Foi na Colina de Santo Antônio que começou a nascer a cidade de Aracaju, uma das capitais mais belas do nordeste. No ano de 1855, a necessidade de escoar a produção sergipana com mais agilidade fez com que os administradores da época se mudassem da vizinha e antiga capital São Cristóvão para o povoado de Santo Antônio do Aracaju, atual Aracaju.
NAVEGUE PELO POST
ToggleVisita à Colina de Santo Antônio
A visita ao local é rápida e vale muito pela parte cultural, já que não há grandes atrativos por lá. No topo da colina está a Igreja de Santo Antônio, em estilo neogótico, singela e de suma importância para o município. A população se reúne no local todo dia 13 de junho para celebrar o dia de Santo Antônio, o santo “casamenteiro”.
Uma charmosa praça aos fundos da igreja ajuda a compor o cenário, com ar de cidadezinha do interior. Em frente à igreja há um mirante que dá uma bela vista para o encontro do Rio Sergipe com o Oceano Atlântico e boa parte do Bairro Santo Antônio. Nas ruas próximas à igreja, casinhas coloridas preservam a arquitetura de época.
As agências de turismo costumam passar pelo local, não ficando mais que 10 minutos por lá. Se você gosta de locais tranquilos que remetem à cidadezinhas do interior (eu gosto!), permita-se ficar por mais um tempinho, curta a sombra das árvores da praça, a vista panorâmica, o interior da igreja e finalize tomando um sorvete de mangaba ou de jaca na Sorveteria Santo Antônio. Tem os sabores tradicionais também mas este são de frutas típicas do estado.
Quando ir?
A visita à Colina de Santo Antônio pode ser feita no mesmo dia em que visitar os Mercados Municipais de Aracaju, já que eles ficam relativamente perto, na região norte da capital sergipana. Se estiver com crianças, o Teleférico de Aracaju fica bem perto dali.
Lá não tem nada de estrutura turística e talvez seja esse o segredo do lugar, a simplicidade e a tranquilidade, além de ser um passeio altamente cultural.
Viagem realizada em abril de 2016
Qual a fonte de que Aracaju nasceu nesta colina. Postei isso e moradores afirmaram que n foi. Foi no calçadao do comercio
Oi Ilza.
A fonte que tenho é que a cidade nasceu nos arredores da Igreja de Santo Antônio, o povoado era chamado de Santo Antônio de Aracaju.
Vou averiguar se há algum erro nas informações e corrijo o post se for o caso.
Obrigado por compartilhar.