logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Santa Catarina » Blumenau » Saiba como foi o 1º Blogando no Vale Europeu, encontro de blogueiros em Blumenau-SC

Saiba como foi o 1º Blogando no Vale Europeu, encontro de blogueiros em Blumenau-SC

O estado de Santa Catarina foi sede do 1º Blogando no Vale Europeu, um encontro de blogueiros organizado pela Márcia do blog Casa de Doda, realizado de 4 a 6 de agosto deste ano de 2017. O estado possui belezas para todos os gostos e culturas das mais variadas tradições, sendo colonizado por imigrantes alemães, italianos, holandeses, portugueses e suíços.

O Blog Meu Destino teve a honra de estar entre os blogs selecionados para participar do concorrido encontro que ocorreu em Blumenau, uma cidade fantástica que me encantou em todos os sentidos, linda, limpa, receptiva e muito agradável. Os blogueiros ainda tiveram a oportunidade de conhecer Pomerode, que assim como Blumenau, é reconhecida pela forte tradição alemã.

O 1º Blogando no Vale Europeu foi um sucesso e teve a presença de 15 blogs de diferentes estados brasileiros. Veja como foi a programação do encontro e fique ligado nas próximas dicas que irei postar aqui no blog sobre o Vale Europeu, já adianto, o destino é ótimo para os apaixonados por cervejas artesanais.

Hospedagem: Plaza Blumenau Hotel

Me hospedei no Plaza Blumenau Hotel durante o encontro, a localização é ótima e a estrutura é excelente, um dos hotéis mais tradicionais da cidade. O hotel está a duas quadras da Rua XV de Novembro, a principal da cidade onde acontecem diversos eventos e os desfiles durante a Oktoberfest. Aqui tem o review da hospedagem.

Plaza Blumenau Hotel - Hospedagem em Blumenau-SC
Plaza Blumenau Hotel

Programação do 1º Blogando no Vale Europeu

O evento começou oficialmente na sexta feira à noite, mas alguns blogueiros chegaram na sexta de manhã. Meu vôo chegou à Navegantes (aeroporto mais próximo) às 12h47, desembarquei e corri para o ônibus da Executivo Transportes, que realiza o traslado Navegantes/Blumenau.

Blogando no Vale Europeu - Blumenau-SC
Chegando ao Plaza Blumenau Hotel

Sexta Feira – 04/08

O almoço de sexta feira aconteceu no Restaurante Per Tutti, que oferece buffet self service com enorme variedade e comida saborosa. A localização também é ótima, próximo à charmosa prefeitura da cidade. Quando cheguei para encontrar os blogueiros, eles já haviam saído do Per Tutti  🙁  mas estavam no Amantes do Café  😀 , uma agradável cafeteria bem em frente ao restaurante.

Blogando no Vale Europeu - Blumenau-SC
Meu primeiro contato com os outros blogueiros, no Amantes do Café

Como o restante da tarde estava livre, me juntei a alguns blogueiros e fui conhecer a fábrica da Eisenbahn, uma ótima cerveja que está ganhando todo o Brasil. Infelizmente a visita à fábrica não mais acontece, eles passam apenas um vídeo de 45 minutos, achamos muito longo o vídeo e resolvemos ficar no bar da fábrica. Pedimos uma sequência de degustação, onde vem 4 copos com 50ml contendo todos os chopes Eisenbahn para provar.

A abertura oficial do Blogando no Vale Europeu aconteceu às 19h no Plaza Blumenau, onde recebemos as boas vindas da Márcia, organizadora do encontro, da Luisa Borda representante da secretaria de turismo e da Juliana, representante da rede Plaza. Por fim, ouvimos uma palestra da competente blogueira Ana Grassi do blog ItaliAna, com dicas para conquistar os nossos leitores.

Abertura do Blogando no Vale Europeu - Blumenau-SC
Abertura oficial

Para fechar a sexta feira, fomos brindar o encontro na Adega Blumenau, uma espécie de Cerveteca onde é possível adquirir cervejas de várias marcas, inclusive internacionais.

