logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Bahia » Salvador » Mercado Modelo, compras de artesanato em Salvador – BA

Mercado Modelo, compras de artesanato em Salvador – BA

Hoje vou falar do maior shopping de artesanato do Brasil, o Mercado Modelo, o melhor para compras de artesanato de Salvador. Localizado próximo ao Elevador Lacerda, que dá acesso ao Centro Histórico da capital baiana, o mercado conta com uma grande diversidade de lojas, que vendem, além do artesanato local, produtos típicos da Bahia.

A visita ao local pode ser feita no mesmo dia em que visitar o Centro Histórico, já que fica pertinho dele. O indicado é ir ao Mercado Modelo após a visita ao Centro Histórico e ao Pelourinho, onde poderá comprar souvenirs e até almoçar por ali, no restaurante localizado no segundo andar do shopping.

História do Mercado Modelo

O Mercado Modelo foi inaugurado em 1912 e funcionava como principal centro de abastecimento de Salvador, comercializando produtos do gênero alimentício como frutas, verduras, carnes, peixes, aves, etc.

O mercado antes funcionava em outro prédio e tem sua história marcada por grandes incêndios. O antigo prédio sofreu um incêndio em 1921 e quase foi destruído por completo. Em 1943, o antigo prédio teve outro incêndio, porém, com menores proporções. Já o incêndio de 1969 destruiu o antigo prédio por completo, obrigando os comerciantes a se instalarem no atual prédio.

Elevador Lacerda e Baía de Todos os Santos - Salvador-BA
Mercado Modelo à direita
Artesanato no Mercado Modelo - Salvador-BA
Artesanato no Mercado Modelo - Salvador-BA

Já no novo prédio, um novo incêndio aconteceu em 1984, causando sérios danos ao Mercado Modelo, que fora restaurado e recuperado no mesmo ano. Atualmente o Mercado Modelo possui um moderno equipamento de prevenção contra incêndio, mais que necessário depois de tantas ocorrências ao longo de sua história.

Estrutura

O shopping possui mais de 260 lojas, mini-bares e dois restaurantes, dispostos em dois pisos que ocupam o prédio de estilo neoclássico, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, construído em 1861 para ser utilizado como terceira alfândega de Salvador. Só a visita ao local é, por si só uma grande atração.

O Mercado Modelo é um dos pontos turísticos mais visitados de Salvador, pois fica na região do comércio na cidade baixa, próximo ao Elevador Lacerda e ao Pelourinho. Na área em frente a portaria central do mercado, há algumas barracas que vendem artesanato, há também algumas baianas vendendo o acarajé, e se der sorte, poderá ver uma roda de capoeira ao som do berimbau e dos caxixis. O local requer um pouco de cuidado com “os pedintes” que rondam a região.

Vista panorâmica
Vista do segundo andar
Restaurante
Restaurante

É um lugar imperdível em Salvador e ótimo para comprar artesanato e lembranças da terra boa. São vários modelos que podem ser comprados como, santos, carrancas, colares, fitinhas, cinzeiros, chaveiros e várias outras lembranças. Abaixo você poderá conferir um pouco do artesanato vendido no local.

Artesanato no Mercado Modelo - Salvador-BA
Artesanato no Mercado Modelo - Salvador-BA
Artesanato no Mercado Modelo - Salvador-BA
Artesanato no Mercado Modelo - Salvador-BA
Artesanato no Mercado Modelo - Salvador-BA
Artesanato no Mercado Modelo - Salvador-BA

Programe a sua visita ao Mercado Modelo para depois do seu tour pelo Pelourinho e Centro Histórico de Salvador, geralmente os preços do mercado são mais em conta do que nas lojas que estão espalhados pelo Centro Histórico. Uma atração que pode ser encaixado no mesmo dia é a visita à Igreja do Bonfim, que apesar de não ficar perto do Mercado Modelo fica pro mesmo lado, geralmente o oposto de onde estão a maioria dos hotéis. Vale a pena reservar alguns transporte ou alugar um carro.

André Morato

Viagem realizada em outubro de 2012

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Uma resposta

  1. Pingback: Férias | Domingão de Twittadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados