O Oceanário de Aracaju é uma das atrações da orla de Atalaia, a orla mais linda do Brasil. Mantido a administrado pela Fundação Pró-Tamar que possui bases do Projeto TAMAR em várias parte do Brasil, o Oceanário de Aracaju é o primeiro oceanário do Nordeste e o quinto no Brasil. Programa imperdível para os fãs do fundo do mar e para crianças, o oceanário possui cerca de 70 espécies de animais em diversos aquários de água doce e salgada.
NAVEGUE PELO POST
ToggleSobre o Projeto TAMAR
O Projeto TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-pente, tartaruga-verde, tartaruga-oliva e tartaruga-de-couro. O projeto é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, servindo de modelo para outros países.
Eu já visitei outra base do Projeto TAMAR, na Praia do Forte na Bahia, são 25 ao todo, espalhadas pelo litoral brasileiro. É um trabalho fantástico e as bases do projeto são totalmente preparadas para receber os turistas, uma grande experiência para os adultos pelo contato direto com os animais e um grande aprendizado para as crianças.
Oceanário de Aracaju
O Oceanário de Aracaju está instalado na orla de Atalaia, a 500 metros do mar com 1700m2 de área construída, em forma de uma tartaruga gigante. É um dos principais passeios de Aracaju, onde o visitante pode ver e ter contato direto com vários animais que vivem no fundo do mar como tartarugas, peixes, crustáceos, moreias e tubarões.
Inaugurado no ano de 2002, o local tem capacidade para receber até 300 pessoas simultaneamente, atingindo a marca de 120 mil visitantes por ano. Através de palestras, exposições e visitas orientadas, o projeto tem sensibilizado moradores e turistas para a preservação do ecossistema marinho e das riquezas do Rio São Francisco, um dos rios mais importantes do Brasil.
Atrações
O Oceanário de Aracaju e Projeto Tamar possui 18 aquários com cerca de 70 espécies diferentes, além de 4 tanques onde o visitante pode tocar em espécies como invertebrados, crustáceos, moluscos e peixes, sempre acompanhados de perto por instrutores.
Logo na entrada, há aquelas placas que toda base do projeto possui, mostrando a distância e a direção para as outras bases. Há um caminho onde o visitante percorre e passa por todos os pontos de interesse do projeto, com tanques contendo tartarugas filhotes e algumas demonstrações. São várias atrações e vou destacar algumas:
Alimentação dos tubarões
Um dos primeiros atrativos da visita, a alimentação dos tubarões lixa ocorre em um grande tanque e os visitantes podem acompanhar tudo de perto, inclusive tocá-los. Deu um pouquinho de medo? Não se preocupe, tudo é acompanhado de perto pelos instrutores.
Uma das grandes experiências que tive durante minha visita ao projeto foi a oportunidade de passar a mão e acompanhar a alimentação dos tubarões lixa, atividade que ocorre no fim da tarde.
Soltura de filhotes de tartaruga marinha ao mar
A cada 1000 tartarugas marinhas que nascem, apenas 1 ou 2 sobrevivem para reprodução e um dos pilares do projeto TAMAR é justamente auxiliar os filhotes, para que tenham mais chances de sobreviver e se reproduzir.
Todo primeiro sábado do mês às 17h, acontece a soltura dos filhotes de tartarugas marinhas ao mar. Esta foi a grande experiência da minha visita pois pude participar e “apadrinhar” uma tartaruga marinha.
📑 Leitura Recomendada: Roteiro Completo em Aracaju
As tartarugas são levadas da base do projeto até a praia por um instrutor que passa algumas instruções aos “felizardos” que vão participar da soltura. Em seguida as tartarugas são passadas aos “padrinhos” que realizam a soltura e acompanham bem de perto o retorno delas ao seu habitat natural, o mar.
Os visitantes e moradores também podem participar deste momento. Basta entrar em contato com o Projeto TAMAR e confirmar a data, que como já disse, costuma acontecer no primeiro sábado do mês.
Submarino Amarelo
O Submarino Amarelo é uma exposição permanente e única na América Latina com animais que vivem em grandes profundidades, cerca de 500 metros. O projeto recebe este nome pois somente a bordo de um submarino é possível alcançar esta profundeza no oceano, onde vivem os animais desta exposição.
O primeiro passo é assistir a um vídeo que mostra um pouco mais sobre a vida destes animais em exposição. Uma bióloga também explica sobre um projeto que incentiva os pescadores ao uso dos anzóis circulares, que reduzem a captura acidental de tartarugas marinhas.
🥘 Onde comer em Aracaju
O último passo é o contato direto com estes animais. O visitante adentra uma sala justamente como é o fundo do mar – escuro, frio e misterioso. Pude ver um siri do fundo do mar, um tubarão pintado e um Isópode (barata do fundo do mar). É possível tocar em alguns.
A ideia de Submarino Amarelo surgiu apos testes com o anzol circular, com estes animais sendo capturados durante as pescarias. O submarino amarelo é outra grande iniciativa para preservação do ecossistema marinho.
Como visitar o Oceanário de Aracaju
O Oceanário de Aracaju e Projeto TAMAR funciona às segundas de 10h às 18h e de terça à domingo das 9h às 21h. O ingresso custa R$20 Estudantes, idosos, crianças acima de 1 metro e professores pagam meia entrada (mediante comprovação) e crianças com altura abaixo de 1 metro e portadores de necessidades especiais não pagam entrada.
A entrada no submarino amarelo custa R$6,00 com as mesmas condições de desconto informadas acima. Não deixe de visitar o Oceanário de Aracaju e Projeto TAMAR, uma grande experiência!
Oceanário de Aracaju / Projeto TAMAR
Av. Santos Dumont 1010, Orla de Atalaia, Aracaju-SE
(79) 3214-3243 / 3214-6126
[email protected]
www.tamar.org.br
Viagem realizada em abril de 2016
Precisa agendar para visitar ?
Olá Maiana!
Não é necessário agendar!