logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Paraná » Curitiba » Curitiba foi sede do Encontro RBBV 2018, o maior encontro de blogueiros do Brasil!

Curitiba foi sede do Encontro RBBV 2018, o maior encontro de blogueiros do Brasil!

A cidade de Curitiba foi escolhida para ser a sede do Encontro RBBV 2018, evento que reuniu cerca de 130 blogueiros de viagem de diversos lugares do Brasil e do mundo. Esta é a segunda vez que a RBBV organiza um encontro como esse, o primeiro aconteceu em Belo Horizonte em 2016. Ambos foram sucesso absoluto, além de aprimorar e profissionalizar o trabalho dos blogueiros de viagem, o evento é uma ótima oportunidade de networking entre blogueiros.

A edição 2018 ocorreu entre os dias 01 e 04 de novembro, sendo que metade da programação era voltada para apresentação de valiosos conteúdos para os blogueiros de viagem, através de painéis e palestras, a outra metade foi recheada de passeios por Curitiba, com direito a passeio de trem no pôr do sol.

O evento foi carinhosamente preparado pela Cláudia Beatriz (Aprendiz de Viajante), Rafael Miranda (Para Viagem), Maíra Silveira (Aos Viajantes), Renata Sucena (Viagem em Detalhes) e Daniela Duarte (Blog Só Viagem), além de outros voluntários, que merecem os parabéns, o evento foi sucesso absoluto.

A minha participação no Encontro RBBV 2018

Logo que eu soube que o evento estava confirmado, fiz a minha inscrição e confirmei presença. Como eu participei do evento em 2016 e meu blog evolui muito depois de tudo o que aprendi naquela oportunidade, não tive dúvidas que esta seria outra oportunidade para continuar aprendendo, além de conhecer pessoalmente diversos outros blogueiros que sou fã, afinal eu também sou um leitor de outros blogs.

Saí de Belo Horizonte na quarta feira às 20h (com um pouquinho de atraso da companhia aérea) e cheguei à Curitiba as 23h45. Me hospedei no Hotel Blumenau, um hotel de categoria econômica que eu gostei demais de me hospedar. Tudo era muito simples mas muito limpo, bem organizado, atendimento excelente e café da manhã delicioso, sem falar na localização, ótima.

Hotel Blumenau - Hospedagem em Curitiba-PR
Hotel Blumenau

Oficialmente o Encontro RBBV 2018 começou dia 01 de novembro, porém no dia 31 de outubro havia uma atividade muito bacana, o Tour Comida de Buteco, que passa por 4 bares de determinada região de Curitiba. Estava doido pra participar, eu que sou “botequeiro” assumido fiquei morrendo de vontade, mas cheguei tarde à Curitiba. Fica como desculpa para voltar à cidade, ainda mais que soube que ela tem mais de 60 cervejarias artesanais.  😉

01-11 – Quinta feira

Na quinta levantei bem cedo e fiz um Walking Tour pelo Setor Histórico de Curitiba, aproveitei que a agenda estava vazia na parte da manhã e fui conhecer esta parte tão linda e tão bem preservada da cidade. Fui surpreendido por uma chuva no fim do tour, mas nada que atrapalhasse o passeio, logo a chuva passou.

Às 11h a primeira atividade oficial, uma visita à Torre Panorâmica, de onde se têm uma vista 360 graus de Curitiba. Fomos surpreendidos com a presença do prefeito de Curitiba, Rafael Greca foi bastante simpático e nos deu as boas vindas à cidade, explicou alguns pontos importantes e nos convidou a um brinde com uma taça de Gengibirra.

Prefeito de Curitiba na Torre Panorâmica
Prefeito Rafael Greca na Torre Panorâmica

Tá, você não sabe o que é Gengibirra, eu também nunca havia ouvido falar, agora calma que eu vou explicar. Gengibirra é um guaraná muito tradicional no Paraná, com sabor de gengibre, mas não torça o nariz, a bebida é bem gostosa. Bom, dali partimos para o almoço no Bar do Alemão, outra tradição em Curitiba. Lá eu tomei uma Hofbrau Original (indicação da Diana), uma lager de origem alemã, deliciosa, e pedimos um Bockwurst como aperitivo, salsicha alemã, salada, broa e fritas.

Encontro RBBV 2018 - Bar do Alemão - Curitiba-PR
Bar do Alemão

De lá partimos para o city tour com a Linha Turismo, um ônibus double deck que passa por todos os principais pontos turísticos de Curitiba. Funciona assim, você compra um ingresso e embarca, depois pode descer e reembarcar quatro vezes com o mesmo ticket, podendo escolher em que ponto quer desembarcar. Começamos passeando pelo setor histórico e depois seguimos para o Jardim Botânico, um dos principais cartões postais da cidade. Lá ficamos por um tempo, percorremos os jardins e fomos até a estufa.

