O Vale do Lúpulo foi o último local que visitei no sábado, durante o 1º Blogando no Vale Europeu, um encontro de blogueiros que aconteceu em Blumenau, no início de agosto de 2017. O lugar é um grande incentivador da produção de cervejas artesanais, tem tudo o que é necessário para fabricar e ainda ensina como fazer.
O projeto foi idealizado pelo Reginaldo Filippus, um cara muito bacana que recebeu o grupo dos blogueiros lá no Vale de Lúpulo e explicou como funciona o local, uma ideia que fomenta a produção de cervejas artesanais em Blumenau e região. Localizado a cerca de 6 quilômetros do Centro, o Vale do Lúpulo está na região norte de Blumenau, onde estão as Cervejarias Container e Blumenau, que podem ser conhecidas em um mesmo dia.
O que é o Vale do Lúpulo?
O Vale do Lúpulo é um espaço familiar, aberto à todos, onde é possível produzir a sua própria cerveja. O local vende ingredientes e equipamentos para produzir a sua cerveja em casa, mas, caso prefira, poderá pagar uma taxa de R$25 e utilizar a cozinha do espaço, produzindo ali mesmo a sua cerveja artesanal exclusiva.
Mas se você não sabe nem por onde começar, o Vale do Lúpulo sempre organiza cursos para ensinar à todos como fabricar a sua cerveja, é uma ótima oportunidade de aprender e fabricar a bebida, e quem sabe até começar um negócio. E olha que a cidade tem todos os adjetivos para este tipo de negócio, estou falando da capital nacional da cerveja.
O local funciona em um galpão bastante espaçoso e muito organizado, onde o cervejeiro caseiro/artesanal pode comprar insumos, maltes, lúpulo, fermentos, especiarias e diversos equipamentos, tem tudo o que você precisa pra fabricar a cerveja artesanal. E ainda há um espaço para cursos e palestras. O local possui uma espécie de geladeira comunitária, onde é possível provar cervejas produzidas por outras pessoas.
Durante a minha visita, pude provar alguns ingredientes como grãos de lúpulo, malte e levedura, não são muito gostosos de se provar mas vale a experiência. Acompanhei uma parte do processo de produção, na cozinha. No fim, degustamos uma cerveja produzida pelo Reginaldo e sua esposa em uma bela taça, que nos foi dada de presente, valeu Reginaldo!
O atendimento é de segunda à sexta feira das 14h às 20h30, sábados de 9h às 12h30.
Fui muito bem recebido no Vale do Lúpulo, bem como todos os outros blogueiros e aprendi um pouco mais sobre o processo de produção artesanal deste líquido, tão adorado mundo afora. Daqui uns dias, quem sabe não estarei produzindo a minha própria cerveja?
Vale do Lúpulo Brew Chop
Rua Soldado Mario Luiz Bertolini, 373
Bairro Itoupava Norte – Blumenau/SC
(47) 3232-1832
www.valedolupulo.com.br
Viagem realizada em agosto de 2017