logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Sergipe

Sergipe

Todos os Posts de Sergipe

Turismo em Sergipe

Sergipe é um estado recheado de atrações turísticas, a maior parte delas são voltadas para natureza. Apesar de ser o menor estado brasileiro, com quase 22 mil metros quadrados, Sergipe tem muito a oferecer a seus turistas, com belas praias, atrações históricas, diversão e entretenimento para toda a família e passeios únicos, como os Cânions do Xingó.

A lista de atrações do estado conta com belas praias, cânions, lagoas, rios, cidades históricas, boa gastronomia e até sítios arqueológicos, com pinturas rupestres e artefatos milenares. As festas populares também são destaques no estado, como o Forró Cajú, uma Festa de São João (junina) que acontece todos os anos e recebe cerca de 100 mil pessoas por dia, em quase duas semanas de evento.

Sergipe também é um ótimo destino histórico, a começar por Aracaju, que conserva um Centro Histórico recheado de casarões coloniais, igrejas e museus. Mas há outras atrações históricas no estado, com destaque para São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do país, nomeada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco

SUP Amigos - Aracaju-SE

O que fazer em Sergipe

Se você está em busca do que fazer em Sergipe, este post tem dicas valiosas para você montar o seu roteiro de acordo com o seu gosto. Estive no estado durante 12 dias e pude conhecer o que Aracaju e seus arredores tem de melhor. Minha primeira viagem ao estado foi à convite da SEMICT, a Secretaria de Turismo de Aracaju, ficando por quatro dias no estado. Na segunda viagem, também à convite, fiquei por oito dias, focando nas atrações do interior do estado.

A gastronomia sergipana é bastante diversificada e possui sabores únicos, estando ligada à elementos encontrados na zona litorânea e nos rios que cortam o estado. É impossível ir à Sergipe e não experimentar o caranguejo, a principal iguaria servida no estado. Também é praticamente obrigatório experimentar o “Camarão de Cueca”, uma moqueca de camarão servida no Restaurante Caçarola. Outras iguarias que merecem ser experimentadas são Mangaba, Pitomba e Graviola, frutos típicos, além das deliciosas Castanhas de Caju e Aratu, este último um caranguejo de mangue. Aqui tem dicas de onde comer em Aracaju.

Aracaju

A linda Aracaju, capital do estado de Sergipe, é uma cidade fantástica. Oferecendo uma excelente qualidade de vida, é apontada como a capital com menor desigualdade do Nordeste Brasileiro, além de possuir os hábitos de vida mais saudáveis do país, sendo exemplo na conservação de ciclovias, praças, parques e outros espaços públicos. Além do mais, Aracaju é uma das capitais com os custos de vida mais reduzidos do país.

Não dá pra falar de Aracaju sem começar pela Orla de Atalaia, considerada a orla mais linda do Brasil. Com 6 quilômetros de extensão, a orla é totalmente preparada para o turismo, lazer e entretenimento, conta com uma grande variedade de bares e restaurantes, quadras, praças de eventos, diversos hotéis e pousadas, academias ao ar livre, banheiros, ciclovia em toda a sua extensão, parques, feiras de artesanato e muitas outras atrações.

Arcos da Orla de Atalaia
Arcos da Orla de Atalaia

Onde se hospedar em Aracaju? Confira aqui as nossas dicas.

Por ali, dá pra visitar o Oceanário e Projeto TAMAR, que cuida da preservação das tartarugas marinhas, a Região dos Lagos, que reúne diversas pessoas todos os dias em busca da prática de esportes, o Mundo da Criança, que possui várias atrações para os pequenos, os Arcos da Orla, ponto turístico de Aracaju e a Passarela do Caranguejo, que reúne vários restaurantes oferecendo diversas iguarias típicas do estado.

O Centro Histórico de Aracaju possui igrejas e museus, além dos famosos Mercados Municipais. Vale a pena conhecer locais importantes como a Colina de Santo Antônio, o Museu da Gente Sergipana e o Centro Cultural de Aracaju.

Ainda em Aracaju, vale a pena conhecer o Mirante da 13 e Julho, dançar muito forró no Cariri e na Marinete do Forró, conhecer a Croa do Goré e Ilha dos Namorados de Catamarã, em um passeio que pode ser conciliado com a prática de Stand Up Paddle e com o Pôr do Sol na Praia do Mosqueiro.

