logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Paraná » Curitiba » Roteiro a pé pelo Centro Histórico de Curitiba-PR

Roteiro a pé pelo Centro Histórico de Curitiba-PR

Curitiba é uma cidade fantástica, além de ostentar o título de cidade mais verde do Brasil, a capital do estado do Paraná possui diversas atrações, em um final de semana dá pra conhecer muita coisa na cidade, mas o ideal mesmo é ficar mais dias. O bonito e bem conservado Centro Histórico de Curitiba pode ser conhecido a pé, as atrações ficam próximas e dá pra fazer tudo em uma parte do dia.

Recheado de prédios históricos, ruas estreitas, praças, monumentos e calçadas de paralelepípedos, o Centro Histórico de Curitiba desponta como um dos mais belos do país, um roteiro por ali é essencial para conhecer o que a cidade tem de melhor. E o roteiro inclui as mais variadas atrações turísticas, entre elas igrejas, museus, praças, casarões coloniais, feirinhas, ruas onde transitam apenas pedestres e até rua 24 horas.

Caminhar pelo centro histórico é reviver a história, é conhecer melhor cada cantinho desta riqueza nacional, é um programa obrigatório para quem visita Curitiba. Mas se você tem dificuldades de locomoção, há uma opção que vale a pena considerar, utilizar a Linha Turismo, o ônibus oficial de turismo de Curitiba, ele faz parada em vários pontos turísticos, você compra um ticket e tem direito a 5 embarques. Saiba mais a respeito da Linha Turismo.

Largo da Ordem
Largo da Ordem - Centro Histórico de Curitiba-PR
Largo da Ordem - Centro Histórico de Curitiba-PR

Roteiro a pé pelo Centro Histórico de Curitiba

Eu me hospedei no Hotel Blumenau, uma opção de hospedagem econômica na região central de Curitiba. Este hotel fica a uma quadra do Passeio Público e do Memorial Árabe, então decidi começar o meu roteiro por ali, mas você pode fazer o caminho inverso ou começar por qualquer outro ponto da cidade, avaliando as atrações próximas para não alongar demais seu roteiro.

Fiz todo o roteiro a pé, as atrações ficam próxima e dá pra ir em todas as atrações caminhando, desde que você não tenha nenhuma dificuldade de locomoção.

Iniciei a minha caminhada pelo Centro Histórico de Curitiba no Memorial Árabe, uma construção em homenagem à cultura do Oriente Médio e sua arquitetura faz referência às edificações mouriscas. Atualmente o local funciona como uma biblioteca especializada. Ao lado está o Passeio Público, um parque que foi criado em 1886 e inaugurou os parques e o saneamento de Curitiba. O portão do parque é uma cópia do que existe no Cemitério de Cães de Paris e o local já abrigou o zoológico da cidade, atualmente possui pequenos animais e oferece algumas opções de lazer, além de pistas para caminhada.

 Passeio Público | Ter à Dom – 6h às 20h | Gratuito
Memorial Árabe | Seg à Sex – 9h às 12h | Sáb – 9h às 13h | Gratuito

Memorial Árabe - Centro Histórico de Curitiba-PR
Memorial Árabe
Passeio Público
Passeio Público

Mais duas quadras e cheguei ao Teatro Guaíra, instalado em um prédio construído em 1952, é o principal espaço cultural de Curitiba. Em frente ao teatro, há uma bonita praça, a Praça Santos Andrade, que possui alguns jardins e esculturas. Do outro lado da praça está a Universidade Federal do Paraná, instalada em um belíssimo prédio histórico construído em 1915. São três atrações próximas que merecem ser visitadas e fotografadas.

Teatro Guaíra
Teatro Guaíra
Praça Santos Andrade
Praça Santos Andrade
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Paraná

Mais duas quadras à frente e cheguei à próxima atração, uma das mais charmosas do Centro Histórico de Curitiba. O prédio do Paço da Liberdade foi a primeira sede própria da Prefeitura de Curitiba. A belíssima construção de 1916 tem detalhes neoclássicos e art-nouveau e é patrimônio da cidade, passou por uma restauração e hoje funciona como um espaço cultural múltiplo, contando com um charmoso café. Este patrimônio é tombado nas esferas municipal, estadual e federal.

 Paço da Liberdade | Ter à Sex – 9h30 às 20h45 | Sáb e Dom – 9h30 às 17h | Gratuito

SESC Paço da Liberdade - Centro Histórico de Curitiba-PR
Paço da Liberdade

Um pouco mais à frente e cheguei à Praça Tiradentes, um dos lugares mais importantes de Curitiba. Foi ali que a cidade nasceu, quando recebeu o nome de Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais em 1693. Esta praça possui algumas estátuas de heróis, dois obeliscos e um piso transparente para ver o calçamento pé-de-moleque do século XIX, e dali partem os ônibus da Linha Turismo.

A Praça Tiradentes abriga ainda a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz do Pinhais, uma construção neogótica da padroeira de Curitiba. Construída entre 1876 e 1893, ocupa o mesmo local da antiga matriz do século 17 e é Catedral Basílica Menor desde 1993, quando completou 100 anos.

 Catedral | Seg – 11h às 19h | Ter. à Dom. 7h às 19h | Gratuito

Praça Tiradentes - Centro Histórico de Curitiba-PR
Praça Tiradentes
Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais - Centro Histórico de Curitiba-PR
Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

Seguindo pela rua que fica à esquerda da Catedral, desci uma escadaria para atravessar a avenida e sair do outro lado da via, chegando ao Largo da Ordem, considerado o coração do Centro Histórico de Curitiba. Contando com ruas calçadas com pedras irregulares, casario preservado, igrejas antigas e espaços culturais, o Largo da Ordem é um local muito importante para a história de Curitiba.

É lá que está a igreja mais antiga da cidade, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, construída em 1737. Junto à igreja está o Museu de Arte Sacra, que reúne alfaias resgatadas das quatro antigas igrejas da cidade. Aos domingos, acontece a Feira do Largo da Ordem, a feira mais famosa da cidade, que reúne milhares de artesãos vendendo os mais diversos produtos.

 Igreja S. Francisco | Ter a Dom – 7h30 às 17h | Gratuito
Museu Arte Sacra | Seg à Sex – 9h às 12h e 13h às 18h | Sáb e Dom – 9h às 14h | Gratuito
➡ Feira do Largo da Ordem | Dom – 9h às 14h

Largo da Ordem - Centro Histórico de Curitiba-PR
Largo da Ordem
Largo da Ordem - Centro Histórico de Curitiba-PR
Largo da Ordem
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas - Centro Histórico de Curitiba-PR
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas

O Largo da Ordem abriga ainda outros patrimônios históricos de Curitiba, entre eles a Casa Romário Martins, a Casa Vermelha e o Bebedouro. Outro ponto interessante por ali é o Bar do Alemão, um dos mais tradicionais de Curitiba, que serve pratos baseados na culinária alemã e possui clima típico do país europeu.

Para quem deseja visitar o Largo da Ordem para conhecer os prédios históricos, é melhor evitar ir aos domingos, já que o local fica cheio de barracas e pessoas, por conta da feira. E todo o cuidado é pouco por ali, afinal o local é frequentado por todos os tipos de pessoas. Durante a minha visita, havia uma base móvel da polícia por lá, daí fiquei mais tranquilo, mas evite ir sozinho. Vale a pena conhecer a feirinha aos domingos, mas saiba que nesse dia o local se transforma e todas as atrações ficam encobertas.

Casa Vermelha
Casa Vermelha
Largo da Ordem
Largo da Ordem
Feira do Largo da Ordem
Feira do Largo da Ordem

Subindo a ladeira do Largo da Ordem, na esquina está a Igreja Presbiteriana, uma construção de 1934 em arquitetura francesa neoclássica com linhas arquitetônicas regulares, que possui uma torre central formada com colunas gregas que acomodam uma cúpula arredondada. É a Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba e guarda uma parte importante da história sobre a reforma protestante.

Ao atravessar a rua, chega-se à Praça Garibaldi, onde está a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. A construção atual é de 1946 em estilo barroco, porém esta construção ocupou o lugar do antigo templo, construído pelos escravos em estilo colonial e inaugurado em 1737. Sua fachada preserva alguns azulejos da igreja original e em seu interior pode-se observar azulejos portugueses com os Passos da Paixão.

 Igreja Presbiteriana | Seg à Sex – 8h às 17h (Guiada) | Sab 8h às 17h | Gratuito
Igreja do Rosário | Seg à Dom – 12h às 17h | Gratuito

Igreja Presbiteriana
Igreja Presbiteriana
Praça Garibaldi - Centro Histórico de Curitiba-PR
Praça Garibaldi
Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito - Centro Histórico de Curitiba-PR
Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

A Praça Garibaldi abriga um Relógio das Flores, um ponto interessante para fotos. Um pouco mais acima está o Palácio Garibaldi, uma construção do ano de 1904, porém a fachada em estilo neoclássico só ficou pronta em 1932. Este palácio teve papel importante em vários momentos históricos da cidade e foi tombado, em 1988, pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná.

Atrás do palácio, estão as Ruínas de São Francisco, uma obra inacabada pelo portugueses que viria a ser a Igreja de São Francisco de Paula. Em 1811, a capela-mor e a sacristia ficaram prontas, porém, em 1860 as pedras que seria utilizadas para o término da construção, foram usadas para erguer a torre da antiga matriz.

Palácio Garibaldi - Centro Histórico de Curitiba-PR
Palácio Garibaldi
Ruínas de São Francisco - Centro Histórico de Curitiba-PR
Ruínas de São Francisco

Atravessando a rua ao lado das ruínas, chega-se ao Palácio São Francisco, uma construção histórica da década de 20, tombada pelo Patrimônio Cultural do estado e atualmente abriga o Museu Paranaense. Inaugurado em 1876 (em outra sede), o museu possui acervo de 600 peças, entre objetos, pedras, moedas, artefatos indígenas, insetos, pássaros e borboletas.

 Museu | Ter à Sex – 9h às 17h30 | Sáb e Dom – 10h às 16h | Gratuito

Palácio de São Francisco
Palácio de São Francisco

Saindo do Palácio de São Francisco, segui para a Rua das Flores, no deslocamento mais longo até agora ente uma atração e outra no Centro Histórico de Curitiba. Percorri cerca de cinco quadras, até chegar a Rua XV de Novembro, conhecida como Rua das Flores, fechada para o trânsito de veículos, podendo transitar apenas pedestres. A rua possui um calçadão cheio de flores, que são trocadas a cada estação do ano, muitas lojas, cafés e um bondinho.

Rua das Flores - Centro Histórico de Curitiba-PR
Rua das Flores
Rua das Flores
Rua das Flores

No final da Rua das Flores está a Praça Osório, uma bonita praça contando com uma extensa área verde e uma fonte ao centro. A praça é bonita mas não tem muitos atrativos, só passei por ela pois ela ficava no caminho para a Rua 24 Horas, a última atração do meu roteiro a pé pelo Centro Histórico de Curitiba.

A Rua 24 Horas é, na verdade, uma galeria, aberta 24 horas por dia. O espaço é coberto e possui diversas opções de lazer, comércio e serviços, e serve de ponto de encontro para turistas e curitibanos. São 116 metros de extensão em uma construção que utiliza uma estrutura metálica tubular em forma de arcos e coberta de vidro. Cada uma das entradas possui um grande relógio, que marcam as horas em 24 intervalos (ao invés de 12).

Praça Osório
Praça Osório
Rua 24 Horas - Centro Histórico de Curitiba-PR
Rua 24 Horas

Terminei meu roteiro na Rua 24 Horas, chamei um Uber e retornei ao Hotel Blumenau, onde eu estava hospedado. Partindo do hotel, percorri cerca de 4 quilômetros e o tempo de deslocamento deu cerca de 50 minutos, então calcule 50 minutos para os deslocamentos mais o tempo que pretende gastar em cada atração para saber quando tempo será necessário para curtir o melhor do Centro Histórico de Curitiba.

Se ainda sobrar tempo e disposição, dá pra encaixar no roteiro, depois da Rua 24 Horas, o Museu Ferroviário e o Mercado Municipal, este último vale muito a pena conhecer, é um mercado que vende variados produtos. Eu optei por conhecer o Mercado Municipal em um outro dia, na parte da manhã, mas fica a seu critério.

Mercado Municipal de Curitiba-PR
Mercado Municipal

Curtiu nossas dicas? Acha que faltou alguma atração em nosso roteiro a pé pelo Centro Histórico de Curitiba? Deixe sua opinião nos comentários e enriqueça o nosso conteúdo.

Viagem realizada em novembro de 2018

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

4 respostas

  1. Eu e meu esposo seguimos seu roteiro e conseguimos conhecer todos os pontos turísticos a pé! O link do google maps ajudou demais!=D
    Obrigada e continue postando novos roteiros!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados