O Centro Cultural de Aracaju é um importante museu que conta vários detalhes da rica história de Aracaju, através de diversas obras de arte. Instalado em um antigo casarão reformado, o local possui guias que acompanham e auxiliam os visitantes.
Localizado na Praça General Valadão no Centro de Aracaju, o Centro Cultural de Aracaju fica próximo dos Mercados Municipais e a visita ao local dura cerca de 40 minutos.
NAVEGUE PELO POST
ToggleAtrações do Centro Cultural de Aracaju
O Centro Cultural de Aracaju foi inaugurado em outubro de 2014 e funciona no antigo prédio da alfândega, um casarão reformado. Alguns detalhes desta antiga alfândega ainda podem ser visitados como o enorme cofre, do tamanho de uma sala onde não conseguimos sequer mover a porta deste cofre. Fico me perguntando como teria sido o processo de instalação deste cofre, que pesa toneladas, já que na época não haviam máquinas como hoje e quanto dinheiro rolava por lá na época da colonização.
Com exposições temporárias e permanentes, mostras audiovisuais, oficinas, apresentações musicais e sessões de cinema, o centro cultural abre espaço para cultura, arte e conhecimento e recebe a visita de diversas escolas, grupos de estudos e passeios.
O hall de entrada possui quatro colunas preservadas da época da alfândega e escadarias de madeira, que levam até as exposições do segundo andar.
A Biblioteca da Cultura Sergipana Mário Cabral fica dentro do Centro Cultural, aberta à toda a comunidade com diversas obras, além de um espaço exclusivo contendo obras do escritor que dá nome ao local. Mário Cabral foi um escritor de Aracaju, um crítico dos melhores do Brasil e suas obras relatam a literatura, arte, as festas e a história social de Aracaju.
📑 Leitura Recomendada: Roteiro Completo em Aracaju
O Carrossel do Tobias, um dos símbolos da cultura popular aracajuana, foi recentemente adicionado ao acervo permanente do Centro Cultural de Aracaju. O antigo brinquedo que animou gerações entre as décadas de 1900 e 1980, foi fabricado nos Estados Unidos e acomodava até 300 pessoas, era um grande atrativo para as famílias.
O Carrossel do Tobias foi comprado pelo Governo do Estado e tombado pelo Patrimônio Histórico. O brinquedo ficou muito tempo guardado e ficou quase todo destruído, porém os cavalos e o personagem do homem negro são originais.
O Centro Cultural ainda conta com a Sala de Cultura Popular Mestre Euclides, o Museu Prefeito Viana de Assis, o Teatro João Costa, a Sala de Projeção Walmir Almeida e o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, além das diversas salas com exposições.
A exposição que mais me agradou é uma sala com diversos bonecos e brinquedos, que retrata o cotidiano e os costumes dos sergipanos.
Funcionamento do Centro Cultural de Aracaju
O Centro Cultural de Aracaju funciona de terça à sexta feira, das 9h às 17h e aos sábados, de 9h às 13h. A entrada é gratuita e as visitas são guiadas. É um bom passeio para conhecer mais sobre a história da capital sergipana, as obras são bem interessantes.
Centro Cultural de Aracaju
Praça General Valadão s/n, Centro – Aracaju-SE
(79) 3214-5387
www.aracaju.se.gov.br/cultura
Facebook
Viagem realizada em abril de 2016
“Fico me perguntando como teria sido o processo de instalação deste cofre, que pesa toneladas, já que na época não haviam máquinas como hoje e quanto dinheiro rolava por lá na época da colonização”
Só lembrando que a cidade de Aracaju é de 1855, e o Brasil se tornou independente em 1822, logo, não rolava dinheiro lá na época da colonização e sim na época do império.
Kelly, sabe que eu me fiz a mesma pergunta quando visitei o local?
Um cofre enorme daquele e não haviam máquinas na época.
Eu até perguntei ao guia mas ele não soube me responder como o cofre foi colocado lá.
A mão de Obra escrava seria a resposta. Na Grécia também não existiam maquinas e grandes templos foram levantados!