logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Sergipe » Aracaju » Culinária sergipana, delícias que farão Aracaju ser seu próximo destino

Culinária sergipana, delícias que farão Aracaju ser seu próximo destino

A diversificada culinária sergipana possui sabores únicos e está ligada a elementos encontrados na zona litorânea e nos rios que cortam o estado. Durante o projeto #BlogueirosEmAracaju, pude experimentar diversos pratos, frutas, doces e frutos do mar e isso é parte importante no roteiro dos turistas que visitam Aracaju e seus arredores.

Delícias da culinária sergipana

De pitomba à moqueca, pude provar muita coisa que é incomum para os mineiros (prazer, sou mineirim!) sem aquele preconceito de dizer “ah eu não gosto disso!“. Penso que conhecer os sabores de outras regiões é uma das coisas mais gostosas durante uma viagem. Então, vamos às delícias:

1 – Caranguejo

O principal prato da culinária sergipana é encontrado em qualquer canto da cidade. Comer caranguejo é quase uma terapia para os aracajuanos e tem todo um ritual para encontrar a pouca carne que o animal possui. É necessário um martelo para quebrar o casco, começando pelas patas e depois pelo corpo.

Não é um prato para comer bem, é um petisco, para comer sem pressa, tomando uma cerveja gelada e curtindo a brisa do mar. A melhor opção para provar o prato é o Restaurante Duna Beach, na Praia do Mosqueiro.

Caranguejo - Culinária Sergipana
Porção de caranguejos do Restaurante Duna Beach, um dos destaques da culinária sergipana

2 – Moqueca de Camarão

A moqueca de camarão com leite de coco é um prato muito comum pelo nordeste. Incomum é o nome que o prato recebe no Restaurante Caçarola, “Camarão de Cueca”. Com um camarão macio e bem temperado, o prato vem acompanhado de arroz, pirão, farofa e vinagrete.

Camarão de Cueca - Culinária Sergipana
Camarão de Cueca

Na bela Praia do Saco, o Restaurante Asa Branca possui uma deliciosa moqueca de camarão, feita pela Dona Neuza. E ela ainda tem outras especialidades com frutos do mar, vale a pena conferir!

Restaurante Asa Branca - Praia do Saco - Estância - Sergipe
Restaurante Asa Branca

3 – Peixe, polvo, lula, camarão, salmão e lagosta

Frutos do mar são fortes ingredientes da culinária sergipana e os ingredientes acima podem ser saboreados no Restaurante Bada Grill, na Passarela do Caranguejo. Das 6 opções citadas, o cliente escolhe 4 para compor o prato “Chapa mista com quatro frutos do mar”, que ainda vem acompanhado de arroz, farofa, e salada.

Bada Grill - Orla de Atalaia - Aracaju-SE
Chapa mista com 4 frutos do mar, acompanhada de arroz, farofa e salada

4 – Feijoada sergipana

Um dos pratos típicos da culinária mineira é também uma ótima opção na culinária sergipana. A feijoada é um prato que agrada muita gente, mas algumas pessoas não gostam de certos ingredientes, porém isso não é problema na feijoada do Hotel Quality. Graças a uma excelente ideia, os ingredientes são servidos em recipientes separados, assim você come somente aquilo que gosta.

Feijoada do Hotel Quality

Já é tradição em Aracaju a feijoada servida no hotel às sextas-feira, com a presença de executivos da cidade e aberto aos turistas e moradores. Além da feijoada, há opções de entradas e sobremesas, já inclusas.

5 – Pitomba, graviola, jaca-dura

A Pitomba é o fruto da pitombeira, possui uma casca dura mas facilmente aberta com um grande caroço que ocupa quase todo o seu interior. Com a casca marrom e o interior branco, a fruta mede 2cm de diâmetro e dá em cachos, podendo ser consumida diretamente.

A graviola é uma fruta oval, com a casa verde escura e coberta de espinhos. Possui poupa branca com sabor levemente adocicado e ácido.

A jaca mais comum no Sudeste é a jaca-mole e eu não gosto. A jaca-dura que provei em Aracaju possui um gosto similar a jaca-mole porém, como o próprio nome diz, é mais consistente e para comer agente não se lambuza todo como a jaca-mole.

As três frutas podem ser encontradas com vendedores ambulantes ou nos Mercados Municipais e vale a pena provar. Eu gostei da pitomba e da jaca-dura.

Frutas Típicas - Culinária Sergipana

6 – Mangaba

A mangaba é um fruto comestível e utilizado na fabricação de doces, sucos e sorvetes. O Sergipe é o maior produtor de mangaba do Brasil, aí já viu né, é mangaba pra todo lado. A minha primeira experiência com a fruta foi no Restaurante Pastel da Jane, onde tomei um delicioso e concentrado suco de mangaba.

Também chupei um picolé da fruta na volta do passeio até a Praia do Saco e comprei uma geleia de mangaba na Feira do Turista, na Orla de Atalaia.

Suco de Mangaba - Culinária Sergipana
Suco de Mangaba

7 – Aratu

O aratu é um caranguejo de mangue que possui um ótimo sabor, muito comum em alguns pratos da culinária sergipana. Em Aracaju, eu provei o pastel de aratu do Bar do Kid enquanto presenciava o belíssimo Projeto Pôr do Sol de Aracaju, na Praia do Mosqueiro. No Pastel da Jane também tem pastel de aratu. Mas o Aratu que mais me agradou foi o do Pitú com Pirão da Eliane, talvez pelo tempero, delicioso.

Aratu - Culinária Sergipana

8 – Caldo de frutos do mar

Também na Escuna Gazella, provei o delicioso caldo de frutos do mar, uma espécie de moqueca com camarão e outros frutos do mar, porém sem leite de coco. Estava divino!

Caldo de frutos do mar - Escuna Gazella - Sergipe
Caldo de frutos do mar, da Escuna Gazella

9 – Castanha de Caju

É castanha de tudo quanto é jeito, doce, salgada, torrada, apimentada, cristalizada. No Mercado Municipal Thales Ferraz, vá no Laticínios Irmãos Santos e prove cada uma delas.

Castanha de Caju - Culinária Sergipana
Vários tipo de castanha de caju no Mercado Thales Ferraz

10 – Nhoque com frutos do mar

É isso mesmo, a inovação é do Restaurante Duna Beach. Os proprietários são italianos e, inicialmente, montaram um restaurante com cardápio italiano. Com o tempo, adaptaram alguns pratos à culinária regional e o resultado não poderia ser melhor.

Nhoque com frutos do mar - Culinária Sergipana
Nhoque com frutos do mar (à direita)

11 – Macaxeira ao Forno de Charque

O delicioso prato é servido no Rei da Sopa, localizado na Passarela do Caranguejo. É uma espécie de escondidinho de macaxeira com charque, só que vai ao forno e tem queijo por cima, que fica todo gratinado.

Macaxeira ao Forno de Charque - Rei da Sopa Restaurante - Aracaju-SE
Macaxeira ao Forno de Charque

12 – Doces artesanais

Para acabar com a sua dieta e “se acabar” nos doces artesanais, vá na Orla Pôr do Sol e prove os doces de amendoim, cocada e as rosquinhas, tudo feito pelos moradores locais.

Projeto Por do Sol de Aracaju-SE | orla Por do Sol

13 – Sorvete de Tapioca

No Restaurante Caçarola, o sorvete de tapioca tem um nome curioso, “Moça Virgem”. A sobremesa é um sorvete de tapioca com calda de banana flambada na cachaça, e cai muito bem após o almoço.

Moça Virgem - Restaurante Caçarola - Aracaju-SE
Moça Virgem – Sorvete de Mandioca com calda de banana flambada na cachaça

14 – Queijada

A iguaria gastronômica portuguesa é muito tradicional na cidade de São Cristóvão, pertinho de Aracaju. A queijada mais parece uma broa com cocada em cima e não possui queijo. Esse nome é uma “pegadinha”. O melhor lugar é na Casa da Queijada, na Praça Getúlio Vargas em São Cristóvão.

Casa da Queijada
Casa da Queijada em São Cristóvão

15 – Pizza de camarão / charque

Não poderia faltar, pizza! Na Cantina La Mamma Pizzaria tem todos os sabores tradicionais, mas dois são exclusivos, charque e camarão. A massa é fininha e crocante e o recheio saboroso.

Cantina La Mamma Pizzaria - Aracaju-SE
Pizza da Cantina La Mamma Pizzaria

16 – Casquinha de Caranguejo

O prato é destaque no Festival do Caranguejo, evento que ocorre em Aracaju todos os anos. Com tempero marcante, o prato é sucesso para os amantes de caranguejo e pode ser experimentado no Cariri, também na Passarela do Caranguejo.

Casquinha de Caranguejo - Culinária Sergipana
Casquinha de Caranguejo

Estas são algumas delícias da culinária sergipana que eu pude provar. Mas ainda tem vários outros opções para provar pelo estado de Sergipe. E agora, falta mais algum motivo pra ir provar estas delícias? Aracaju espera você de braços abertos, com uma culinária sem igual.

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

4 respostas

  1. Amei! Minha mãe é natural de Aracaju, estive lá em 2015 e provei dessas iguarias maravilhosas, porém devo acrescentar o Pastel da Jane na Atalaia e o arrumadinho no bairro Industrial! Vale muito a pena!

    1. Oi Aline, a culinária sergipana é deliciosa né?
      Quanto ao Pastel da Jane, tivemos uma experiência por lá, tem post aqui no blog contando.
      Um abraço!

  2. Olá!!! Estou em Aracaju, provei o sorvete ao lado da igreja Santo Antônio. Sorvete caseiro e de frutas regionais. O de côco é sem igual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados