logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Paraná » Morretes » Onde comer Barreado em Morretes-PR: Restaurante Mandalozo

Onde comer Barreado em Morretes-PR: Restaurante Mandalozo

Quando soube que iria conhecer Morretes, no estado do Paraná, eu não sabia ao certo o que eu iria encontrar de interessante na cidade, mas de uma coisa eu tinha certeza, eu iria provar o tão falado barreado. O prato é simples e bastante típico naquela região, então quase todos os restaurantes da cidade oferecem a iguaria em seu cardápio.

Eu conheci a cidade de Morretes durante o Encontro RBBV 2018, um encontro de blogueiros que reuniu cerca de 130 influenciadores em Curitiba. O passeio à cidade de Morretes estava na programação oficial do evento, então não poderia perder a oportunidade. Um dos trechos do passeio entre Curitiba e Morretes é feito de trem, aliás este é um dos passeios mais procurados por turistas que visitam Curitiba, então optei por fazer o trajeto de trem na volta, para curtir o pôr do sol.

O passeio de trem pela Serra do Mar é uma atração que não pode faltar em seu roteiro, aqui tem mais informações sobre o passeio (próximo post). Quando estiver em Morretes, você terá um leque de opções de lugares onde comer Barreado, eu escolhi o Restaurante Mandalozo, uma das melhores opções da cidade. O restaurante fica próximo à Ponte de Ferro, fácil de encontrar.

Mas afinal de contas, como é o barreado?

Barreado é um prato muito simples, preparado com carne, toucinho e temperos típicos da cozinha de Morretes, Antonina e Paranaguá, cidades localizadas no litoral paranaense. O prato é de origem polêmica, pois o mesmo era servido aos caboclos que iam às vilas levar os produtos da lavoura. Antigamente, seu cozimento era feito pelos antigos habitantes em valas sobre um braseiro, levando cerca de 24 horas para ficar pronto, num verdadeiro ritual.

Hoje, provar o barreado é uma das principais atividades turísticas de Morretes, visitar a cidade e não provar o prato típico é como “ir à Roma e não ver o Papa”. É tanta história que envolve esse prato que ele já foi tese de um Doutorado na Universidade Federal do Paraná.

Se você estiver com vontade de provar a iguaria mas não tem a mínima ideia de quando estará em Curitiba, dá pra arriscar e tentar fazer em casa, mas dificilmente ficará igual ao barreado de Morretes. Mas o bom mesmo é provar o prato em Morretes, e eu tive a oportunidade de provar o barreado no Restaurante Mandalozo.

Restaurante Mandalozo - Onde comer barreado em Morretes-PR
Barreado

Restaurante Mandalozo

Localizado às margens do Rio Nhundiaquara, em Morretes, o Restaurante Mandalozo serve barreado desde 1971. No início, o local tinha apenas 15 mesas e havia fila de espera para almoçar. Em 1976, o restaurante migrou para outro local, onde funciona atualmente. A construção durou cerca de 2 anos e o proprietário, o Sr. Honilson Mandalozo, foi taxado de louco, por construir em uma vila.

A construção atual foi inaugurada em 1978 com um salão e uma sacada e em 1988 foi construído mais um salão. Em 1991 o Sr Honilsou faleceu, os filhos deram sequência ao trabalho do pai e em 1997 foram construídos mais dois salões. O Restaurante Mandalozo possui então quatro amplos salões com varandas, com capacidade para receber até 600 pessoas.

O restaurante conta com três estacionamentos, com cerca de 120 vagas, rampas de acesso e banheiros adaptados a pessoas com dificuldade de locomoção, parquinho e fraldário e duas cozinhas de alto padrão. As varandas com vista para o Rio Nhundiaquara são os lugares mais disputados e também mais arejados da casa, já que a cidade é muito quente.

Restaurante Mandalozo - Onde comer barreado em Morretes-PR
Restaurante Mandalozo - Onde comer barreado em Morretes-PR
Restaurante Mandalozo - Onde comer barreado em Morretes-PR

Provando o Barreado

Ao chegar, recebi uma breve explicação do animado chef da casa de como preparar o barreado. Logo começaram a chegar as opções e olha que não foram poucas. Primeiro vieram as saladas de entrada, salada verde com bacon, maionese, torradas, molho tártaro e bananinha recheada com barreado.

Salada
Saladas de entrada
Banana Frita
Bananinha recheada com barreado

Depois veio o barreado, servido de forma tradicional, mais consistente, feito com banana maçã e acompanhado de arroz branco e farinha de mandioca. Depois veio o barreado diferente, mais molhadinho, ainda sem a farinha. Eu particularmente gostei mais do barreado tradicional. Em seguida, foi servida a batata frita e um delicioso camarão ao molho que estava espetacular. E ainda foi servido um peixe à milanesa, que também estava muito saboroso.

Esta sequência de itens custa R$67,90 por pessoa, com direito a comer tudo isso à vontade, podendo pedir reposição dos pratos.

Quanto ao barreado,  é um prato bem simples, apenas a maneira de prepará-lo que é especial e diferente, sendo que a carne é cozida por 20 horas, até desmanchar. O interessante é que, com tanto tempo de cozimento, as fibras da carne se soltam, resultando em um caldo grosso e saboroso.

Restaurante Mandalozo - Onde comer barreado em Morretes-PR
Barreado
Restaurante Mandalozo - Onde comer barreado em Morretes-PR
Batata frita
Restaurante Mandalozo - Onde comer barreado em Morretes-PR
Camarão ao Molho
Restaurante Mandalozo - Onde comer barreado em Morretes-PR
Peixe à Milanesa

Ainda deu tempo de me deliciar com um Gelato Vêneto. Quem almoça no Restaurante Mandalozo, além de provar um dos melhores barreados de Morretes, tem direito a degustar algumas cachaças típicas da cidade, além de provar a bala de banana artesanal, outra iguaria típica da cidade. O atendimento foi muito bom e o restaurante é uma ótima opção para o almoço.

Gelato Vêneto
Gelato Vêneto
Bala da Banana

Restaurante Mandalozo
Rua Almirante Frederico de Oliveira, 16
Vila Santo Antônio – Morretes-PR
(41) 3462-1410

Viagem realizada em novembro de 2018

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados