O Espaço Zé Peixe é um museu que presta uma homenagem a um ícone sergipano que ganhou fama ao auxiliar a navegação pelo Rio Sergipe.
Quem foi Zé Peixe?
José Martins Ribeiro Nunes, o Zé Peixe, nasceu e viveu em Aracaju e foi o mais importante prático de Sergipe. Os práticos em geral orientam as grandes embarcações a bordo de um pequeno rebocador, mas o Zé Peixe era diferente, ela ia nadando mesmo. Para orientar as embarcações na saída do porto, ele pulava na água de alturas inacreditáveis e guiava os capitães, chegando a nadar cerca de 13 quilômetros por dia.
Zé Peixe levava uma vida simples e nadava pelas águas do Rio Sergipe mesmo após os seus 70 anos de idade, que saúde! Com a construção da Ponte Construtor João Alves, o porto de Sergipe foi transferido para Barra dos Coqueiros, município vizinho a Aracaju, e o trabalho ficou mais árduo, tendo que nadar mais ainda. Mesmo assim, ele continuou nadando e fazendo o que melhor sabia fazer.
Seus feitos históricos, o vigor físico, a maneira diferente de trabalhar e sua simplicidade lhe renderam fama internacional. Zé Peixe morreu em 2012, aos 85 anos e a criação do espaço eterniza a sua história no estado.
Espaço Zé Peixe
O espaço foi recentemente inaugurado (2015) e possui dois pavimentos. O primeiro andar possui uma loja de doces e algumas lojas de artesanato. Por ali também há um exemplar de um Tototó.
Mas o que é um tototó? Antes da Ponte Construtor João Alves ser construída, a travessia de pessoas de Aracaju à Barra dos Coqueiros era feita por pequenas embarcações de madeira, movidas a motor. Do barulho do motor veio o nome “tototó”.
Com a construção a ponte que liga os dois municípios, hoje restam poucos “tototós” e eles partem do atracadouro em frente aos Mercados Municipais.
A visita ao local é gratuita e o espaço fica no Centro de Aracaju, a poucos metros do Centro Cultural de Aracaju.
Espaço Zé Peixe
Av. Rio Branco s/n
Centro – Aracaju/SE
Viagem realizada em abril de 2016
Pingback: Aracaju - SE - Venha Esquecer dos Problemas nas Melhores Praias do Norte.
Pingback: Manaus - AM - TourBrazil