Adega Blumenau - Cervejas Artesanais
Adega Blumenau

Sábado – 05/08

O sábado foi um dia com intensa programação. Iniciamos com uma caminhada pela Rua XV de Novembro, que atravessa o centro histórico da cidade e possui grande importância para o município. Fomos guiados pela Sissi, guia da Secretaria de Turismo de Blmenau. Além de receber os desfiles da Oktoberfest, a XV de Novembro possui diversos museus, casas em estilo enxaimel e muitas flores, a rua é um charme!

No fim da rua pegamos o ônibus para ir até o Museu Hering, onde é possível conhecer a trajetória histórica da Companhia Hering, fundada na cidade. O museu ainda possui um jardim suspenso, projetado por Roberto Burle Marx.

Blogando no Vale Europeu - Blumenau-SC
Museu Hering

O Tony do Retrip levou seu drone para gravar algumas imagens do local, se distraiu e o drone dele se chocou com uma árvore enorme. Tarefa árdua foi tirar o drone de lá, somente com ajuda de um profissional. No fim, deu tudo certo.

Tony resgatando seu drone
O resgate do drone

O almoço de sábado foi no Restaurante Thapyoka, mais uma opção com variado buffet self service e famoso por servir uma boa feijoada. O interessante é que a feijoada possui os ingredientes separados, assim você come somente aquilo que gosta. O Thapyoka possui um deck com vista para o Rio Itajaí e oferece música ao vivo.

Após o almoço, passamos pelo Mausoléu Dr Blumenau, Cemitério dos Gatos, Parque Edith Gaertner, primeira edificação em enxaimel de Blumenau e o Museu da Cerveja. Seguimos para o Museu da Água, onde há um mirante com uma vista panorâmica para a cidade.

Blogando no Vale Europeu - Blumenau-SC
Vista do Museu da Água

A partir daí, começamos uma maratona pelas cervejarias. Iniciamos pela fábrica da Cerveja Blumenau, onde conhecemos todos os processos de produção e envasamento das cervejas lá produzidas. Por fim fizemos uma degustação.

Depois visitamos a Cervejaria Container, não conhecemos a fábrica pois o processo é o mesmo da Cervejaria Blumenau, ficamos apenas no bar, que possui ambiente inspirado nos pub’s ingleses, com rock na medida certa e ótimo chopp, foi o que mais gostei.

Fábrica da Cerveja Blumenau-SC

Pra finalizar o tour, passamos pelo Vale do Lúpulo, um local onde é possível fazer a sua própria cerveja. O local oferece cursos para produção de cervejas artesanais, com parte teórica e prática, pudemos acompanhar uma parte do processo de produção.

À noite, os blogueiros foram convidados a participar do Festival Sabores de Santa Catarina, um festival gastronômico com diversos pratos típicos alemães, chopp e muita animação nos galpões da Vila Germânica.

Festival Sabores de Santa Catarina
Blogueiros reunidos na Vila Germânica

Fomos até a Vila Germâmica de Uber e, enquanto aguardava o carro chegar, fui reconhecido por um leitor do blog, que trabalha no Plaza Blumenau Hotel. Ele disse que acompanha o blog e até citou alguns posts, fiquei super feliz por ter o meu trabalho reconhecido.  😛

Blogando no Vale Europeu - Blumenau-SC
Este blogueiro com o leitor

Domingo – 06/08

No domingo, fomos até Pomerode, cidade a cerca de 50 minutos de Blumenau. O pórtico de entrada da cidade é lindo e muito fotogênico, paramos por ali para fotos. Alguns metros à frente, há um coração com a inscrição Pomerode (foto capa), também muito requisitado para fotos.

Blogando no Vale Europeu - Blumenau-SC
Pomerode

Fizemos um tour pelo centrinho da cidade, conhecemos o Museu Pomerano, a loja da Cerveja Schornstein, a maior árvore de Páscoa do mundo e o mercado de artesanato da cidade. O centro histórico é pequeno e possui algumas casas em estilo enxaimel.

Por fim, retornamos à Blumenau para o almoço e encerramento oficial do Blogando no Vale Europeu no Hotel Himmelblau, outra boa opção de hospedagem em Blumenau.

Considerações finais

O Blogando no Vale Europeu foi um sucesso, a Márcia correu atrás de tudo e pensou em cada detalhe para que o encontro fosse um sucesso, e foi! A programação no sábado foi intensa mas muito produtiva, deu pra conhecer muita coisa. A escolha dos blogueiros não poderia ser melhor, uma galera animada, divertida e competente.

Deixo um agradecimento especial à Márcia e seu esposo pelo oportunidade de participar do encontro, ao Tony pela companhia de quarto, à vizinha de quarto Ana Grassi pelas dicas e conselhos para o meu blog, à Zudi pelas caronas e pela grata companhia, à Ana Carolina pelas dicas valiosas do Pinterest e à todos os outros blogueiros com quem pude conversar e aprender. Adorei conhecer todos vocês.

Agradeço também à todos os parceiros que apoiaram este projeto e nos receberam com muito carinho, foi tudo perfeito!

Vale do Lúpulo

Em breve terei diversas dicas do destino nos posts que estão por vir, não deixe de acompanhar. Através da hashtag #BlogandoNoValeEuropeu você acompanha as publicações de todos os blogs no Instagram.

Outros Blogs Participantes do Blogando no Vale Europeu

Casa de Doda– Márcia Silveira
Retrip – Antônio Jr.
Italiana – Ana Grassi
Vamos Por Aí – Ana Carolina
Viajar Correndo – Carolina Belo
Viajante Solo – Denise Tonin
Mapa na Mão – Ester Nunes
Tá Indo Pra Onde – Fernanda Scafi
Destinos Por Onde Andei – Gisele Prosdocimi
Tá na Minha Rota – Grasiela Mattos e Luciano
Relatos de Viagem – Laís Roani
Roteiros e Dicas – Laura Wolff
Rota Terrestre – Sabrina da Rosa
Entre Polos – Zudi Dadalt

Viagem realizada em agosto de 2017

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

15 respostas

  1. André, seu post ficou ótimo! Esse encontro foi um sucesso! Quem sabe não conseguimos reunir essa galera novamente para um novo encontro? Eu e o Miranda adoramos ter tido a honra de participar desse encontro e termos conhecido e tomado alguns chops com você.

    1. Nossos chopps vão ficar pra história, e não foram poucos. Foi ótimo estar com vocês e vamos tentar reunir essa galera em algum lugar para relembrar!
      Um abraço!

  2. André que post completo do nosso final de semana maravilhoso. Gostei muito de te conhecer, assim como os demais. Acho que fortalecemos nossa amizade virtual. Parabéns pela sua dedicação ao seu blog. O primeiro a postar e com bastante qualidade. Um grande abraço e até a próxima!

  3. O post mais rápido e completo que você respeita! rsrs Brincadeiras a parte, parabéns pelo trabalho, ficou ótimo! O final de semana foi muito produtivo, foi ótimo ter conhecido e trocado experiências com você e com os colegas. Grande abraço!

  4. Ai gente!!!! Que legal ler este post e relembrar tudo o que vivenciamos no Blogando! Foi uma excelente experiência!!!! Um relato bem sucinto e completo! Parabéns!
    E que maneiro ter sido reconhecido por um leitor do blog! Parabéns de novo!
    Abraços,
    Carolina

  5. Vizinho, que grata surpresa conhece-lo! Tenho certeza que aprendi mais com você do que você comigo!
    Você é um talento e tenho certeza que, com seu trabalho honesto, comprometido e responsável, o céu será seu limite!!!
    Conte sempre comigo!
    Beijocas,
    Ana Grassi
    p.s. esqueceu de me agradecer pela trilha sonora no banheiro…ahahaha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados