Durante a minha passagem por Blumenau neste mês de agosto de 2017, tive a oportunidade de participar do festival gastronômico Sabores de Santa Catarina, evento realizado no Eisenbahn Biergarten, na Vila Germânica. Era uma ótima oportunidade de retornar à Vila (estive na Oktoberfest 2011) e provar vários pratos da culinária alemã, que são típicos no estado de Santa Catarina.

Como estava participando do 1º Blogando no Vale Europeu junto à outros blogueiros, fomos todos convidados a participar do festival. Quero agradecer ao Felipe Rodrigues, assessor de comunicação da Vila Germânica, pelo convite e pelo presente que ganhei.

Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - Blumenau-SC
Blogueiros no Festival Sabores de Santa Catarina

A Vila Germânica

A Vila Germânica é um centro de eventos em Blumenau, palco de grandes festas, feiras e eventos. É lá que acontece a Oktoberfest, a maior festa alemã fora da Alemanha, realizada todos os anos no mês de Outubro. A Vila Germânica recebe ainda outras grandes festas como a Osterdorf (Páscoa) e a Weihnachtsdorf (Natal).

Construído e projeto com arquitetura de inspiração europeia, o amplo centro de eventos conta com 4 setores e dispõe de diversos restaurantes, lojas de souvenirs, artesanatos e produtos típicos do estado. É possível comprar nas diversas lojas aqueles canecos da Oktoberfest, além de roupas típicas alemãs.

Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - Blumenau-SC
Vila Germânica
Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - Blumenau-SC
Vila Germânica

Aberto ao público o ano inteiro, a Vila Germânica é atração imperdível no roteiro de quem visita Blumenau.

Festival Sabores de Santa Catarina

O festival Sabores de Santa Catarina foi criado com a intenção de valorizar a culinária catarinense, que possui diversos pratos típicos alemães, e as cervejas artesanais produzidas na região, são várias. O evento funciona nos mesmos moldes da Oktoberfest, claro, em menores proporções, com shows de bandas cantando músicas típicas da Alemanha, várias mesas com bancos espalhadas pelos galpões e muito chope.

O festival tem espaço para feira livre, oficinas de gastronomia com chefs e comercialização de produtos típicos como queijos, geleias, linguiça etc. A famosa Feirinha da Servidão Wollstein surgiu em 2013 de maneira despretensiosa e já se tornou referência regional quando o assunto é a integração de pequenos empreendedores locais, comunidade e espaço público.

A proposta do festival é ser o principal evento gastronômico do estado, na minha opinião, os organizadores estão no caminho certo, o evento é super organizado e possui um precinho bem camarada pra entrar, só R$5.

Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - Blumenau-SC Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - Blumenau-SC

Sabores de Santa Catarina - Blumenau-SC
Feira Livre

Pra começar a noite, fui logo beber um chope Eisenbahn, geladinho, eita coisa boa. Depois recebi o cardápio com todas as opções de pratos do evento, massss, eu não conhecia as comidas pelo nome, tive que ir bisbilhotar as barracas e esperar os outros blogueiros pedirem, para eu ver se ia agradar do prato.  😀

Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - Blumenau-SC

Enfim, resolvi pedir um Spätzle Blumenau, o prato é um macarrão caseiro com a deliciosa Linguiça Blumenau e queijo fundido, é uma delícia mas é bem forte, coisa de alemão mesmo. Mesmo assim, comi tudo, estava muito bom. Tem Spätzle com outros recheios, de queijo e cebola, molho de cogumelos, frango e marreco.

Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - Blumenau-SC
Spätzle Blumenau

Confesso que só o Spätzle já me deixou bem satisfeito, mas queria comer mais um prato pois gosto de provar culinárias diferentes, então me arrisquei no “Entrevero”, feito à base de carne de porco e pinhão. Estava muito gostoso mas, como o tempero é forte, fiquei com receio de comer demais e me dar mal no outro dia, então nem comi tudo.

Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - Blumenau-SC
Entrevero

Aproveitei que os amigos blogueiros estavam provando outros pratos diferentes do meu para fotografar e provar alguns. Provei o “Churrasco de Igreja” que o Tony do Retrip escolheu, um prato com uma baita costela que dá pra uma igreja inteira comer  😉 , o é prato super caprichado e muito gostoso. Só não pedi porque eu não comeria nem metade daquilo tudo, é muita coisa.

Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - Blumenau-SC
Costela

A Laís do Relatos de Viagem comeu o Ragú de Marreco no Pão de Cerveja e a Carol do Vamos Por Aí comeu a fotogênica Coxa de Marreco, com mel de engenho picante.

