O recém criado Projeto Pôr do Sol de Aracaju já se tornou um dos principais atrativos para turistas e moradores da capital de Sergipe. Idealizado pela SEMICT – Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo – o projeto existe há dois anos e acontece todos os sábados na chamada Orla Pôr do Sol, atraindo vários turistas que se encantam pela beleza e pelas atrações do local.
Para os leitores que já estiveram em João Pessoa, o Projeto Pôr do Sol de Aracaju na Praia do Mosqueiro lembra o já consolidado Bolero de Ravel na Praia do Jacaré.
A Orla Pôr do Sol, onde acontece o projeto, fica na Praia do Mosqueiro, litoral sul da cidade. A partir da Orla de Atalaia, siga pela Av. Santos Dumont (beira mar) por toda a vida até chegar em um trevo que dá acesso à Orla Pôr do Sol, há placas por lá.




Atrações do Projeto Pôr do Sol de Aracaju
Todos os sábados, a partir das 15h, o projeto se inicia com a abertura das feiras. É montada uma estrutura na Orla Por do Sol com várias barracas que vendem artesanato e comidas típicas, tudo feito pela comunidade local. Eles receberam cursos de qualificação e estão faturando com o projeto, agregando oportunidade de trabalho e renda com o desenvolvimento do turismo local e da comunidade.
Através do projeto, muitas famílias puderam crescer profissionalmente e hoje são donas do próprio negócio. É notável a felicidade dos moradores em receber os turistas, ver a Orla Por do Sol lotada e ainda garantir o sustento da família com as vendas.
Entre 15h e 17h diferentes atrações se apresentam em um palco montado sobre o calçadão. No sábado em que estive presente, houve uma apresentação de um saxofonista por cerca de 1h.
📑 Leitura Recomendada: Roteiro Completo em Aracaju
A partir das 17h, há uma atração fixa, a principal do Projeto Pôr do Sol de Aracaju. O simpático Valtinho do Acordeon rouba a cena, tocando sanfona e cantando músicas clássicas como “Ave Maria”, em um pequeno barco sobre as águas do Rio Vaza Barris. O público acompanha a apresentação do calçadão da orla e aprecia o lindo pôr do sol ao fundo, um cenário deslumbrante. A apresentação segue até o sol se pôr por completo. Confira em nosso canal do Youtube o vídeo da apresentação de Valtinho no Orla Pôr do Sol.








Os visitantes ainda curtem uma apresentação de danças típicas da comunidade. Eu pude acompanhar a apresentação do grupo Samba de Coco com os moradores se divertindo na folclórica dança “Coco de Roda”, dança típica da região nordeste, muito interessante.
Entre uma apresentação e outra, aproveite para experimentar as delícias da culinária sergipana, como o pastel de aratu e de camarão, tapioca, doce de coco e amendoim, castanha, queijada, ahhh, só de falar já me dá vontade! As feirinhas de artesanato possuem presentas e lembranças (bem bacanas) de Aracaju como porta retratos, chinelos, chapéus e pinturas, vale a pena conferir.








Dica: Reserve um sábado de seu roteiro para curtir o Projeto Pôr do Sol de Aracaju. Se o roteiro estiver apertado, chegue à partir das 17h. Lembre-se que o sol se põe mais cedo no Nordeste.
Se você gosta de praticar stand up paddle, a Orla Por do Sol é um ótimo lugar para a prática do esporte. É possível alugar o equipamento com o pessoal do SUP Amigos, procure o Otávio. Além da locação, o Otávio realiza um trabalho social com as crianças da comunidade, retirando lixo dos rios e ao mesmo tempo ensinando o esporte a elas. Praticar SUP em um lindo cenário com o pôr do sol ao fundo e ainda ajudar um projeto social, precisa de mais algum motivo para ir conhecer o SUP Amigos?
🏨 Onde se hospedar em Aracaju? Confira 6 opções
Quero agradecer aos moradores locais por nos acolher com várias comidas típicas, preparadas por eles. (Adeus dieta!). E parabéns à SEMICT pelo excelente trabalho realizado junto aos moradores locais, dando oportunidade de crescimento profissional e promovendo o turismo local.
Viagem realizada em abril de 2016
Parabéns. Seu blog é muito legal. E o por do sol de Aracaju parece tentador mesmo.
Obrigado Adriana!
O pôr do sol é um espetáculo imperdível!
Estamos em Aracaju eu e meu esposo, vi seu blog muitooo bom obrigada. Estamos na esquina dos Arcos de Atalaia no Hotel Araras, muito bom também.
Oi Wilza!
Fico feliz em ter ajudado você, espero que curtam Aracaju!
Bom passeio!
Pingback: Aracaju - SE - Venha Esquecer dos Problemas nas Melhores Praias do Norte.