Jardim Botânico - Curitiba-PR
Jardim Botânico

Depois seguimos para o Parque Tanguá, um dos mais belos de Curitiba. O parque possui belas fontes e jardins bem cuidados, além de oferecer uma vista linda para o pôr do sol. Pena que o dia estava nublado e o pôr do sol ficou um pouco apagado, mas não menos lindo. O tour ainda fez uma parada na Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente), um lugar simplesmente fantástico, muito lindo.

Parque Tanguá - Curitiba-PR
Parque Tanguá

O tour com a Linha Turismo ainda passou por outros pontos de Curitiba antes de retornar à praça Tiradentes. Tivemos que sair correndo e ir para o Hotel Blumenau, já eram 19h20 e o tempo estava apertado, tínhamos um compromisso às 20h.

Linha Turismo - Curitiba-PR
Linha Turismo

O Hard Rock Café foi o local escolhido para o primeiro happy hour oficial desta turma, local onde também aconteceu a abertura oficial do Encontro RBBV 2018. A casa é a única filial que opera no país, a marca possui 191 unidades espalhadas por 59 países. E não havia lugar melhor para este primeiro happy hour, a casa é simplesmente espetacular, moderna, confortável e com o rock’n roll predominando. Rolou até dancinha dos funcionários no fim do evento.

Encontro RBBV 2018 - Hard Rock Café - Curitiba-PR
Hard Rock Café

02-11 – Sexta Feira

A sexta feira foi bastante movimentada. A atração do dia era seguir até Morretes, cidade localizada próxima à Curitiba, histórica, com um belo casario colonial e muito movimento, já que era feriado. Seguimos de ônibus com a Serra Verde Express, passando pela Serra da Graciosa.

Chegando em Morretes, fomos direto ao almoço no Restaurante Mandalozo, onde foi servido um verdadeiro banquete aos blogueiros. Lá provamos o Barreado, prato típico por lá, além de peixe frito, camarão e a cachaça local de cortesia. Saímos do almoço e fomos percorrer as ruas de Morretes, com belos casarões e uma igreja, além de diversos bares com mesas na rua e redes para descanso, com vista para o Rio Nhundiaquara.

Morretes-PR
Aproveitei para relaxar nesta rede por 30 segundos, hehe, a programação estava intensa

Às 15h, seguimos para a Estação de Morretes para embarcar no Trem e seguir até Curitiba por este meio de transporte histórico, passando por belas paisagens na Serra do Mar até curtir o pôr do sol, na chegada à Curitiba. Por fim, nós que estávamos no “vagão 5” ficamos famosos, graças à “farra” que fizemos até o fim do passeio e à trilha sonora do Rafick, também conhecido como sócio do Paulo, na EasySim4You.

Trem de Morretes à Curitiba-PR
Pôr do sol visto do passeio de Trem

A noite dos blogueiros ficou por conta do Gards Rooftop, um bar muito bem conceituado em Curitiba, localizado no Shopping Pátio Batel, um shopping com lojas de marcas famosas e preços surreais. A primeira que vi depois da entrada foi a Louis Vuitton, pense! O bar possui ambiente ao ar livre, um lugar bem gostoso e agradável, com direito a coquetéis, cervejas, risoto de quatro queijos e cuscus marroquino.

As comidinhas servidas no Gards Rooftop não foram o suficiente para matar a minha fome (eu estava sem café da tarde) e então fui com o Cássio (Casa de Doda) experimentar um sanduíche artesanal perto dali, o Bravus Burguer, sanduíche muito bom. Aí sim, matamos a fome e seguidos para o hotel para descansar.

Gards Rooftop - Curitiba-PR
Gards Rooftop

03-11 – Sábado

O sábado foi um dia de intenso aprendizado no Encontro RBBV 2018. Seguimos para o Mercado Municipal de Curitiba onde aconteceram diversas palestras e painéis, abordando diversos assuntos como monetização de blogs, mídias sociais, SEO etc, a que mais gostei foi a de SEO, um assunto muito importante para todos os blogueiros. Quem deu o pontapé inicial foi a Cláudia Saleh (Aprendiz de Viajante), ela é a fundadora da rede RBBV.

Encontro RBBV 2018
Cláudia Saleh do blog Aprendiz de Viajante, fundadora da RBBV

Aproveitamos para conhecer melhor o Mercado Municipal de Curitiba, um ótimo local para compras na capital paranaense. É possível encontrar diversos itens como frutas, verduras, temperos, doces, artesanato, queijos, cachaças e até cervejas especiais. A visita ao Mercado Municipal é praticamente obrigatória para todos que visitam a cidade.

