Roteiro em Tiradentes: o que fazer na cidade mais charmosa de Minas Gerais

A histórica cidade mineira é um dos principais destinos do estado

Roteiro em Tiradentes - O que fazer em Tiradentes-MG

Tiradentes é uma das principais cidades mineiras, é um destino que merece ser visitado por todos e reúne o melhor de Minas Gerais, casarões e igrejas bem conservados, povo hospitaleiro, boa gastronomia, tranquilidade e clima gostoso. Emoldurada pela Serra São José, a charmosa cidade mineira possui um dos mais conservados centros históricos do país e um roteiro em Tiradentes é essencial para você conhecer o que a cidade tem de melhor.

Se estiver de dieta, abra uma exceção, a cidade possui ótimos restaurantes que servem pratos espetaculares, além de doces deliciosos, é impossível manter uma dieta em Tiradentes. Apesar de grande parte dos restaurantes apresentarem preços mais elevados, tem opções mais em conta também, caso você queira economizar alguns trocados. Mas já adianto, é bom desapegar do dinheiro na hora de escolher um restaurante, tem lugar que vale cada centavo gasto, mesmo que sejam “muitos centavos”. 😆

Nos arredores de Tiradentes, há vilarejos como Bichinho e cidades como São João Del Rei que valem a pena conhecer, são boas oportunidades de mergulhar ainda mais nas tradições mineiras.

Roteiro em Tiradentes – O que fazer na cidade

O meu roteiro em Tiradentes tem atrações que ocupam um final de semana inteiro. Se você pretende conhecer apenas Tiradentes, dois dias serão suficientes. Se quiser conhecer São João Del Rei e Bichinho, considere mais um dia para cada local. Confira o que fazer na cidade.

Conhecer as Igrejas e Museus

O lindo e conservado Centro Histórico de Tiradentes é pequeno e pode ser conhecido a pé, desde que você esteja disposto a subir e descer as ladeiras com calçamento de pedra. Se você não tiver nenhuma dificuldade de locomoção, dá pra encarar sem maiores problemas. Para realizar o seu roteiro em Tiradentes, é recomendado utilizar tênis confortável, passar protetor solar e beber bastante água.

O principal atrativo do Centro Histórico de Tiradentes é a Igreja Matriz de Santo Antônio, que fica em um dos pontos mais altos da cidade. Os principais pontos a serem visitados são: Largo das Forras, Museu Padre Toleto, Igreja de Nossa Senhora das Mercês, Museu da Liturgia, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Museu de Sant’Ana e Chafariz de São José. Temos um post com um roteiro completo pelo Centro Histórico de Tiradentes, com todas as informações.

Largo das Forras
Largo das Forras
Largo das Forras - Roteiro em Tiradentes-MG
Largo das Forras
Igreja de Nossa Senhora das Mercês - Tiradentes-MG
Igreja de Nossa Senhora das Mercês

Centro Histórico - Roteiro em Tiradentes-MG

Tirar foto na ladeira que dá acesso à Igreja Matriz

A Igreja Matriz de Santo Antônio é a principal e mais antiga igreja de Tiradentes, um dos mais ricos exemplares do barroco brasileiro. A localização é estratégica, quem chega até ela pela ladeira a sua frente, tem um ângulo perfeito para fotos, tão bom que até fotos de noivas são registradas no local. A área em frente a igreja também é ótima para contemplar a região ao redor. A parte interna impressiona com tamanha beleza, belos lustres e muito ouro.

Ladeira de acesso à Igreja Matriz de Santo Antônio

 

Curtir o melhor da gastronomia de Tiradentes

Recheada de bons restaurantes, a gastronomia é um dos pontos mais importantes do seu roteiro em Tiradentes, tem opções que oferecem cozinha mineira, culinária nacional e internacional, boa parte destas opções ficam nos arredores do Largo das Forras. Como já visitei a cidade quatro vezes, tenho algumas opções pra indicar.

Apesar dos bons restaurantes apresentarem preços elevados, tem opções mais em conta como o Hambúrguer do Zé, que vende hambúrgueres artesanais deliciosos a preços convidativos, e o Restaurante do Celso, que possui ambiente simples e oferece alguns pratos da culinária mineira.

Para quem prefere os restaurantes mais estrelados, boas opções são o Atrás da Matriz, especializado em pratos à base de bacalhau, o Estalagem do Sabor, onde o carro chefe é o prato de nome “Mané sem Jaleco”, o Casazul Bistrô, especializado em pratos da culinária mexicana e o Bistrô Mano a Mano, um bistrô intimista que oferece pratos bem sofisticados a preços mais acessíveis. Aqui tem mais dicas de locais onde comer em Tiradentes.

Taco Salad e Enchillada e Pollo - Casazul Bistrô - Tiradentes-MG

Fettuccine Verde - Bistrô Mano a Mano - Tiradentes-MG

Beber água no Chafariz de São José

Além de ser um atrativo turístico que vale a pena conhecer pela sua importância histórica, o chafariz ainda está em atividade, então dá pra beber uma água fresquinha. Datado de 1749, o chafariz possui oratório e fica no caminho entre algumas atrações do centro histórico.

Chafariz de São José - Roteiro em Tiradentes-MG

Participar do Festival de Gastronomia de Tiradentes

O festival cresce a cada ano e está famoso no Brasil inteiro, na edição de 2018 recebeu cerca de 25 mil pessoas. Geralmente realizado entre os meses de agosto e setembro, o festival celebra o aniversário da cidade e conta com a participação de dezenas de restaurantes e chefs locais, onde acontecem aulas, preparo de receitas ao vivo, shows musicais e apresentações.

Comer os deliciosos doces mineiros

Visitar as lojas de doces e provar estas delícias é algo que não pode ficar de fora do seu roteiro em Tiradentes. As lojas mais famosas são Chico Doceiro, que vende um delicioso cajuzinho e diversos outros doces, e o Doce de Leite do Bolota, onde é possível comprar o famoso doce de leite que pode ser consumido até por diabéticos. No Largo das Forras tem a Casa das Latas, onde são comercializadas diversas balas artesanais, que podem ser colocadas em caixas de lata de diversas estampas, uma boa sugestão de presente.

Chico Doceiro - doces caseiros em Tiradentes-MG
Chico Doceiro
Casa das Latas
Casa das Latas

Fazer o passeio de charrete

Um dos passeios mais tradicionais de Tiradentes é o de charrete, que leva os turistas aos principais pontos turísticos da cidade. O preço gira em torno de R$70 e é indicado para aqueles que querem “economizar pernas”, ou pessoas que tem dificuldade de locomoção. Como os atrativos são relativamente próximos, eu preferi conhecer os locais caminhando e entrei na charrete apenas para tirar foto.  😮

Charrete - Tiradentes-MG

 

Ver o Pôr do Sol do Morro em frente à Igreja São Francisco de Paula

O local possui uma das melhores vistas panorâmicas para a cidade, um ótimo local para curtir o pôr do sol. Além de fácil acesso, necessitando subir apenas uma ladeira, é gratuito e você ainda curte uma das maravilhas na natureza. A igreja que fica em frente abre apenas aos domingos na parte da manhã, uma pena. 🙁

Igreja de São Francisco de Paula - Tiradentes - MG

Provar os chopes da Cervejaria Tiradentes

A Cervejaria Tiradentes é uma fábrica de cerveja artesanal localizada na cidade, que produz alguns estilos da bebida. Eu não sei ao certo se é possível visitar a fábrica ou se há algum bar oficial, mas no Largo das Forras costuma ficar estacionado um carro onde são comercializados os chopes, dá pra provar e se refrescar do calor que costuma fazer na cidade durante o dia.

Chopes da Cervejaria Tiradentes

Conhecer a Serra de São José

A Serra de São José emoldura Tiradentes e deixa o cenário ainda mais lindo. Há vários passeios pela serra como trilhas, cachoeiras e outros atrativos naturais, um deles é a Cachoeira do Bom Despacho, localizada próximo a um dos marcos do Caminho Velho da Estrada Real entre Tiradentes e Santa Cruz de Minas. O local é de fácil acesso e possui alguns poços que são bons para banho.

Serra de São José - Roteiro em Tiradentes-MG

Ir de trem até São João Del Rei

A charmosa Maria Fumaça que faz o trajeto Tiradentes – São João Del Rei é a mais antiga em funcionamento do país, um passeio que remete às origens do Brasil, em um trajeto de cerca de 12 quilômetros entre as montanhas e serras de Minas Gerais. O passeio acontece somente às sextas, sábados e domingos e costuma lotar, melhor comprar com antecedência e garantir seu lugar.

Estação Ferroviária de Tiradentes-MG
Estação Ferroviária de Tiradentes

Conhecer o bucólico distrito de Bichinho

Localizado a 7 quilômetros de Tiradentes, Bichinho é um distrito possui que diversos ateliês que vendem artesanato e móveis, feitos com madeira de demolição. O distrito é pequeno e super tranquilo, possui alguns atrativos turísticos bem interessantes. No caminho de Tiradentes até Bichinho, dá pra conhecer o Museu do Automóvel da Estrada Real e a Casa Torta. Já no distrito, dá pra visitar os diversos ateliês, o Alambique Velho Ferreira e a Igreja de Nossa Senhora da Penha.

Bichinho - Roteiro em Tiradentes-MG

Tem outras dicas para complementar o nosso roteiro em Tiradentes? Deixe sua opinião nos comentários deste post.

