O Circuito Cultural Praça da Liberdade é um projeto desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais em parceria com empresas da iniciativa privada, que reúne doze museus e espaços culturais, sendo o maior conjunto integrado de cultura do Brasil.
NAVEGUE PELO POST
TogglePraça da Liberdade
Inaugurado em 2010, o Circuito Cultural Praça da Liberdade é o maior complexo cultural do país, e foi criado com o objetivo de explorar a diversidade cultural. O circuito está em uma área nobre de Belo Horizonte, com enorme valor simbólico, histórico e arquitetônico. Como a sede do governo de Minas Gerais se transferiu para a Cidade Administrativa (outra belíssima obra de Oscar Niemeyer), os antigos prédios e casarões passaram a abrigar museus e espaços culturais.
Localizada no coração de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade (que abriga o circuito) fica no final da Avenida Bias Fortes. Chegando pela Avenida Amazonas sentido Centro, vá até a Praça Raul Soares e pegue a segunda saída, a AV. Bias Fortes e siga até o final da rua, chegando à Praça da Liberdade. Quase todas as atrações estão ao redor da Praça da Liberdade e as que ficam um pouco mais longe, não passam de 3 quadras. Basta encontrar um lugar para estacionar e dá pra percorrer todo o circuito a pé.
A Praça da Liberdade é um lindíssimo lugar, cartão postal da cidade de Belo Horizonte, com várias palmeiras espalhadas por toda a sua extensão, deixando o lugar muito agradável. Além disso, jardins, coretos, repuxos, estátuas em mármore e os prédios antigos dão um toque especial à Praça.
Por estar em uma localização central, a praça é ponto de passagem de muitos trabalhadores da cidade, e os bancos viram bons locais para descanso no horário de almoço. É comum encontrar famílias ou grupos de amigos fazendo piquenique na Praça.
O Circuito
O Circuito Cultural Praça da Liberdade é fácil de ser percorrido, podendo ser feito a pé mesmo. Tudo fica bem perto, ao redor da praça. Saiba quais são os museus e espaços que integram o circuito:
Memorial Minas Gerais Vale: Enfoca a história geral de Minas Gerais, reunindo a riqueza cultural desde o século XVIII até o cenário contemporâneo. Reúne histórias, moda, literatura e o patrimônio do estado. Funciona terça, quarta, sexta e sábado das 10h às 17h30, quinta das 10h às 21h e domingo das 10h às 15h30. Entrada gratuita.
Museu das Minas e do Metal: Retrata o legado do processo de desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado, colocando a mineração e a metalurgia em perspectiva histórica. Funciona de terça à domingo, das 12h às 18h e quinta das 12h às 22h. A entrada custa R$6,00, exceto às quintas e no último domingo do mês, quando a entrada é gratuita.
Arquivo Público Mineiro: É a instituição mais antiga de Minas Gerais (118 anos) e possui milhares de documentos de origem pública e privada como manuscritos, impressos, mapas, fotografias e filmes dos períodos colonial, imperial e republicano. Funciona de segunda à sexta feira, das 9h às 17h.
📑 O que fazer em Belo Horizonte? Confira nossas dicas!
Palácio da Liberdade: Um dos principais cartões postais da cidade, o palácio foi construído em estilo eclético com influência neoclássica. Foi inaugurado em 1897 e serviu de moradia a vários governadores. Foi restaurado em 2006 onde recebeu nova pintura e um belo pátio interno. Funciona todos os domingos, das 9h às 13h.
Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa: Outra obra de Niemeyer, esta biblioteca abriga cerca de 260 mil títulos. Recebe cerca de 1500 pessoas por dia e reúne obras de escritores brasileiros, obras de autores mineiros de várias épocas e obras raras de coleções especiais. Funciona de segunda à sexta feira, das 8h às 18h.
Centro de Arte Popular Cemig: Privilegia a riqueza e a diversidade das manifestações culturais populares. O trabalho dos artistas traduzem no barro, madeira e outros materias, o universo em que vivem. Funciona terça, quarta e sexta feira, das 10h às 19h, quinta das 12h às 21h, sábado e domingo de 12h às 19h. Entrada Gratuita.
Espaço TIM UFMG do Conhecimento: Um dos destaques do circuito, que abriga um observatório astronômico, um conjunto de exposições temáticas interativas e até um planetário de último geração, o único no estado de Minas Gerais. São abordados vários assuntos como o a vida na Terra, o meio ambiente e o universo, com cenários interativos e muita tecnologia. Funciona de terça à domingo, das 10h às 17h, quinta das 10h às 21h. Entrada Gratuita, exceto planetário que custa R$6,00.
Além desta atrações citadas acima, ainda há o Inhotim Escola, o Museu Mineiro, a Casa Fiat de Cultura, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro de Referência da Economia Criativa Sebrae e o Museu do Automóvel. Ao visitar Belo Horizonte, não deixe de visitar o Circuito Cultural Praça da Liberdade.
Circuito Cultural Praça da Liberdade
Praça da Liberdade s/nº, Belo Horizonte/MG
(31) 3272-9584
Site Oficial
Viagem realizada em junho de 2015
Pingback: Vida sem Paredes | Um blog sobre descobertas e viagens, ou vice-versa.
Olá! Parabéns pelo blog! Adorei esse post e sugeri ele em um post no meu blog! Abraços!
Que legal Camila!
Muito obrigado pela indicação e pelos elogios!
Um abraço!
Ai que lindo, André!! Fiz muito esse circuíto. Quando morava em Sete Lagoas íamos muito para BH nos finais de semana. Nossos pontos preferidos eram o Mercado, claro! E depois um rolezinho pela Praça da Liberdade. Pra almoçar, íamos muito no Redentor,restaurante muito bom! Adorei o post. Beijos
Que bacana Márcia.
Não sabia que havia morado em Sete Lagoas.
Este circuito é pura cultura!
Obrigado pela visita!
Pingback: O que fazer em BH: roteiro com principais atrações