Mercado Municipal de Curitiba-PR
Mercado Municipal de Curitiba

Agora vou contar um segredinho para vocês: viajei com a certeza de visitar o Museu Oscar Niemeyer, um dos melhores museus do mundo. Só que a visita ao local não estava na programação oficial do Encontro RBBV 2018, então dei uma escapadinha de uma palestra que eu julgava menos interessante para mim e fui até o museu. Olha, valeu demais a pena, o museu é simplesmente fantástico. Agradeço ao Cássio (Casa de Doda) pela companhia e pela carona.

Museu do Olho - Oscar Niemeyer - Curitiba-PR
Museu Oscar Niemeyer

Depois de um dia de muito aprendizado no Mercado Municipal, voltei para o hotel com a cabeça doendo, mas com a certeza de que muita coisa boa e nova será implantada neste blog, aguardem novidades. A programação oferecia um jantar no Restaurante Ópera Arte, localizada em um dos lugares mais charmosos de Curitiba, a Ópera de Arame. Fomos muito bem recebidos e a noite foi bem legal, com direito a música ao vivo sobre o palco flutuante do local.

Ópera de Arame - Curitiba-PR
Ópera de Arame

04-11 – Domingo

Acordei assustado no domingo. Com o início do horário de verão veio aquela dúvida se eu estava no horário correto, já que o telefone costuma atualizar sozinho. Olhei no relógio eram 7h40 e meu compromisso era as 8h30, então corri para o banho e logo desci para o café da manhã. O programa da parte da manhã era bem interessante, principalmente para os amantes do futebol.

Visitamos a Arena da Baixada, estádio do Atlético Paranaense e uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, um estádio lindo, confortável e com ótimo acesso. A recepção no estádio teve café da manhã, uma palestra sobre o estádio e o clube além de um baita presente, uma camisa oficial do Atlético-PR. Fizemos um tour pelo estádio, conhecemos diversos setores e no fim ainda batemos um pênalti, que emoção! E olha, “meti” um golaço!

Arena da Baixada - Curitiba-PR
Arena da Baixada

Saindo da Arena da Baixada, fomos almoçar no Restaurante Peixinho, que como o próprio nome sugere, trabalha com pratos contendo peixe. O restaurante foi uma indicação do Beneth (Tire a Bunda do Sofá), e que baita indicação, comemos filé de peixe frito e filé de peixe ao molho quatro queijos, estavam super deliciosos e o preço achei justo.

Na parte da tarde, tivemos os últimos painéis e palestras, desta vez no Espaço Cultural Santa Maria, lugar lindo e confortável. Mais uma vez houveram diversas palestras importantes e novamente a que mais gostei foi a que explicava sobre SEO. Alguns blogueiros tiveram que partir, mas eu permaneci pois só iria embora na segunda de manhã, então pude curtir a última atração oficial do evento, o jantar de despedida.

Encontro RBBV 2018 - Espaço Cultural Santa Maria - Curitiba-PR
Espaço Cultural Santa Maria

Fechamos o evento com chave de ouro em uma noite bem descontraída, com direito a dança e modão sertanejo. O Restaurante O Jardineiro nos recebeu para um delicioso jantar, com direito a música ao vivo de uma banda que manda muito bem. No final todos foram para a improvisada pista de dança, para curtir os últimos momentos do Encontro RBBV 2018.

Encontro RBBV 2018 - Restaurante O Jardineiro - Curitiba-PR
Restaurante O Jardineiro

No evento de 2016 eu aprendi muita coisa, na época o blog ainda não era rentável, depois deste evento as coisas mudaram, coloquei todo o aprendizado em prática e hoje o blog atingiu outro patamar. Considero este encontro de 2018 uma continuação de todo o aprendizado adquirido, o evento novamente foi muito produtivo e rico em informações.

Encontro RBBV 2018

O Encontro RBBV 2018 foi destaque na mídia paranaense, fomos citados no site da prefeitura, no site do Atlético-PR e no Facebook do prefeito. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do evento. Espero que tenham gostado deste resumo sobre o evento e, caso queira, poderá conferir a opinião de outros blogueiros:

Vida sem Paredes
Na Estrada com as Minas
Viagens e Caminhos

Ao longo das próximas semanas irei publicar diversos posts sobre as minhas experiências em Curitiba, não deixe de acompanhar.

Patrocínios: Trip Advisor, BookingSeguros PromoEasysim4uViajaNet.
ParceirosInstituto Municipal Curitiba Turismo e Curitiba Convention & Visitors Bureau.
ApoioBelviturCurta Curitiba e Serra Verde Express

Viagem realizada em novembro de 2018

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

7 respostas

    1. O evento foi bem legal né? Obrigado pela visita!
      Quanto ao chute, a emoção de bater um pênalti em um estádio de copa do mundo é maior que o acerto (ou não) do chute, hehehe.
      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados