeça, o Blog Meu Destino vai ajudar você a planejar a sua própria viagem e a montar seu próprio roteiro, com algumas dicas importantes sem precisar do auxílio de um profissional.
NAVEGUE PELO POST
Toggle1º Passo: Comprar a Passagem Aérea ou Terrestre
A melhor maneira de conseguir um bom preço na sua passagem aérea é comprar com antecedência. O ideal é pelo menos 3 meses antes da data programada, mas quanto antes melhor. Para ficar por dentro das promoções das companhias aéreas existem sites que avisam os leitores quando há promoções de passagens. Pode também se cadastrar no site da sua companhia aérea e participar dos programas de milhas.
Se você vai viajar pela Europa e comprou algum vôo doméstico por lá, confira se o horário do vôo continua o mesmo ou se houve alguma alteração (é comum acontecer alterações nos vôos por lá). Para viagens de ônibus, antes de comprar a passagem certifique-se que o ônibus é confortável.
2º Passo: Hospedagem
Com a passagem comprada, pesquise hotéis com as datas de sua estadia. Acesse o site do hotel e confira o que o hotel tem a oferecer, se é o suficiente para que você se hospede nele. Nem todos fazem questão de um hotel confortável mas uma boa noite de sono é essencial para você curtir a sua viagem.
Reserve o hotel o quanto antes (principalmente na alta temporada) pois, quanto mais próximo da data, mais cara fica a hospedagem. Pesquise opiniões de outros turistas que se hospedaram no hotel escolhido para chegar a uma conclusão.
Lembre-se: é essencial imprimir os comprovantes de reserva dos hotéis como garantia, pois pode acontecer de chegar no hotel e o sistema não encontrar a reserva. (Já aconteceu comigo)
3º Passo: Montar seu próprio Roteiro
Verifique se ocorrerá algum evento na cidade (ou país) durante a sua viagem. Monte seu roteiro de acordo com o seu gosto. Faça pesquisas pela internet ou encontre algumas dicas de alguns destinos aqui mesmo no Blog Meu Destino. Caso não encontre aqui no Blog, sugerimos que você acesse o site da RBBV que funciona como um diretório, com destinos do Brasil e do mundo separados por categorias.
Procure saber o horário de abertura e fechamento das atrações escolhidas, além de preço e endereço para otimizar seu tempo durante o passeio. Outro fator que pode ajudar a definir o roteiro é pesquisar avaliações de outros turistas em determinadas atrações, em sites como o TripAdvisor.
4º Passo: Transporte
Procure saber as maneiras mais rápidas e econômicas de se deslocar em seu destino. Pesquise preços de táxi, ônibus, metrô e veja se compensa usá-los. Caso os locais escolhidos no roteiro sejam muito distantes, pesquise valores para alugar um veículo, que em muitas vezes fica mais barato.
Se a sua viagem for às capitais brasileiras, dá pra calcular uma estimativa de gastos com táxi, caso vá utilizar o serviço. Se já existir UBER na cidade, com certeza ficará mais em conta que o táxi.
Outras dicas
Consulte nosso Check List e confira se está esquecendo algo. Mesmo em tempos modernos, em que mapa e GPS são utilizados pelo celular, ter uma mapa no bolso é indispensável (vai que você fique sem bateria ou sem internet). Procure saber opções de lugares para você almoçar e jantar, a gastronomia local pode não lhe agradar. Basta seguir todas essas dicas com muita atenção e você conseguirá viajar sem a ajuda de um profissional.
Se você tiver alguma outra dúvida, entre em contato comigo que terei um enorme prazer em ajudá-lo. E se você já viajou por contra própria, montando seu próprio roteiro e sem a ajuda de um agente, conte como foi a sua experiência para nós.
Oi!
De uns tempos pra cá eu venho fazendo meus próprios roteiros!!
Coloquei algumas dicas aqui: http://umtempofora.com/2013/09/08/dicas-de-planejamento-viagem/
Muito legal seu site e suas dicas. Também estou montando meus roteiros agora. Só procuro agências para ficar mais em conta a hospedagem.