A minha primeira viagem ao estado de Santa Catarina aconteceu em 2011, quando viajei com mais 2 amigos, o nosso foco era a Oktoberfest, a segunda maior festa da cerveja do mundo. Nesta viagem conheci Florianópolis e Balneário Camboriú e fui à Blumenau apenas para a festa. Esse ano, a oportunidade de conhecer melhor a cidade apareceu quando a Márcia, do blog Casa de Doda, resolveu fazer em Blumenau um encontro de blogueiros, o 1º Blogando no Vale Europeu.
Eu passei apenas três dias na cidade, mas já saí de lá com um gostinho de quero mais, a cidade é um encanto em todos os sentidos, seja pela cultura, pela hospitalidade, pela estrutura, pelas festas e pelas cervejas 😛 , Blumenau é uma cidade que merece ser visitada por todos, não apenas durante a Oktoberfest, mas o ano inteiro.
Confira neste post o que fazer em Blumenau e comece a organizar o seu roteiro para lá hoje mesmo, você também irá se encantar com tudo o que a cidade tem a oferecer a seus turistas.
NAVEGUE PELO POST
ToggleSaiba Tudo Sobre Blumenau
Como chegar -> O aeroporto mais próximo de Blumenau é o Aeroporto de Navegantes, mas você pode optar por chegar via Florianópolis, que fica um pouco mais longe, mas pode ter preços de voos mais em conta. Aqui tem tudo o que você precisa saber para chegar em Blumenau.
Onde se hospedar -> Eu me hospedei no Plaza Blumenau Hotel, uma ótima opção de hospedagem com excelente localização, pertinho do Centro Histórico. Próximo dele tem várias outras opções e vale a pena pesquisar valores para comparar o custo x benefício de cada um deles. Confira outras opções de hotéis em Blumenau.
Onde comer -> A gastronomia catarinense é um dos destaques de Blumenau. É possível participar de diversos eventos ao longo do ano e comer comidas da culinária alemã, que são tradicionais em todo o estado. Fora das festas, há diversos restaurantes na cidade que servem as comidas típicas dp estado, mas se preferir, tem opções que servem as comidas tradicionais, massas e até feijoada, confira aqui neste post as opções.
O que fazer em Blumenau
Visitar as cervejarias artesanais
A capital nacional da cerveja possui diversas fábricas de cervejas artesanais, sendo a pioneira no país na produção da bebida. O tour pelas fábricas da cidade é uma das atividades mais importantes a se fazer em Blumenau e você precisará organizar um roteiro para conhecê-las. Em um final de semana, eu conheci a Cerveja Blumenau, Container, dei um pulinho no Vale do Lúpulo para ver de perto a fabricação da bebida e passei pela Schornstein, em Pomerode.
Caminhar pela Rua XV de Novembro e conhecer o Centro Histórico
A Rua XV de Novembro é a mais importante da cidade, palco dos desfiles da Oktoberfest e de diversos eventos culturais da cidade. Toda lindinha, florida, com calçamento de paralelepípedos e diversas construções em estilo enxaimel, a rua é ponto de partida para diversos roteiros pelo Centro Histórico da cidade (aqui tem tudo sobre o Centro Histórico).
Reserva uma manhã para conhecer a Rua XV de Novembro e passar por diversos atrativos: Prefeitura Municipal, Relógio das Flores, Teatro Carlos Gomes, Castelinho da Havan, Catedral São Paulo Apóstolo, Museu da Cerveja, Parque Edith Gaertner, Museu da Família Colonial e Centro Cultural de Blumenau.
Participar da Oktoberfest
A maior festa alemã fora da Alemanha é regada a muito chope, comidas típicas, músicas tradicionais alemãs e diversas pessoas com trajes típicos, a Oktoberfest é um sucesso. Realizada todos os anos no mês de outubro, a festa acontece na Vila Germânica e reúne pouco mais de meio milhão de pessoas. Durante o evento, há apresentações de grupos folclóricos, competições de chope no metro e tiro ao alvo, parque de diversões e desfiles.
➡ Valores: Aqui
Visitar a Vila Germânica
O Parque Vila Germânica é onde acontece a Oktoberfest, mas o local é atração o ano inteiro. Construído e projetado com arquitetura de inspiração europeia, o parque possui diversos restaurantes, lojas de souvenirs, artesanatos e produtos típicos. Só a ida ao local vale a visita, mesmo que não vá almoçar e/ou fazer compras. A visita ao Parque Vila Germânica é uma das coisas mais legais a se fazer em Blumenau, um passeio obrigatório.
➡ Vila Germânica – Rua Alberto Stein 199 – Bairro da Velha
Comer comidas típicas alemãs
Aproveite a sua ida à Blumenau para provar diversos pratos típicos da culinária alemã como Spätzle, Entrevero, Eisben, Kassler e Marreco Recheado. A deliciosa culinária local ainda conta com queijos, linguiças e pães de cervejas artesanais. Durante eventos como a Oktoberfest, o Festival Sabores de Santa Catarina e o Festival Brasileiro da Cerveja, a gastronomia local está sempre presente, uma ótima oportunidade para provar os pratos.
Ir ao Bar Estação Eisenbahn provar as cervejas da marca
A visita a fábrica da Eisenbahn não mais acontece mas o Bar Estação Eisenbahn está a todo vapor. Com ambiente agradável e a oportunidade de ver a fábrica através de vidros, a ida ao bar dá a possibilidade de provar as cervejas da marca com uma sequência de degustação, além de pedir petiscos que harmonizem com a sua cerveja preferida.
➡ Rua Bahia 5181 – Salto Weissbach – (47) 3488-7307
Curtir o Pub Inglês da Container
O pub da Container fica ao lado da fábrica e possui estilo fiel ao inglês, com bombas de chope inglesas, luz baixa, decoração típica da terra da rainha e muito rock’n roll. O ambiente é perfeito para os amantes de uma boa cerveja, super agradável e animado e há shows ao vivo nas sextas feira.
➡ Rua Gustavo Zimmermann 4764 – Itoupava Centra – (47) 3385-7185
➡ Fábrica: R$32
Visitar o Museu Hering e conhecer a história da empresa
O Museu Hering está instalado em uma bonita casa com estilo enxaimel preservado e expõe diversos equipamentos, fotos e documentos que contam a história da empresa, fundada em Blumenau e uma das maiores empresas de varejo do país. A visita é guiada e super interessante, com direito a visita ao belo jardim suspenso da empresa, projetado por Burle Marx.
➡ Rua Herman Hering 1740 – Bom Retiro – (47) 3321-3340
➡ Entrada: Gratuita
💡 Terça à sexta-feira, de 9h às 18h
💡 Sábado, Domingo e feriado, de 10h às 16h
Visitar o Museu da Cerveja e conhecer a história da bebida
O Museu da Cerveja está localizado no Centro Histórico de Blumenau e apresenta diversos equipamentos que pertenceram à extinta fábrica da Cerveja Feldmann, além de documentos e fotos que contam a trajetória da bebida ao longo dos anos na região.
➡ Rua XV de Novembro 160 – Centro – (47) 3326-6791
➡ Entrada: Gratuita
💡 Segunda à Sexta-feira, de 9h às 17h
💡 Sábado, Domingo e feriado, de 10h às 16h
Participar do Festival Brasileiro da Cerveja
Realizado no mês de março, o Festival da Cerveja reúne centenas de rótulos de cervejas no maior encontro cervejeiro do país, onde são elegidas as melhores cervejas e cervejarias do ano. O evento conta com apresentações musicais e diversas opções de gastronomia, para harmonizar com as bebidas.
Tirar foto no Mirante do Museu da Água
O Museu da Água possui alguns objetos históricos que contam a história do abastecimento de água em Blumenau, mas não é lá muito interessante. O diferencial do local é o seu mirante, que possui uma vista panorâmica para a cidade e rende belas fotos.
➡ Rua Lages s/n – Boa Vista – (47) 3340-3242
➡ Entrada: Gratuita
💡 Todos os dias, de 9h às 18h
Comprar Cervejas Artesanais na Adega Blumenau
Para provar algumas opções de cervejas artesanais sem precisar ficar “pulando” de fábrica em fábrica, uma opção é a Adega Blumenau, uma cerveteca e vinhoteca com diversas opções, com destaque para as cervejas produzidas na cidade, tem várias delas por lá. O local possui mesas, onde é possível provar ali mesmo a sua bebida.
➡ Rua João Pessoa 707 – (47) 3035-7005
💡 Segunda, 16h às 20h |Terça à Sexta, de 13h às 21h | Sábado de 10h às 20h
Feirinha da Servidão Wollstein
A feirinha é realizada nas ruas Marechal Floriano Peixoto e Curt Hering, que ficam próximas da Rua XV do Novembro e perto do Plaza Blumenau, onde eu estava hospedado. A feirinha conta com diversas barracas que vendem obras de artesanato local e possui opções de lazer para toda a família, além de shows com músicos da região, exposições e oficinas. As ruas são fechadas para o trânsito de veículos, circulando apenas pessoas. A feirinha é realizada uma vez por mês, sempre aos domingos.
➡ Rua Curt Hering – Centro – (47) 3237-0230
➡ Entrada: Gratuita
💡 Domingo, de 10h às 18h
Ir até a Vila Itoupava
A Vila Itoupava é um distrito localizado a 25km do centro de Blumenau e possui algumas características da colonização ainda presentes em seu cotidiano, como as diversas casas em estilo enxaimel, os costumes, a etnia e os jardins. A vila possui diversos clubes de caça e tiro, outra característica da colonização. É possível visitar a antiga fábrica da Cervejaria Feldmann, onde hoje funciona o Centro Cultural.
Curtir a “night” no Basement English Pub
O Basement é um pub inglês localizado em um porão histórico, no centro de Blumenau. O pub possui paredes de pedra, shows ao vivo, diversos ambientes com sofás de couro e um cardápio recheado de opções em petiscos, pratos e bebidas. É uma ótima opção para curtir a vida noturna e ouvir um bom rock’n roll.
➡ Rua Paul Hering 35 – Centro – (47) 3340-0534
💡 Segunda à Sábado, de 18h às 00h
Nos arredores de Blumenau
Passear por Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil
A cidade de Pomerode está a 32km de Blumenau e possui o maior conjunto de casas em estilo enxaimel do país, é possível separar um dia ou até uma manhã para conhecer a cidade. O tour contempla visita ao zoológico, centro cultural, museu e cervejaria artesanal. As atrações são próximas e podem ser conhecidas com uma caminhada. Aqui neste post tem tudo sobre Pomerode.
Conhecer a fábrica da Cerveja Artesanal Das Bier, em Gaspar
A fábrica da Cerveja Das Bier está localizada em Gaspar a cerca de 30 minutos do centro de Blumenau. A visita ao local é uma das mais legais da região pois além de conhecer os processos de produção da cerveja, oferece um pesque e pague e um bar onde é possível provar diversos petiscos. O local é muito bonito, cercado de muito verde, com uma paz incrível.
Tem mais dicas do que fazer em Blumenau e arredores? Conte pra gente nos comentários.
Viagem realizada em agosto de 2017
Quantos dias da pra conhecer tudo isso em Blumenau?
Oi Rayanne.
Reserve pelo menos três dias para Blumenau e um dia para Pomerode para conhecer tudo.
Mas dois dias em Blumenau já serão o suficiente para conhecer o que a cidade tem de melhor.