Sabores de Santa Catarina - Blumenau-SC
Ragú de Marreco no Pão de Cerveja. Foto: Laís (Relatos de Viagem)
Sabores de Santa Catarina - Vila Germânica - Blumenau-SC
Marreco. Foto: Carol (VamosPorAi)

O Festival Sabores de Santa Catarina ofereceu ainda pratos com frutos do mar, peixes de água doce, bovinos, aves e doces.

Durante minhas andanças pelas barracas de comidinhas  😉  encontrei uma barraca que vende fondue, achei que servia o fondue pronto, mas era apenas a massa pra fazer em casa.

Porém, a atendente desta barraca começou a me mostrar seus produtos, a começar pelo queijo artesanal delicioso que provei, o Leipzig Käse, feito com uma receita familiar. A moça é bisneta de um queijeiro e busca dar sequência ao sonho de seu bisavô, que em 1928 construiu a segunda fábrica de queijo de Pomerode. Até hoje, o queijo segue a mesma receita, guardada a sete chaves, é uma delícia!

Sabores de Santa Catarina - Blumenau-SC

Vocês sabem né, mineiros, queijo, é uma relação de amor antiga, então nem pensei duas vezes e comprei este queijo. E eu ainda levei uma Linguiça Blumenau pra casa, a atendente é uma boa vendedora e acabei levando tudo isso. A barraca ainda vendia geleias e cremes de queijo mas aí minha mala não ia fechar, esses ficaram pra próxima.

O festival foi uma ótima oportunidade para que eu pudesse provar vários pratos da culinária alemã, que são típicos no estado de Santa Catarina. Como já havia ido à Oktoberfest, não me surpreendi tanto com a organização do festival, que segue os mesmos moldes e é um sucesso!

Vila Germânica
Rua Alberto Stein, 199
Velha – Blumenau/SC
(47) 3381-7700
Site

Viagem realizada em agosto de 2017

 ➡ AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

💡 Reservando através dos nossos links, nós ganhamos uma comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar no ar, dando dicas de viagem.
🏨 Reserve a HOSPEDAGEM da sua próxima viagem com o Booking.
🚗 Alugue um CARRO com a RentCars em qualquer lugar do mundo e pague em até 12x sem juros no cartão de crédito e sem IOF. Desconto de 5% no boleto.
✈️ Pesquise PASSAGENS AÉREAS com a Passagens Promo, com pagamento em até 6x sem juros. 
🛄 Antes de embarcar, não esqueça de fazer o seu SEGURO VIAGEM, ele é obrigatório em alguns países da Europa e altamente recomendo em qualquer viagem que você faça. Faça uma cotação com a Real Seguro Viagem e garante 10% DE DESCONTO reservando pelo nosso link. 
💳 Quer evitar filas para COMPRAR INGRESSOS? Compre online com a Get Your GuideTour On
✈️ Teve algum IMPREVISTO COM COMPANHIAS AÉREAS? (voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking ou extravio de bagagem) Faça uma consulta gratuita com a Resolvvi e veja se tem direito a indenizações. Você só pagará pelo serviço se ganhar a indenização.

+ Conteúdo de Blumenau e arredores:

✈️ Como chegar em Blumenau
📝 O que fazer em Blumenau
- Rua XV de Novembro e Centro Histórico de Blumenau
Oktoberfest
- Vila Germânica
Museu da Água
- Museu Hering
- Museu da Cerveja
Adega Blumenau
🍺 Vale da Cerveja
- Cervejaria Eisenbahn
- Cerveja Blumenau
- Cervejaria Container
- Vale do Lúpulo
🍔 Onde comer em Blumenau
- Festival Sabores de Santa Catarina
- Restaurante Thapyoka
🏨 Onde se hospedar em Blumenau
Plaza Blumenau Hotel
🇩🇪 Passeio à Pomerode

 

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

1 COMENTÁRIO

  1. […] Durante o Blogando no Vale Europeu, tivemos a oportunidade de conhecer o primeiro Festival Sabores de SC, cuja proposta era apresentar pratos de várias regiões do estado de SC (um estado extremamente plural, não é mesmo?) através da venda de pequenas porções para que se pudesse experimentar mais de uma opção. Achei a ideia genial, os preços ótimos e as comidinhas deliciosas! Vale ficar de olho nas redes sociais da Vila para não perder as próximas edições! Eu contei sobre os pratos que comi aqui e o André, do Meu Destino, contou mais sobre o Festival aqui.  […]

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.