logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Santa Catarina » Blumenau » Passeio pela Rua XV de Novembro e Centro Histórico de Blumenau-SC

Passeio pela Rua XV de Novembro e Centro Histórico de Blumenau-SC

O Centro Histórico de Blumenau é um dos mais charmosos que conheço. A Rua XV de Novembro é toda lindinha, florida, com calçamento de paralelepípedos e tem grande importância para o município. Grande parte dos atrativos do centro histórico estão na Rua XV de Novembro ou bem próximos dela, é impossível conhecer Blumenau sem passar por ela.

Todo o Centro Histórico de Blumenau pode ser conhecido através de uma caminhada, no meu caso, percorri todo o circuito na parte da manhã. Para conhecer tudo com calma, é bom reservar boa parte do seu dia, mas para uma viagem de final de semana, dá pra ver tudo de perto, separando apenas uma manhã. A cidade é super segura, pode levar a sua câmera e seu celular sem receio algum.

O ideal é visitar a cidade fora da alta temporada, para conhecer tudo com calma e caminhar pelo centro histórico com tranquilidade. Escolha um hotel bem localizado, assim você economiza o transporte. Eu me hospedei no Plaza Blumenau Hotel, localizado a duas quadras da Rua XV de Novembro, uma ótima localização. Aqui tem o meu review sobre o hotel.

Roteiro pelo Centro Histórico de Blumenau (Walking Tour)

As atrações estão em ordem cronológica, com roteiro se iniciando pela Prefeitura de Blumenau, no início da Rua XV de Novembro.

1 – Prefeitura Municipal de Blumenau

A Prefeitura de Blumenau é um dos locais mais fotogênicos da cidade. O prédio, inaugurado em 1982, é uma imitação da técnica construtiva enxaimel, presente em diversas edificações de Blumenau. No local funcionava a sede da antiga Estação Ferroviária.

A praça Victor Konder, que fica em frente a prefeitura é toda florida, com jardins bem cuidados, um espelho d`água e um chafariz. Nessa praça encontra-se também a Locomotiva Macuca. A prefeitura e a praça estão no início da Rua XV de Novembro.

Av Castelo Branco 2 – Praça Victor Konder – Centro

Prefeitura - Centro Histórico de Blumenau-SC

2 – Locomotiva Macuca

A Macuca foi a primeira locomotiva de Blumenau. Importada da Alemanha em 1908, ela chegou ao Brasil a bordo do Vapor Klobenz, que também trazia cerca de 800 toneladas de material para a construção da Estrada de Ferro Santa Catarina. O nome Macuca foi dado pela semelhança com a ave macuco, o apito da locomotiva lembrava o seu pio e o ruído da descarga de sua caldeira emitia som parecido com o produzido pelas asas da ave.

 Praça Victor Konder – Centro

Locomotiva Macuca - Centro Histórico de Blumenau-SC

3 – Ponte de Ferro Aldo Pereira de Andrade

Esta ponte serviu de travessia para a estrada de ferro que ligava Blumenau à Itajaí, sendo construída em 1929 com material importado da Alemanha. Inaugurada dois anos mais tarde, a ponte foi utilizada até o ano de 1971, após uma decisão do governo de não mais utilizá-la. Restaurada em 1991, foi adaptada ao trânsito de veículos e pedestres e simboliza um marco no desenvolvimento econômico de Blumenau e todo o Vale do Itajaí.

➡ Liga a Av. Martin Luther à Rua Rodolfo A. Kucker.

Ponte de Ferro - Centro Histórico de Blumenau-SC

4 – Relógio das Flores

O Relógio das Flores foi inaugurado no ano 2000 como parte das comemorações dos 150 anos de Blumenau e funciona à energia elétrica. Localizado próximo à Prefeitura de Blumenau, o relógio é o único deste estilo no estado e um dos poucos no país, além dele existem apenas mais cinco.

➡ Praça Victor Konder – Centro

Relógio das Flores - Centro Histórico de Blumenau-SC

5 – Rua XV de Novembro

A mais bela e mais importante rua da cidade abriga boa parte do Centro Histórico de Blumenau, sendo repleta de flores, bancos em meio à sombras e um movimentado comércio. A Rua é palco dos desfiles da Oktoberfest e das comemorações do aniversário da cidade, possui 1591 metros de extensão e já foi chamada de “Wurtstrasse” (Rua da Linguiça) por ser estreita e cheia de curvas.

Aos domingos, a rua é fechada para o trânsito de veículos e se transforma em um rua do lazer, recebendo famílias com crianças e feiras culturais e de artesanato. O local é o principal ponto de partida para os roteiros pelo Centro Histórico. Resta torcer para o dia estar agradável e com céu aberto, pois a beleza incontestável da Rua XV de Novembro cuida de todo o resto e rende belas fotos.

Rua XV de Novembro - Centro Histórico de Blumenau-SC
Rua XV de Novembro - Centro Histórico de Blumenau-SC
Rua XV de Novembro - Centro Histórico de Blumenau-SC

6 – Teatro Carlos Gomes

Construído em 1939 o Teatro Carlos Gomes possui um dos 4 palcos giratórios do Brasil e capacidade para receber até 1170 expectadores. Hoje o local funciona como centro de convenções e escola de balé, teatro e dança.

➡ Rua XV de Novembro 1181 – Centro – (47) 3144-7166

Teatro Carlos Gomes - Centro Histórico de Blumenau-SC

7 – Feira de Artesanato

O prédio onde a Feira de Artesanato está instalada é da década de 40, possui estilo art déco e desde 1998 são comercializados os trabalhos de mais de 40 artesãos. O prédio fica próximo ao Castelinho da Havan.

➡ Rua XV de Novembro 1091 – Centro – (47) 3326-2404
💡 
Segunda à sexta de 9h às 18h, sábados de 9h às 13h.

Feira de Artesanato - Centro Histórico de Blumenau-SC

8 – Castelinho da Havan / Antigo Castelinho Moellmann

O Prédio conhecido como Castelinho da Havan foi construído em 1978 por um empresário de uma família tradicional blumenauense. A construção é uma réplica da prefeitura de Michelstadt, uma cidade do sul da Alemanha. Antes de 1978, ali era o Castelo Moellmann, uma empresa muito tradicional na época. É outro local bastante fotogênico do Centro Histórico de Blumenau.

➡ Rua XV de Novembro 1050 – Centro

Castelinho da Havan - Centro Histórico de Blumenau-SC

9 – Catedral São Paulo Apóstolo

Inicialmente construída em 1858, a igreja foi batizada de São Paulo Apóstolo. Com o passar dos anos, a igreja foi ficando pequena para receber os fiéis e um novo projeto foi escolhido, com uma edificação em pedras de granito vermelho, mais moderna.

Esta nova construção foi inaugurada em 1958 e teve a colaboração da comunidade, que fazia doações. A torre dos sinos foi inaugurada 5 anos mais tarde e possui 45 metros de altura e três sinos, que representam Jesus, Maria e José. Em 2008, a edificação foi tombada pelo Município de Blumenau como Patrimônio Cultural Edificado.

➡ Rua XV de Novembro s/n, Centro – (47) 3322-0699
💡 Segunda, de 8h às 12h e 14h às 17h
💡 Terça à Sexta, de 8h às 19h | Sábado – 8h às 18h.

Catedral de São Paulo Apóstolo - Centro Histórico de Blumenau-SC

10 – Praça Dr. Blumenau

Inaugurada em 1949, a praça é uma homenagem ao fundador da cidade, o Dr. Blumenau. O local foi palco de grandes manifestações culturais e políticas e possui um mosaico composto de cacos de pisos e azulejos.

➡ Rua Nereu Ramos – Centro

Praça Doutor Blumenau

11 – Mausoléu Dr. Blumenau

Inaugurado em 1974, o Mausoléu guarda os restos mortais do Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, fundador da cidade, e de seus familiares.

➡ Rua XV de Novembro 161 – Centro – (47) 3381-7514
Entrada: Gratuito
💡 Todos os dias, de 10h às 16h

Mausoléu Doutor Blumenau

12 – Fundação Cultural de Blumenau

O antigo prédio que ali existia foi sede da colônia de Blumenau (1875) e já abrigou a Prefeitura Municipal, o Fórum e as repartições policiais e judiciais. A edificação foi parcialmente destruída durante um incêndio em 1958 e ficou fechada por muitos anos, sendo reconstruída e inaugurada somente em 2001, com o atual prédio em funcionamento.

Hoje o local abriga o Museu de Arte de Blumenau e recebe projetos como o Cine Arte, onde todas as segundas feira o auditório do teatro exibe um filme para os apreciadores de artes cinematográficas.

➡ Rua XV de Novembro 161 – Centro – (47) 3381-6192
💡 Segunda à sexta, de 8h às 12h30 e 13h30 às 17h30

Fundação Cultural de Blumenau

13 – Museu da Cerveja / Praça Hercílio Luz

O acervo do Museu da Cerveja possui peças, equipamentos utilizados na fabricação de cerveja, fotografias, documentos e textos que pertenceram à antiga Cervejaria Feldmann e à Cervejaria Brahma. O Museu está localizado na Praça Hercílio Luz, próximo ao Restaurante Thapyoca.

➡ Rua XV de Novembro 160 – Centro – (47) 3326-6791
➡ Entrada:
Gratuito
💡
Segunda à Sexta, de 9h às 17h
💡 Sábado, Domingo e feriado, de 10h às 16h

Museu da Cerveja - Centro Histórico de Blumenau-SC
Praça Hercílio Luz - Centro Histórico de Blumenau-SC
Praça Hercílio Luz

14 – Parque Edith Gaertner

O parque está em anexo às residências do fundador da cidade, o Dr. Blumenau e do cônsul da Alemanha Victor Gaertner e abriga uma pequena floresta nativa com diversas espécies, plantadas pelo Dr. Blumenau. O parque recebe este nome por ter sido espaço de contemplação e inspiração da sobrinha-neta de Dr. Blumenau, Edith Gaertner, atriz com destacada atuação pela Europa.

➡ Alameda Duque de Caxias 68 (Fundos do Museu da Família Cononial) – Centro – (47) 3381-6990
➡ Entrada: 
Gratuito

Parque Edith Gaertner

15 – Cemitério dos Gatos

Localizado junto ao Parque Edith Gaertner, o cemitério se tornou uma atração turística devido ao grande afeto de Edith (sobrinha-neta do Dr. Blumenau) com os gatos. Ela tinha vários e quando morriam, os felinos eram enterrados, com direito a funeral e cortejo fúnebre, assim surgiu o Cemitério dos Gatos.

➡ Alameda Duque de Caxias 64 (Parque Edith Gaertner) – Centro (47) 3381-7516
➡ Entrada:
Gratuito

Cemitério dos Gatos

16 – Museu da Família Colonial

Rico espaço cultural que preserva um acervo de 6200 peças do Dr. Blumenau, de colonizadores e de suas famílias: móveis, acessórios, vestimentas e maquinários antigos, que estão muito bem conservados. O Museu da Família Colonial está instalado na primeira edificação em estilo enxaimel de Blumenau.

Alameda Duque de Caxias 64 (Rua das Palmeiras) – Centro – (47) 3381-7516
➡ Entrada:
R$5 | Crianças até 8 anos: Gratuito
💡
Terça à domingo de 10h às 16h

Museu da Família Colonial - Centro Histórico de Blumenau-SC

17 – Alameda Duque de Caxias

Esta bela alameda está repleta de palmeiras e foi a primeira rua planejada da colônia, com as suas primeiras palmeiras sendo trazidas do Rio de Janeiro.

➡ Alameda Duque de Caxias – Centro

Alameda Duque de Caxias

18 – Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller

A biblioteca foi criada em 1940 e possui acervo com mais de 60 mil volumes, incluindo livros da literatura nacional, infantil e estrangeira, enciclopédias e dicionários e livros de auto ajuda. O nome homenageia o Dr. Fritz Müller, um dos primeiros cientistas a comprovar a teoria de Darwin sobre a seleção natural das espécies, falecido em Blumenau.

➡ Alameda Duque de Caxias 64 – Centro – (47) 3326-6787

Bliblioteca Fritz Muller

19 – Igreja Luterana do Espírito Santo

Igreja projetada por Henrick Krohberger em arquitetura neogótica, estilo originado na Inglaterra que foi popularizado a partir do reinado de D. Pedro II. A construção foi tombada como Patrimônio Cultural Edificado pelo Estado de Santa Catarina em 2002. A Igreja Luterana está localizada no alto de uma colina, em meio a muita vegetação, um pouco mais afastado do Centro Histórico de Blumenau.

➡ Rua Amazonas 119 – Garcia – (47) 3322-0587

Igreja Luterana - Centro Histórico de Blumenau-SC

Tem mais dicas de locais para conhecer no Centro Histórico de Blumenau? Conte pra gente nos comentários.

Viagem realizada em agosto de 2017

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

2 respostas

  1. Pingback: 6 lugares calmos para viajar no Sul do Brasil - Hotel Rouxinol
  2. Tipicamente alemã, Blumenau é um pedacinho da Alemanha, no coração do Brasil. Vale a pena conhecer, seu povo, sua história, seus costumes e o que de melhor existe na cidade, a Vila Germânica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados