Visita ao Museu da Liturgia em Tiradentes-MG

O museu é o único dedicado ao tema na América Latina, conta com rico acervo e oferece visitas guiadas

Museu da Liturgia - Tiradentes-MG

Instalado em um casarão na rua mais antiga de Tiradentes, o Museu da Liturgia entrou para a lista dos principais atrativos da cidade em 2012, ano em que foi inaugurado. Moderno, com rico acervo e recheado de história, o museu é o único dedicado ao tema na América Latina, fato que o deixa ainda mais interessante.

O museu é a realização de um antigo sonho do historiador Olinto Rodrigues, do Padre Ademir Longatti e da população tiradentina, que buscavam um local seguro e adequado para expor o rico acervo pertencente à Paróquia de Santo Antônio. O casarão onde o museu funciona era casa paroquial e recebeu uma grande reforma, mas manteve suas características originais, inclusive a pintura.

A visita ao Museu da Liturgia é muito interessante, principalmente para aqueles que se interessam por arte sacra e história. Em meu roteiro por Tiradentes, o museu foi a primeira atividade do meu segundo dia, sendo que a visita inteira pode durar cerca de 1 hora. As visitas são guiadas e muito bem explicadas, assim fica mais fácil entender o significado das obras.

Museu da Liturgia - Tiradentes-MG

Como é a visita ao Museu da Liturgia

A parte externa do museu é aberta ao público, um espaço de acolhimento e reflexão, onde há um muro de pedra e um painel com símbolos, que serão explicados e entendidos durante a visita interna. Por ali estão alguns tótens, inspirados em confessionários de época, que reproduzem trechos bíblicos como salmos, provérbios e outros.

O acervo do Museu da Liturgia conta com cerca de 420 peças e objetos de uso litúrgico dos séculos XVIII ao XX e também arte sacra, entre elas esculturas, pinturas, vestuário, ex-votos e objetos diversos. Todo o acervo foi restaurado. Algumas peças merecem destaque como uma Estola de Veludo com Galões e Franja, produzida com fios de ouro no século XIX, e o Missal Romano, peça mais antiga do acervo, produzida no ano de 1721 na Bélgica.

Museu da Liturgia - Tiradentes-MG

Salas do Museu da Liturgia

O museu está divido em salas para que facilite o entendimento durante a visita. O Hall de Entrada possui piso em mosaico, que faz uma alusão aos tapetes de serragem confeccionados para algumas celebrações religiosas. Esta área possui também imagens de devoção popular e celebra o corpo e a alma dos que viveram na cidade, já pensando nos que nela viverão.

A sala de Devoção Popular evidencia as celebrações religiosas em Tiradentes, por meio de imagens processionais, ex-votos e objetos relacionados à devoção mariana e aos santos. A sala de Sacramentos e Sacramentais apresenta os espaços dedicados ao dia a dia da fé.

Recepção

A sala Liturgia da Palavra é dedicada aos ensinamentos de Deus e àqueles que os difundiram. Nesta sala estão expostas as peças iniciais do acervo, além de elementos relacionados à leitura e à transmissão de conhecimento, como os missais e suas estantes, além de objetos e paramentos.

A sala Eucaristia e Páscoa, localiza-se no antigo porão da casa e enfoca o mais importante sacramento e o principal ciclo litúrgico, colocando lado a lado o mistério da presença de Cristo e o Mistério Pascal.

Museu da Liturgia - Tiradentes-MG Museu da Liturgia - Tiradentes-MG

Como visitar

O Museu da Liturgia oferece dois tipos de visitas, guiadas e não guiadas. Nas visitas não guiadas, o visitante pode retirar no balcão de atendimento um material autoexplicativo, que oferece uma visão sobre peças específicas do acervo. Nas visitas guiadas, a visita fica mais rica em informações, tudo é muito bem explicado pelo guia do museu. As visitas guiadas não necessitam de agendamento, exceto para grupos grandes de pessoas.

Museu da Liturgia - Tiradentes-MG

O Museu da Liturgia funciona de quinta à segunda (inclusive feriados), de 10h às 17h, com a bilheteria funcionando até as 16h30. O valor da visita é R$10 por pessoa, independente da visita ser guiada ou não. Moradores de Tiradentes e crianças menores de cinco anos tem entrada gratuita. Estudantes e pessoas com mais de 60 anos tem direito à meia entrada. Não é permitido fotografar e nem filmar dentro do museu.

Museu da Liturgia
Rua Jogo de Bola 15
Tiradentes/MG
(32) 3355-1552

Viagem realizada em junho de 2019

 ➡ AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

💡 Reservando através dos nossos links, nós ganhamos uma comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar no ar, dando dicas de viagem.
🏨 Reserve a HOSPEDAGEM da sua próxima viagem com o Booking.
🚗 Alugue um CARRO com a RentCars em qualquer lugar do mundo e pague em até 12x sem juros no cartão de crédito e sem IOF. Desconto de 5% no boleto.
✈️ Pesquise PASSAGENS AÉREAS com a Passagens Promo, com pagamento em até 6x sem juros. 
🛄 Antes de embarcar, não esqueça de fazer o seu SEGURO VIAGEM, ele é obrigatório em alguns países da Europa e altamente recomendo em qualquer viagem que você faça. Faça uma cotação com a Real Seguro Viagem e aproveite. 
💳 Quer evitar filas para COMPRAR INGRESSOS? Compre online com a Get Your GuideTour On
✈️ Teve algum IMPREVISTO COM COMPANHIAS AÉREAS? (voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking ou extravio de bagagem) Faça uma consulta gratuita com a Resolvvi e veja se tem direito a indenizações. Você só pagará pelo serviço se ganhar a indenização.

+ conteúdo de Tiradentes:

📝 O que fazer em Tiradentes
- Centro Histórico de Tiradentes
- As igrejas de Tiradentes
- Museu da Liturgia
🍔 Onde comer em Tiradentes
- Casazul Bistrô 🇲🇽
- Bistrô Mano a Mano
- Restaurante do Celso
Restaurante Atrás da Matriz
Restaurante Estalagem do Sabor
Hambúrguer do Zé
Doce de Leite do Bolota
Chico Doceiro
🏨 Onde se hospedar em Tiradentes
- Pousada Encanto da Serra
- Pousada Pouso Mariazinha (econômica)
📝 Distrito de Bichinho
- O que fazer no distrito
- Casa Torta
- Fábrica da cachaça Mazuma Mineira
- Museu do Automóvel
- Alambique Velho Ferreira
- Tempero da Ângela
🛣 Nos Arredores de Tiradentes
São João Del Rei: Roteiro pelo Centro Histórico
Santa Cruz de Minas: Cachoeira do Bom Despacho

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.