Onde se hospedar em Tiradentes

Apesar de pequena, Tiradentes possui centenas de pousadas, tem opções pra todos os gostos e estilos. A dica é tentar se hospedar próximo ao Largo das Forras, assim você fica perto de tudo, no coração da cidade. Caso não esteja de carro na cidade, se hospedar no centro torna-se essencial para cumprir o roteiro a pé, estar no burburinho noturno e não depender de outros transportes.

Já me hospedei na Pousada Pouso Mariazinha, uma opção econômica com ambiente familiar. A pousada fica um pouco mais afastada do Largo das Forras, mas nada que uma curta caminhada não resolva. A Pousada Encanto da Serra é outra opção de hospedagem já testada por este blogueiro (review aqui), uma pousada aconchegante, mais próxima do Largo das Forras, com ótimo atendimento e café da manhã espetacular.

Pousada Encanto da Serra - Tiradentes-MG

Se você está em busca de opções mais confortáveis e luxuosas, as melhores opções são o Santíssimo Resort, a Pousada Xica da Silva, o Lis Bleu, o Solar da Ponte e a Araújo Basílio. Como opções mais em conta, ainda no centro de Tiradentes, considere a Pousada Mãe D’água, Encanto da Serra, Solar da Imperatriz, Papyrus, Don Quixote, Villa Allegra e Aconchego das Abelhas.

Pousada Aromas da Montanha
Pousada Aromas da Montanha. Foto: Divulgação

Caso você esteja de carro, poderá se hospedar em algumas pousadas que ficam nos arredores de Tiradentes. A primeira opção é simplesmente uma das pousadas mais espetaculares da cidade, a Pousada Pequena Tiradentes. Outra opção interessante é a Pousada Trem do Imperador, inspirada nos trens de Tiradentes. Outras ótimas opções dos arredores são a Pousada Cantares e a Pousada Aromas da Montanha.

 ➡ AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

💡 Reservando através dos nossos links, nós ganhamos uma comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar no ar, dando dicas de viagem.
🏨 Reserve a HOSPEDAGEM da sua próxima viagem com o Booking.
🚗 Alugue um CARRO com a RentCars em qualquer lugar do mundo e pague em até 12x sem juros no cartão de crédito e sem IOF. Desconto de 5% no boleto.
✈️ Pesquise PASSAGENS AÉREAS com a Passagens Promo, com pagamento em até 6x sem juros. 
🛄 Antes de embarcar, não esqueça de fazer o seu SEGURO VIAGEM, ele é obrigatório em alguns países da Europa e altamente recomendo em qualquer viagem que você faça. Faça uma cotação com a Real Seguro Viagem e garante 10% DE DESCONTO reservando pelo nosso link. 
💳 Quer evitar filas para COMPRAR INGRESSOS? Compre online com a Get Your GuideTour On
✈️ Teve algum IMPREVISTO COM COMPANHIAS AÉREAS? (voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking ou extravio de bagagem) Faça uma consulta gratuita com a Resolvvi e veja se tem direito a indenizações. Você só pagará pelo serviço se ganhar a indenização.

+ conteúdo de Tiradentes:

📝 O que fazer em Tiradentes
- Centro Histórico de Tiradentes
- As igrejas de Tiradentes
- Museu da Liturgia
🍔 Onde comer em Tiradentes
- Casazul Bistrô 🇲🇽
- Bistrô Mano a Mano
- Restaurante do Celso
Restaurante Atrás da Matriz
Restaurante Estalagem do Sabor
Hambúrguer do Zé
Doce de Leite do Bolota
Chico Doceiro
🏨 Onde se hospedar em Tiradentes
- Pousada Encanto da Serra
- Pousada Pouso Mariazinha (econômica)
📝 Distrito de Bichinho
- O que fazer no distrito
- Casa Torta
- Fábrica da cachaça Mazuma Mineira
- Museu do Automóvel
- Alambique Velho Ferreira
- Tempero da Ângela
🛣 Nos Arredores de Tiradentes
São João Del Rei: Roteiro pelo Centro Histórico
Santa Cruz de Minas: Cachoeira do Bom Despacho

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

4 COMENTÁRIOS

  1. voce esqueceu de citar o restaurante Tempêro da Ângela antes de chegar no Bairro do Bichinho. O melhor e mais barato restaurante da região. Comida no fogão à lenha, você come à vontade e paga só R$ 39,00! Fora a bebida….. Foi o melhor restaurante mineiro que já fui em minha vida!

    • Oi Danilo.
      Ainda não citei o restaurante pois não conheço pessoalmente, mas sempre ouço falar muito bem dele. Espero conhecê-lo em breve e o incluirei aqui no post.
      Obrigado pela dica!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.