Pular para o conteúdo
Home - Brasil - Sergipe - Aracaju - Museu da Gente Sergipana, cultura e interatividade em um só lugar!

Museu da Gente Sergipana, cultura e interatividade em um só lugar!

Um show de interatividade, uma grande imersão na cultura sergipana e uma estrutura fantástica para receber à todos. Prazer, apresento-lhes o Museu da Gente Sergipana. Confesso que fiquei por horas pensando como escrever sobre minha visita a este museu que me encheu os olhos, mas confesso, é impossível descrever aqui como realmente é a visita.

Este patrimônio do povo sergipano está instalado em um antigo casarão restaurado de 1926 e o responsável por toda essa parte artística e interativa é Marcello Dantas, também responsável pelas obras do moderno Museu da Língua Portuguesa em São Paulo. Festas tradicionais, comidas típicas, danças, personagens e artesanato, toda a cultura do povo sergipano é mostrada através das obras interativas, com tecnologia de ponta.

O Museu foi vencedor de diversos prêmios, entre eles, “Atração do Ano” pelo Guia Quatro Rodas e “O melhor da arquitetura”, prêmio promovido pela Editora Abril. Tanta tecnologia e inovação e você já começa a pensar que deve ser uma fortuna visitar este museu né?  Pois é aí que você se engana: É GRATUITO! Quer mais um bom motivo? Os guias que acompanham os visitantes são super simpáticos e fazem o passeio ser “um programão” para toda a família.

Como chegar

O Museu fica no centro de Aracaju, a 3 quadras da Ponte do Imperador na Avenida que fica à beira mar. O local possui estacionamento para dezenas de veículos.

Como é a visita ao Museu da Gente Sergipana

Não dá pra falar muita coisa sobre a visita pois o mais legal é interagir e se surpreender com as obras e se eu falar muito, vai estragar a surpresa. Quero ver todos se surpreendendo como eu, já que não havia lido quase nada sobre o museu. Combinado?  😕

O casarão onde o museu está instalado é a primeira atração do lugar. Após abrigar por 43 anos o Colégio Atheneu Dom Pedro II e ser sede de várias instituições e órgãos públicos, o prédio histórico foi totalmente restaurado, preservando sua arquitetura original.

Logo ao chegar, eu e os blogueiros do Projeto #BlogueirosEmAracaju assistimos à um vídeo que, em poucos minutos, mostra a diversidade cultural do estado através das danças, da culinária, dos costumes, das festas típicas e dos personagens ilustres.

O “Josevende” é um vendedor virtual da feira sergipana, um personagem que faz de tudo para vender os produtos da sua banca, que fica ao lado. O visitante interage com o personagem através de um microfone.

📑 Leitura Recomendada: Roteiro Completo em Aracaju

Em outra atração, é mostrado um prato típico do estado e o visitante deve selecionar os ingredientes que compõem aquela receita. Gestos com a mão levam os ingredientes até o centro, se a escolha estiver errada, o ingrediente volta ao local de origem.

O “carrosel”, uma das tradições da época, pode ser relembrado como se estivesse localizado nas praças da cidade. Através das imagens projetadas ao redor, dá pra se sentir em um carrosel na época, com perfeitos detalhes das praças.

Personagens importantes como Lampião e Bispo do Rosário relatam suas histórias em projeções virtuais, sendo possível ouví-las com fones de ouvido. Um barco interativo leva os visitantes a conhecerem a fauna típica do estado, através das imagens projetadas nas laterais, como se estivesse navegando pelo rio. Dá pra conhecer Xingó através das imagens.

Um jogo da memória com diversas imagens da cultura sergipana ensina os visitantes algumas músicas e poemas, uma ótima forma de aprender sobre as festas regionais e se divertir ao mesmo tempo.

São Cristóvão: a quarta cidade mais antiga do país

E como o passeio é todo divertido, o final não poderia ser diferente. Nas cabines de repente e cordel, o visitante se diverte criando rimas no improviso e recitando literatura de cordel. O resultado pode ser publicado no canal do Youtube do museu.

Tem váááárias outras obras no museu, não deixe de visitar, vale muito a pena e não custa lembrar, é gratuito! Nos fundos do museu há um restaurante e lanchonete, o Café da Gente. O local parece bastante agradável, mas infelizmente o roteiro estava cheio e com atraso, não passei por lá.

Quando visitar

O Museu da Gente Sergipana funciona de terça à sexta feira, de 10h às 16h, sábado domingo e feriado, de 10h às 15h, não abrindo às segundas. A entrada no museu e o estacionamento são gratuitos.

Dica: reserve um bom tempo para curtir com calma as atrações do museu, mínimo de 2 horas.

Museu da Gente Sergipana
Av. Ivo do Prado, 398 – Centro
Aracaju/SE
Telefone: (79) 3218-1551
www.museudagentesergipana.com.br

Viagem realizada em abril de 2016

- autor -

André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.