Início » Brasil » Visita ao Museu da Liturgia em Tiradentes-MG
Museu da Liturgia - Tiradentes-MG

Visita ao Museu da Liturgia em Tiradentes-MG

Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar
Share on pinterest
Salvar
Share on whatsapp
Enviar

Instalado em um casarão na rua mais antiga de Tiradentes, o Museu da Liturgia entrou para a lista dos principais atrativos da cidade em 2012, ano em que foi inaugurado. Moderno, com rico acervo e recheado de história, o museu é o único dedicado ao tema na América Latina, fato que o deixa ainda mais interessante.

O museu é a realização de um antigo sonho do historiador Olinto Rodrigues, do Padre Ademir Longatti e da população tiradentina, que buscavam um local seguro e adequado para expor o rico acervo pertencente à Paróquia de Santo Antônio. O casarão onde o museu funciona era casa paroquial e recebeu uma grande reforma, mas manteve suas características originais, inclusive a pintura.

A visita ao Museu da Liturgia é muito interessante, principalmente para aqueles que se interessam por arte sacra e história. Em meu roteiro por Tiradentes, o museu foi a primeira atividade do meu segundo dia, sendo que a visita inteira pode durar cerca de 1 hora. As visitas são guiadas e muito bem explicadas, assim fica mais fácil entender o significado das obras.

Museu da Liturgia - Tiradentes-MG

Como é a visita ao Museu da Liturgia

A parte externa do museu é aberta ao público, um espaço de acolhimento e reflexão, onde há um muro de pedra e um painel com símbolos, que serão explicados e entendidos durante a visita interna. Por ali estão alguns tótens, inspirados em confessionários de época, que reproduzem trechos bíblicos como salmos, provérbios e outros.

O acervo do Museu da Liturgia conta com cerca de 420 peças e objetos de uso litúrgico dos séculos XVIII ao XX e também arte sacra, entre elas esculturas, pinturas, vestuário, ex-votos e objetos diversos. Todo o acervo foi restaurado. Algumas peças merecem destaque como uma Estola de Veludo com Galões e Franja, produzida com fios de ouro no século XIX, e o Missal Romano, peça mais antiga do acervo, produzida no ano de 1721 na Bélgica.

Museu da Liturgia - Tiradentes-MG

Salas do Museu da Liturgia

O museu está divido em salas para que facilite o entendimento durante a visita. O Hall de Entrada possui piso em mosaico, que faz uma alusão aos tapetes de serragem confeccionados para algumas celebrações religiosas. Esta área possui também imagens de devoção popular e celebra o corpo e a alma dos que viveram na cidade, já pensando nos que nela viverão.

A sala de Devoção Popular evidencia as celebrações religiosas em Tiradentes, por meio de imagens processionais, ex-votos e objetos relacionados à devoção mariana e aos santos. A sala de Sacramentos e Sacramentais apresenta os espaços dedicados ao dia a dia da fé.

Recepção

A sala Liturgia da Palavra é dedicada aos ensinamentos de Deus e àqueles que os difundiram. Nesta sala estão expostas as peças iniciais do acervo, além de elementos relacionados à leitura e à transmissão de conhecimento, como os missais e suas estantes, além de objetos e paramentos.

A sala Eucaristia e Páscoa, localiza-se no antigo porão da casa e enfoca o mais importante sacramento e o principal ciclo litúrgico, colocando lado a lado o mistério da presença de Cristo e o Mistério Pascal.

Museu da Liturgia - Tiradentes-MG Museu da Liturgia - Tiradentes-MG

Como visitar

O Museu da Liturgia oferece dois tipos de visitas, guiadas e não guiadas. Nas visitas não guiadas, o visitante pode retirar no balcão de atendimento um material autoexplicativo, que oferece uma visão sobre peças específicas do acervo. Nas visitas guiadas, a visita fica mais rica em informações, tudo é muito bem explicado pelo guia do museu. As visitas guiadas não necessitam de agendamento, exceto para grupos grandes de pessoas.

Museu da Liturgia - Tiradentes-MG

O Museu da Liturgia funciona de quinta à segunda (inclusive feriados), de 10h às 17h, com a bilheteria funcionando até as 16h30. O valor da visita é R$10 por pessoa, independente da visita ser guiada ou não. Moradores de Tiradentes e crianças menores de cinco anos tem entrada gratuita. Estudantes e pessoas com mais de 60 anos tem direito à meia entrada. Não é permitido fotografar e nem filmar dentro do museu.

Museu da Liturgia
Rua Jogo de Bola 15
Tiradentes/MG
(32) 3355-1552

Viagem realizada em junho de 2019

André Morato
André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.