Esqueça aquela imagem que você tem sobre os mercados municipais das grandes capitais brasileiras, com construções antigas e ambientes simples, o Mercado Municipal de Curitiba é bem diferente do que estamos acostumados a ver. Digo isso pois as experiências que tive em mercados municipais foram bem diferentes do que vi em Curitiba, como podem conferir nos posts sobre o Mercado Central de BH, Mercados de Aracaju e o Mercado Modelo de Salvador.
O principal local de compras de Curitiba é bastante moderno e muito, muito organizado. O local se assemelha mais a um shopping do que a um mercado central, mas com um “ar mais popular”, um local bastante agradável que recebe em média 65 mil pessoas semanalmente. É muita gente que passa por lá, então, é parada obrigatória para turistas que visitam a cidade.
NAVEGUE PELO POST
ToggleMercado Municipal de Curitiba
Fundado em 02 de agosto de 1958, o Mercado Municipal de Curitiba foi o local escolhido para receber o Encontro RBBV 2018, um evento que reuniu cerca de 130 blogueiros de viagem em Curitiba, para realização de treinamentos e turismo pela cidade. As palestras aconteceram no terceiro andar do empreendimento, que diga-se de passagem, possui uma ótima estrutura para eventos.
Como fiquei um dia inteiro por lá, aproveitei os momentos de intervalo e o horário do almoço para passear pelo mercado, que possui lojas de diversos segmentos, bem como hortifrutigranjeiros, bebidas, vinhos, temperos, especiarias, ervas medicinais, carnes exóticas, embutidos, pescados, conservas, utensílios domésticos, produtos de decoração, produtos de limpeza, presentes, etc. O destaque fica para o setor de orgânicos, o primeiro do Brasil dentro de um mercado municipal.
Mas a história do Mercado começou muitos anos antes, em 1820, quando comerciantes começaram a vender frutas e verduras em casinhas na Praça Tiradentes. Entre 1820 e 1958, o mercado teve outras três sedes para então ocupar o atual Mercado. O pequeno grupo de comerciantes apostou em uma sede maior, melhor localizada. Eis então a melhor localização possível, no centro da cidade, no coração de Curitiba.
O Mercado Municipal de Curitiba conta atualmente com 196 comerciantes, que atendem 362 unidades comerciais, desde boxes de frutas e verduras à cosméticos, presentes e vestuário. O mercado também é referência no que diz respeito à gastronomia, com uma bem estruturada praça de alimentação contando com iguarias típicas do estado, como pastel com pingado, carne de onça (que não é de onça mesmo), pratos contendo o pinhão, etc.
Minha Experiência no Mercado
As palestras do Encontro RBBV começariam no sábado as 9h, então cheguei ao mercado por volta de 8h para passear e conhecer melhor o espaço. Cheguei pela entrada principal do mercado, ele possui outras 16 entradas, segui pelo andar inferior e passei por algumas lojas de temperos e conservas, uma especializada em cervejas especiais e uma chamada ”Lá de Minas”, que vende produtos típicos mineiros como queijos, doces e cachaças.
Na Vovó Nancy, encontrei diversos doces e achei até o famoso bolo de rolo, típico de Pernambuco. No segundo andar do Mercado Municipal de Curitiba, há também algumas lojas, mas a grande maioria do espaço é ocupado pela área de alimentação. Conheci rapidamente o local pois aproveitei o horário de intervalo para o almoço para conhecer o Museu Oscar Niemeyer, que não entrou na programação oficial do evento mas eu não poderia deixar de conhecer.
Peguei dicas com os blogueiros que almoçaram por lá. A Pastelaria Curitiba vende pastéis com diversos recheios a partir de R$7, tem sabores bem diferentes como o recheio de Linguiça Blumenau e recheio de Pinhão. A Mister Dea oferece hambúrgueres, pastéis e refeições em buffet self service, os hambúrgueres são bem caprichados e custam cerca de R$15.
Pra quem gostar de um café, uma visita ao Café do Mercado é obrigatória. Além de apreciar um delicioso café, o vasto cardápio do local conta com espressos, cappuccinos, chás e chocolates. O Café do Mercado ainda comercializa acessórios para os amantes da bebida como chaleiras, cafeteiras e moedores.
No segundo andar do Mercado Municipal de Curitiba, há um letreiro com a marca turística da cidade “Curta Curitiba”, uma boa opção para fotos, bem pertinho da praça de alimentação. O mercado funciona às segundas de 7h às 14h, de terça à sábado de 7h às 18h e aos domingos das 7h às 13h, com a praça de alimentação aberta até às 15h.
Dá pra chegar ao local de diversas mineiras, utilizando transporte público, Uber (se estiver hospedado no centro fica baratinho) e até os ônibus da Linha Turismo. Então já sabe, quando visitar Curitiba, uma parada para compras no Mercado Municipal é um dos programas imperdíveis em seu roteiro.
Mercado Municipal de Curitiba
Av. Sete de Setembro 1865
Centro – Curitiba-PR
(41) 3363-3764
Viagem realizada em novembro de 2018