Croa do Goré - Aracaju-SE
Croa do Goré
Restaurante e Casa de Forró Cariri - Aracaju-SE
Restaurante e Casa de Forró Cariri

Quanto às praias de Aracaju, Atalaia possui diversas barracas de praia, porém as areias não costumam receber grandes aglomerações de pessoas, talvez pela extensa faixa de areia, ou até pela distância do calçadão da orla para o mar. Por outro lado, a Praia de Aruana é bastante movimentada e possui barracas de praia com ótima infra estrutura, sendo indicada para pessoas que gostam de passar mais tempo na praia.

Praia de Aruana - Aracaju-SE
Praia de Aruana

Cânion do Xingó

Um dos passeios que projetaram o estado de Sergipe para o Brasil e para o mundo, os Cânions do Xingó são lindos, sendo um dos maiores cânions navegáveis do mundo. Com belezas naturais de tirar o fôlego, o passeio é um dos mais requisitados no estado, sendo necessário se deslocar até o município de Canindé de São Francisco.

Para chegar aos cânions, é necessário embarcar em catamarãs, que possuem infra estrutura completa, com os ingressos podendo ser adquiridos na chegada ao local. No Porto de Brogodó, local onde os catamarãs levam, dá pra mergulhar nas águas cristalinas ou navegar até a Gruta do Talhado, embarcando em um pequeno barco.

São Cristóvão

A quarta cidade mais antiga do Brasil abriga um valioso conjunto arquitetônico, o mais importante patrimônio histórico-cultural do estado. Localizada a 25 quilômetro de Aracaju, São Cristóvão foi a primeira capital do estado, então toda a história de Aracaju passa por esta importante cidade.

O Centro Histórico de São Cristóvão é tombado pelo IPHAN, onde se destaca a Praça São Francisco, principal praça e cartão de visitas da cidade, eleita Patrimônio Mundial pela Unesco. Nesta Praça está a Igreja e Convento de São Francisco, fundados em 1693. A lista de atrações da cidade conta com diversas outras igrejas e museus, tá tudo explicado aqui neste post. Ah, indo à cidade, não deixe de experimentar as queijadas, iguaria típica da cidade e do estado.

Igreja e Convento de São Francisco - São Cristóvão - Sergipe
Igreja e Convento de São Francisco em São Cristóvão

Parque dos Falcões

Um dos passeios mais interessantes dos arredores de Aracaju é o Parque dos Falcões, um centro de reabilitação de aves de rapina, localizado no Município de Itabaiana. O local é preparado e tem estrutura para receber os turistas, que podem ver e ter contato com algumas espécies. O responsável por tudo é o Percílio que, acredite, conversa com os animais. O passeio é incrível e único.

Praia do Saco - Sergipe

Localizada no município de Estância, a Praia do Saco já foi considerada (por uma revista francesa) uma das 100 mais belas praias do mundo. Contando com 5 quilômetros de extensão, esta praia possui areia fina e fofa, mar calmo com águas mornas e cristalinas, sendo indicada para pessoas que buscam tranquilidade. Além de toda a beleza, a praia possui boa infra estrutura e boas barracas de praia, como o Restaurante Asa Branca da Dona Neuza, que serve uma comida espetacular. Aproveite para curtir também um passeio de buggy pelas duas da praia.

Praia do Saco - Estância - Sergipe
Praia do Saco

Mangue Seco

Apesar de estar no estado da Bahia, Mangue Seco fica na divisa da Bahia com Sergipe, sendo uma ótima opção de passeio para os turistas que visitam o menor estado do Brasil. Famosa por servir de cenário para a novela global Tieta do Agreste, Mangue Seco pode ser alcançada através de uma travessia de catamarã, possui uma pequena vila com 200 habitantes e oferece um passeio de buggy imperdível, que leva às dunas da praia, com paradas em pontos estratégicos. A última parte do passeio é curtir a praia, que possui extensa faixa de areia e boas opções de barracas de praia.

#Partiu Sergipe?

Apesar de ser o menor estado do Brasil, Sergipe possui muitas atrações, belezas naturais de tirar o fôlego, diversão e entretenimento para toda a família, belas praias e centros históricos recheados de igrejas e museus. Sergipe é um destino completo e merece ser visitado. Se ainda tiver dúvidas em relação ao roteiro, aqui eu disponibilizo um completo, para até 8 dias, com todas as dicas.