Início » Brasil » Como visitar o Jardim Botânico de Curitiba-PR
Jardim Botânico de Curitiba-PR

Como visitar o Jardim Botânico de Curitiba-PR

Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar
Share on pinterest
Salvar
Share on whatsapp
Enviar

O Jardim Botânico de Curitiba é um dos principais cartões postais do estado do Paraná, é um lugar que obrigatoriamente deve estar em seu roteiro por Curitiba. Amado por turistas e moradores da cidade, o local reúne grande beleza e muita história, cercado por muito verde. O nome oficial é Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richbieter, uma homenagem a pioneira do urbanismo de Curitiba, mas todos conhecem o local apenas como Jardim Botânico.

Visitei o local durante participação no Encontro RBBV 2018, um encontro que reuniu cerca de 130 blogueiros de viagem em Curitiba, para participar de treinamentos e visitar a capital paranaense. O Jardim Botânico de Curitiba é uma ótima opção para um passeio a dois ou em família, bom para a prática de exercícios e ótimo para a contemplação da natureza, com a possibilidade de registrar belas fotos.

Jardim Botânico de Curitiba

Criado em 1991, o Jardim Botânico de Curitiba possui 178 mil metros quadrados de área e sua história é bastante curiosa. O sucesso do local foi tão imediato, que em seu primeiro ano de vida, foi realizado um plebiscito para que o nome do bairro fosse alterado, antes chamado de Capanema para bairro Jardim Botânico.

Antes de surgir o Jardim Botânico, grande parte da região era contemplada por terras de Guilherme Schuch, conhecido como Barão de Capanema. O local foi visitado por D. Pedro II em 1880, que o considerou um dos mais belos hortos do período imperial.

Jardim Botânico de Curitiba-PR Jardim Botânico de Curitiba-PR

Jardim Botânico de Curitiba-PR

Para chegar ao Jardim Botânico de Curitiba há algumas opções: eu utilizei a Linha Turismo, o ônibus oficial de turismo de Curitiba, que passa por diversos pontos da cidade e faz algumas paradas. Comprando um ticket, você tem direito a desembarcar e embarcar novamente por 4 vezes. Caso prefira, poderá ir de Uber, que a propósito funciona muito bem na cidade. Do centro cívico ao Jardim Botânico, o Uber custa cerca de R$14.

Para chegar através do transporte público, utilize as linhas:
Expressos Centenário/Campo Comprido e Centenário/Rui Barbosa. Descer ao lado do Botânico
Linha Cabral/Portão. Linha Alcides Munhoz (ponto Al.Dr.Muricy). Descer em frente ao Jardim Botânico

Atrações

A Estufa é um dos destaques do Jardim Botânico de Curitiba. Construída em estrutura metálica e estilo art-nouveau, a inspiração veio do Palácio de Cristal de Londres. O interior da estufa é climatizado e abriga diversas espécies de plantas nativas da floresta atlântica do Brasil. Do interior da estufa é possível ter uma linda vista do Jardim Francês do parque.

Jardim Botânico de Curitiba-PR
Estufa

Jardim Botânico de Curitiba-PR

Jardim Botânico de Curitiba-PR
Interior da Estufa

O Jardim Francês fica em frente à estufa, possui arbustos dispostos em formas geométricas, lindas flores que formam verdadeiros tapetes e caminhos que levam às fontes, chafarizes e estátuas. A mais famosa das estátuas é a de nome “Amor Materno”, feita pelo artista polonês João Zaco, uma homenagem às mães paranaenses. Mas antes de chegar ao Jardim Francês, o visitante passa por um corredor de cerejeiras japonesas, outro belo espetáculo em determinadas épocas do ano.

Jardim Botânico de Curitiba-PR
Jardim Francês com Estufa
Jardim Botânico de Curitiba-PR
Jardim Francês

Jardim Botânico de Curitiba-PR

Outra atração do Jardim Botânico de Curitiba é o Museu Botânico Municipal, que possui o 4º maior herbário do país, com cerca de 400 mil plantas preparadas para coleção botânica, além de amostras de madeiras e frutos. O museu funciona também como centro de pesquisa da flora do estado do Paraná. O museu recebe ainda exposições de trabalhos de artistas paranaenses.

O Jardim das Sensações é outra atração interessante do Jardim Botânico. Inaugurado em 2008, o local possui uma área de cerca de 200 metros e oferece ao visitante uma incrível experiência de caminhar pelo jardim com os olhos vendados, sentindo o chão com os pés descalços, ouvindo o som do vento e sentindo o perfume de cerca de 70 flores. O passeio é gratuito e acontece de terça feira à domingo, das 9h às 17h.

O parque possui diversas trilhas, que podem ser percorridas para caminhadas e revelam lagos, jardins e outros ângulos interessantes do Jardim Botânico. Dá pra fazer muito coisa pelo parque, que além de toda beleza é bastante seguro. E o melhor de tudo, a entrada é gratuita. Aberto diariamente de 6h às 20h no verão e de 6h às 19h30 no inverno.

Jardim Botânico de Curitiba-PR

Jardim Botânico de Curitiba
R. Engo. Ostoja Roguski
Jardim Botânico, Curitiba-PR
(41) 3264-6994 (Administração) / 3362-1800 (Museu)

Viagem realizada em novembro de 2018

André Morato
André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.