Visita ao Alambique Velho Ferreira em Bichinho – MG

Conheci todo o processo de produção da cachaça artesanal Velho Ferreira, uma das mais tradicionais de Minas Gerais

Fábrica Cachaça Velho Ferreira - Bichinho-MG

No distrito de Bichinho à 6 quilômetros de Tiradentes está o Alambique Velho Ferreira, onde é produzida a cachaça de mesmo nome. Realizei uma visita ao local pela primeira vez em 2013, para saber mais sobre o processo de produção da cachaça, uma das iguarias do estado de Minas Gerais. O local é simples e a visita foi rápida, fui muito bem recebido no local e conheci algumas etapas do processo de produção.

Visitei o local novamente neste ano de 2019 e muita coisa mudou por lá. No mesmo local onde antes era a fábrica da cachaça, hoje funciona somente como loja oficial dos produtos da marca. O local recebeu uma grande reforma e se transformou em um ambiente muito charmoso, com belos jardins, uma fonte e uma loja totalmente reformada e nova.

Em conversa com uma das funcionárias da loja, fui informado que a visita à fábrica está suspensa, já que a produção da cachaça foi transferida para uma fazenda, de difícil acesso, localizada à cerca de 20 quilômetros dali. Ela não soube informar se o local reabrirá novamente para visita à fábrica, o certo é que a loja está instalada em um ambiente muito bonito, que rende belas fotos, se você pretende adquirir os produtos da marca vale a pena dar um pulinho por lá.

Visita ao Alambique Velho Ferreira (2013)

Cachaça totalmente artesanal, o Alambique Velho Ferreira foi fundado oficialmente em 14 de abril de 1997 no distrito de Vitoriano Veloso, mais conhecido como “Bichinho”, tornando realidade o sonho de Vicente Ferreira Rodrigues, que era um distribuidor da região entre 1930 e 1947. O sonho de Vicente, foi sustentado pelo seu filho Antônio Ferreira Neto, o “Velho Ferreira”, que transportava o produto. Meio século depois, este sonho se tornou realidade, graças ao seu neto Cláudio Ferreira da Silva.

A visita ao alambique foi um programa ocasional, eu estava passeando pelo distrito, vi algumas placas indicando o acesso à fábrica da cachaça e resolvi conhecer. Chegando ao local, fui recebido por um funcionário, que fez um pequeno tour pelo local. Inicialmente eu pude ver o processo de moagem da cana, ela deve ser moída em até 36 horas depois de cortada. As moendas separam o caldo do bagaço. Aproveitei para colocar “a mão na massa” e moer algumas canas.

Alambique Velho Ferreira - Bichinho - MG Alambique Velho Ferreira - Bichinho - MG

Depois, conheci o setor de fermentação, onde o caldo é padronizado, pois cada cana apresenta um teor de açúcar. Em seguida, acompanhei o processo de destilação, onde o vinho de cana é destilado para elevar o teor alcoólico. Após, a cachaça passa pela filtração, para corrigir eventuais defeitos de qualidade e dar maior limpidez.

O último processo é o de envelhecimento, onde a cachaça é estocada em barris de madeira, ocorrendo reações químicas. Algumas são estocadas em tonéis de carvalho e algumas em tonéis de jequitibá. Após o tempo determinado para o envelhecimento, a cachaça já está pronta para ser engarrafada. Para finalizar o passeio, fiz a degustação da cachaça.

Bichinho - MG Alambique Velho Ferreira - Bichinho - MG Alambique Velho Ferreira - Bichinho - MG Degustação

Visita à loja da Cachaça Velho Ferreira (2019)

Nesta última visita ao local, me espantei com tamanha reformulação. O local que antes era bem simples, com chão de terra e muito mato, hoje possui chão com pedras, jardins bem cuidados, grande área gramada, fontes de água e uma loja novinha e totalmente revitalizada. O visual ao fundo agrega ainda mais beleza ao local, uma localização privilegiada.

A loja possui todas as cachaças produzidas pela fábrica, além de queijos, mel, licores e alguns souvenirs da marca. Na parte externa da loja há um banco e um enorme barril, locais muito requisitados pelos turistas para fotos, além de um deck com uma bonita vista para as montanhas no entorno do local e alguns bancos, daqueles que são um verdadeiro convite para deitar e relaxar por alguns minutos, curtindo o visual.

Fábrica Cachaça Velho Ferreira - Bichinho-MG Fábrica Cachaça Velho Ferreira - Bichinho-MG Produtos da marca Fábrica Cachaça Velho Ferreira - Bichinho-MG Fábrica Cachaça Velho Ferreira - Bichinho-MG Fábrica Cachaça Velho Ferreira - Bichinho-MG

A loja oficial da Cachaça Velho Ferreira funciona de segunda à sábado, de 9h às 11h e de 13h às 17h, domingo de 10h às 13h. Para quem pretende comprar os produtos Velho Ferreira, vale a pena dar um pulinho lá, caso contrário cabe avaliar se vale a pena, já que o local fica após a Igreja de Nossa Senhora da Penha.

Alambique Velho Ferreira
Rua do Engenho, 31
Bichinho – Prados/MG
(32) 3353-7029

Viagem realizada em outubro de 2013

 ➡ AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

💡 Reservando através dos nossos links, nós ganhamos uma comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar no ar, dando dicas de viagem.
🏨 Reserve a HOSPEDAGEM da sua próxima viagem com o Booking.
🚗 Alugue um CARRO com a RentCars em qualquer lugar do mundo e pague em até 12x sem juros no cartão de crédito e sem IOF. Desconto de 5% no boleto.
✈️ Pesquise PASSAGENS AÉREAS com a Passagens Promo, com pagamento em até 6x sem juros. 
🛄 Antes de embarcar, não esqueça de fazer o seu SEGURO VIAGEM, ele é obrigatório em alguns países da Europa e altamente recomendo em qualquer viagem que você faça. Faça uma cotação com a Real Seguro Viagem e garante 10% DE DESCONTO reservando pelo nosso link. 
💳 Quer evitar filas para COMPRAR INGRESSOS? Compre online com a Get Your GuideTour On
✈️ Teve algum IMPREVISTO COM COMPANHIAS AÉREAS? (voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking ou extravio de bagagem) Faça uma consulta gratuita com a Resolvvi e veja se tem direito a indenizações. Você só pagará pelo serviço se ganhar a indenização.

+ Conteúdo de Bichinho:

📝 O que fazer em Bichinho
- Casa Torta
- Museu do Automóvel
- Alambique Velho Ferreira
- Cachaça Mazuma Mineira
🍔 Onde comer em Bichinho
- Restaurante Tempero da Ângela
🛣 Nos Arredores de Bichinho
Tiradentes: O que fazer
São João Del Rei: Roteiro pelo Centro Histórico

 

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

5 COMENTÁRIOS

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.