Início » Brasil » Roteiro a pé pelo Centro Histórico de Curitiba-PR
Roteiro pelo Centro Histórico de Curitiba-PR

Roteiro a pé pelo Centro Histórico de Curitiba-PR

Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar
Share on pinterest
Salvar
Share on whatsapp
Enviar

Curitiba é uma cidade fantástica, além de ostentar o título de cidade mais verde do Brasil, a capital do estado do Paraná possui diversas atrações, em um final de semana dá pra conhecer muita coisa na cidade, mas o ideal mesmo é ficar mais dias. O bonito e bem conservado Centro Histórico de Curitiba pode ser conhecido a pé, as atrações ficam próximas e dá pra fazer tudo em uma parte do dia.

Recheado de prédios históricos, ruas estreitas, praças, monumentos e calçadas de paralelepípedos, o Centro Histórico de Curitiba desponta como um dos mais belos do país, um roteiro por ali é essencial para conhecer o que a cidade tem de melhor. E o roteiro inclui as mais variadas atrações turísticas, entre elas igrejas, museus, praças, casarões coloniais, feirinhas, ruas onde transitam apenas pedestres e até rua 24 horas.

Caminhar pelo centro histórico é reviver a história, é conhecer melhor cada cantinho desta riqueza nacional, é um programa obrigatório para quem visita Curitiba. Mas se você tem dificuldades de locomoção, há uma opção que vale a pena considerar, utilizar a Linha Turismo, o ônibus oficial de turismo de Curitiba, ele faz parada em vários pontos turísticos, você compra um ticket e tem direito a 5 embarques. Clique aqui para saber mais a respeito da Linha Turismo.

Roteiro pelo Centro Histórico de Curitiba-PR

Roteiro pelo Centro Histórico de Curitiba-PR

Largo da Ordem - Centro Histórico de Curitiba-PR

Roteiro a pé pelo Centro Histórico de Curitiba

Eu me hospedei no Hotel Blumenau, uma opção de hospedagem econômica na região central de Curitiba. Este hotel fica a uma quadra do Passeio Público e do Memorial Árabe, então decidi começar o meu roteiro por ali, mas você pode fazer o caminho inverso ou começar por qualquer outro ponto da cidade, avaliando as atrações próximas para não alongar demais seu roteiro.

Fiz todo o roteiro a pé, as atrações ficam próxima e dá pra ir em todas as atrações caminhando, desde que você não tenha nenhuma dificuldade de locomoção.

Iniciei a minha caminhada pelo Centro Histórico de Curitiba no Memorial Árabe, uma construção em homenagem à cultura do Oriente Médio e sua arquitetura faz referência às edificações mouriscas. Atualmente o local funciona como uma biblioteca especializada. Ao lado está o Passeio Público, um parque que foi criado em 1886 e inaugurou os parques e o saneamento de Curitiba. O portão do parque é uma cópia do que existe no Cemitério de Cães de Paris e o local já abrigou o zoológico da cidade, atualmente possui pequenos animais e oferece algumas opções de lazer, além de pistas para caminhada.

 Passeio Público | Ter à Dom – 6h às 20h | Gratuito
Memorial Árabe | Seg à Sex – 9h às 12h | Sáb – 9h às 13h | Gratuito

Memorial Árabe - Centro Histórico de Curitiba-PR
Memorial Árabe
Passeio Público - Os melhores parques de Curitiba-PR
Passeio Público

Mais duas quadras e cheguei ao Teatro Guaíra, instalado em um prédio construído em 1952, é o principal espaço cultural de Curitiba. Em frente ao teatro, há uma bonita praça, a Praça Santos Andrade, que possui alguns jardins e esculturas. Do outro lado da praça está a Universidade Federal do Paraná, instalada em um belíssimo prédio histórico construído em 1915. São três atrações próximas que merecem ser visitadas e fotografadas.

Teatro Guaíra - Centro Histórico de Curitiba-PR
Teatro Guaíra
Praça Santos Andrade - Centro Histórico de Curitiba-PR
Praça Santos Andrade
Universidade Federal do Paraná - Centro Histórico de Curitiba-PR
Universidade Federal do Paraná

Mais duas quadras à frente e cheguei à próxima atração, uma das mais charmosas do Centro Histórico de Curitiba. O prédio do Paço da Liberdade foi a primeira sede própria da Prefeitura de Curitiba. A belíssima construção de 1916 tem detalhes neoclássicos e art-nouveau e é patrimônio da cidade, passou por uma restauração e hoje funciona como um espaço cultural múltiplo, contando com um charmoso café. Este patrimônio é tombado nas esferas municipal, estadual e federal.

 Paço da Liberdade | Ter à Sex – 9h30 às 20h45 | Sáb e Dom – 9h30 às 17h | Gratuito

SESC Paço da Liberdade - Centro Histórico de Curitiba-PR
Paço da Liberdade

Um pouco mais à frente e cheguei à Praça Tiradentes, um dos lugares mais importantes de Curitiba. Foi ali que a cidade nasceu, quando recebeu o nome de Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais em 1693. Esta praça possui algumas estátuas de heróis, dois obeliscos e um piso transparente para ver o calçamento pé-de-moleque do século XIX, e dali partem os ônibus da Linha Turismo.

A Praça Tiradentes abriga ainda a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz do Pinhais, uma construção neogótica da padroeira de Curitiba. Construída entre 1876 e 1893, ocupa o mesmo local da antiga matriz do século 17 e é Catedral Basílica Menor desde 1993, quando completou 100 anos.

 Catedral | Seg – 11h às 19h | Ter. à Dom. 7h às 19h | Gratuito

Praça Tiradentes - Centro Histórico de Curitiba-PR
Praça Tiradentes
Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais - Curitiba-PR
Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

Seguindo pela rua que fica à esquerda da Catedral, desci uma escadaria para atravessar a avenida e sair do outro lado da via, chegando ao Largo da Ordem, considerado o coração do Centro Histórico de Curitiba. Contando com ruas calçadas com pedras irregulares, casario preservado, igrejas antigas e espaços culturais, o Largo da Ordem é um local muito importante para a história de Curitiba.

É lá que está a igreja mais antiga da cidade, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, construída em 1737. Junto à igreja está o Museu de Arte Sacra, que reúne alfaias resgatadas das quatro antigas igrejas da cidade. Aos domingos, acontece a Feira do Largo da Ordem, a feira mais famosa da cidade, que reúne milhares de artesãos vendendo os mais diversos produtos.

 Igreja S. Francisco | Ter a Dom – 7h30 às 17h | Gratuito
Museu Arte Sacra | Seg à Sex – 9h às 12h e 13h às 18h | Sáb e Dom – 9h às 14h | Gratuito
➡ Feira do Largo da Ordem | Dom – 9h às 14h

Largo da Ordem - Centro Histórico de Curitiba-PR
Largo da Ordem
Largo da Ordem - Centro Histórico de Curitiba-PR
Largo da Ordem
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas - Largo da Ordem - Curitiba-PR
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas

O Largo da Ordem abriga ainda outros patrimônios históricos de Curitiba, entre eles a Casa Romário Martins, a Casa Vermelha e o Bebedouro. Outro ponto interessante por ali é o Bar do Alemão, um dos mais tradicionais de Curitiba, que serve pratos baseados na culinária alemã e possui clima típico do país europeu.

Para quem deseja visitar o Largo da Ordem para conhecer os prédios históricos, é melhor evitar ir aos domingos, já que o local fica cheio de barracas e pessoas, por conta da feira. E todo o cuidado é pouco por ali, afinal o local é frequentado por todos os tipos de pessoas. Durante a minha visita, havia uma base móvel da polícia por lá, daí fiquei mais tranquilo, mas evite ir sozinho. Vale a pena conhecer a feirinha aos domingos, mas saiba que nesse dia o local se transforma e todas as atrações ficam encobertas.

Casa Vermelha - Largo da Ordem - Centro Histórico de Curitiba-PR
Casa Vermelha
Largo da Ordem - Centro Histórico de Curitiba-PR
Largo da Ordem
Feira do Largo da Ordem - Roteiro pelo Centro Histórico de Curitiba-PR
Feira do Largo da Ordem

Subindo a ladeira do Largo da Ordem, na esquina está a Igreja Presbiteriana, uma construção de 1934 em arquitetura francesa neoclássica com linhas arquitetônicas regulares, que possui uma torre central formada com colunas gregas que acomodam uma cúpula arredondada. É a Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba e guarda uma parte importante da história sobre a reforma protestante.

Ao atravessar a rua, chega-se à Praça Garibaldi, onde está a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. A construção atual é de 1946 em estilo barroco, porém esta construção ocupou o lugar do antigo templo, construído pelos escravos em estilo colonial e inaugurado em 1737. Sua fachada preserva alguns azulejos da igreja original e em seu interior pode-se observar azulejos portugueses com os Passos da Paixão.

 Igreja Presbiteriana | Seg à Sex – 8h às 17h (Guiada) | Sab 8h às 17h | Gratuito
Igreja do Rosário | Seg à Dom – 12h às 17h | Gratuito

Igreja Presbiteriana - Largo da Ordem - Centro Histórico de Curitiba-PR
Igreja Presbiteriana
Praça Garibaldi - Centro Histórico de Curitiba-PR
Praça Garibaldi
Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito - Curitiba-PR
Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

A Praça Garibaldi abriga um Relógio das Flores, um ponto interessante para fotos. Um pouco mais acima está o Palácio Garibaldi, uma construção do ano de 1904, porém a fachada em estilo neoclássico só ficou pronta em 1932. Este palácio teve papel importante em vários momentos históricos da cidade e foi tombado, em 1988, pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná.

Atrás do palácio, estão as Ruínas de São Francisco, uma obra inacabada pelo portugueses que viria a ser a Igreja de São Francisco de Paula. Em 1811, a capela-mor e a sacristia ficaram prontas, porém, em 1860 as pedras que seria utilizadas para o término da construção, foram usadas para erguer a torre da antiga matriz.

Palácio Garibaldi - Centro Histórico de Curitiba-PR
Palácio Garibaldi
Ruínas de São Francisco - Centro Histórico de Curitiba-PR
Ruínas de São Francisco

Atravessando a rua ao lado das ruínas, chega-se ao Palácio São Francisco, uma construção histórica da década de 20, tombada pelo Patrimônio Cultural do estado e atualmente abriga o Museu Paranaense. Inaugurado em 1876 (em outra sede), o museu possui acervo de 600 peças, entre objetos, pedras, moedas, artefatos indígenas, insetos, pássaros e borboletas.

 Museu | Ter à Sex – 9h às 17h30 | Sáb e Dom – 10h às 16h | Gratuito

Palácio de São Francisco e Museu Paranaense - Centro Histórico de Curitiba-PR
Palácio de São Francisco

Saindo do Palácio de São Francisco, segui para a Rua das Flores, no deslocamento mais longo até agora ente uma atração e outra no Centro Histórico de Curitiba. Percorri cerca de cinco quadras, até chegar a Rua XV de Novembro, conhecida como Rua das Flores, fechada para o trânsito de veículos, podendo transitar apenas pedestres. A rua possui um calçadão cheio de flores, que são trocadas a cada estação do ano, muitas lojas, cafés e um bondinho.

Rua das Flores - Centro Histórico de Curitiba-PR
Rua das Flores
Rua das Flores - Centro Histórico de Curitiba-PR
Rua das Flores

No final da Rua das Flores está a Praça Osório, uma bonita praça contando com uma extensa área verde e uma fonte ao centro. A praça é bonita mas não tem muitos atrativos, só passei por ela pois ela ficava no caminho para a Rua 24 Horas, a última atração do meu roteiro a pé pelo Centro Histórico de Curitiba.

A Rua 24 Horas é, na verdade, uma galeria, aberta 24 horas por dia. O espaço é coberto e possui diversas opções de lazer, comércio e serviços, e serve de ponto de encontro para turistas e curitibanos. São 116 metros de extensão em uma construção que utiliza uma estrutura metálica tubular em forma de arcos e coberta de vidro. Cada uma das entradas possui um grande relógio, que marcam as horas em 24 intervalos (ao invés de 12).

Praça Osório - Centro Histórico de Curitiba-PR
Praça Osório
Rua 24 Horas - Curitiba-PR
Rua 24 Horas

Terminei meu roteiro na Rua 24 Horas, chamei um Uber e retornei ao Hotel Blumenau, onde eu estava hospedado. Partindo do hotel, percorri cerca de 4 quilômetros e o tempo de deslocamento deu cerca de 50 minutos, então calcule 50 minutos para os deslocamentos mais o tempo que pretende gastar em cada atração para saber quando tempo será necessário para curtir o melhor do Centro Histórico de Curitiba.

Se ainda sobrar tempo e disposição, dá pra encaixar no roteiro, depois da Rua 24 Horas, o Museu Ferroviário e o Mercado Municipal, este último vale muito a pena conhecer, é um mercado que vende variados produtos. Eu optei por conhecer o Mercado Municipal em um outro dia, na parte da manhã, mas fica a seu critério.

Mercado Municipal de Curitiba-PR
Mercado Municipal

Curtiu nossas dicas? Acha que faltou alguma atração em nosso roteiro a pé pelo Centro Histórico de Curitiba? Deixe sua opinião nos comentários e enriqueça o nosso conteúdo.

Viagem realizada em novembro de 2018

André Morato
André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

2 comentários em “Roteiro a pé pelo Centro Histórico de Curitiba-PR

  1. Avatar
    Beatriz Versiani Sathler Responder

    Eu e meu esposo seguimos seu roteiro e conseguimos conhecer todos os pontos turísticos a pé! O link do google maps ajudou demais!=D
    Obrigada e continue postando novos roteiros!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.