Início » Brasil » Minas Gerais » Tiradentes » As igrejas de Tiradentes-MG
As igrejas de Tiradentes

As igrejas de Tiradentes-MG

Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar
Share on pinterest
Salvar
Share on whatsapp
Enviar

Tiradentes possui um dos mais bem conservados centros históricos do Brasil, repleto de igrejas, museus, construções históricas e casarões. Com um roteiro de dois dias, é possível conhecer praticamente todo o centro histórico de Tiradentes, além de outros atrativos. Se você está em busca de informações sobre as igrejas de Tiradentes como história, endereço e valores para visita, você está no lugar certo. Caso busque um roteiro completo com museus e dicas de gastronomia, aqui tem um post com um roteiro completo.

As igrejas de Tiradentes

Tiradentes possui oito igrejas ao todo, o centro histórico é pequeno mas muito interessante. Das oito igrejas, eu conheço sete, apenas a Igreja de Santo Antônio do Canjica eu ainda não visitei. A maioria das igrejas de Tiradentes não permite que seu interior seja fotografado ou filmado, então, antes de sair fotografando, confirme se é permitido ou não.

Igreja Matriz de Santo Antônio

A Igreja Matriz de Santo Antônio é um dos mais belos templos de Minas Gerais e a segunda igreja mais rica em ouro do País, uma construção datada do século XVIII. O interior da igreja é surpreendente, com ricos detalhes em ouro e belíssimas pinturas. No lado de fora, há um relógio de sol que já se tornou símbolo da cidade.

A igreja é a mais fotogênicas das igrejas de Tiradentes, isso se deve, claro, à sua beleza, mas também pela sua localização. A ladeira que dá acesso à igreja costuma render belas fotos, com a igreja ao fundo. A sacada em frente à igreja também rende belas fotos, com a Serra de São José aos fundos.

📍 Rua Padre Toledo 2 – (32) 3355-1238
💵 Entrada: R$5
📆 Todos os dias, de 9h às 17h

Igreja Matriz de Santo Antônio - Igrejas de Tiradentes-MG

Capela Bom Jesus da Pobreza

Esta capela é uma construção d a segunda metade do século VXIII, inaugurada em 1750, uma das mais simples igrejas de Tiradentes. Sua fachada é do ano de 1810 e seu interior, que também é simples, possui uma imagem de Cristo Agonizante, uma das mais bonitas de Tiradentes. No adro, há um original relógio de sol.

📍 Rua Sílvio Vasconcelos 26
💵 Entrada: Gratuita
📆 Sexta à Quarta, de 12h30 às 17h30

Capela de Bom Jesus da Pobreza - Igrejas de Tiradentes-MG

Santuário da Santíssima Trindade

Construída em 1810, a Capela da Santíssima Trindade foi construída em substituição a primitiva capela de 1776. Em 1923, a capela transformou-se em centro de romaria. O altar-mor possui uma belíssima imagem do Pai Eterno. A igreja é a que fica mais distante do Largo das Forras.

📍 Praça Padre José Bernardino s/n – (32) 3355-1220
💵 Entrada: Gratuita
📆 Todos os dias, de 8h às 17h

Santuário da Santíssima Trindade

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

A mais antiga igreja da cidade foi erguida pela Irmandade dos Homens Pretos, em 1708. Era aqui que reunia a Irmandade, os escravizados e os que haviam conseguido a liberdade. Na capela-mor, há uma pintura retratando a Virgem entregando o Rosário a São Francisco de Assis e a São Domingos Gusmão.

📍 Rua Direita – (32) 3355-1212
💵 Entrada: R$3
📆 Quarta à Segunda, de 9h às 16h

Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Igrejas de Tiradentes-MG

Capela de São Francisco de Paula

Fica no alto de uma colina, próxima a rodoviária, possui uma belíssima vista para o Centro Histórico de Tiradentes, mas infelizmente só abre aos domingos na parte da manhã. Ela possui uma imagem de São Francisco de Paula e um painel, da década de 40, com  os habitantes da cidade em uma cerimônia religiosa.

📍 Rua Nicolau Panzera – Largo de São Francisco
💵 Entrada: Gratuita
📆 Domingo, de 9h às 11h30

Capela de São Francisco de Paula - Igrejas de Tiradentes-MG

 Capela de Nossa Senhora das Mercês

Construída na segunda metade do século XVIII, a Capela de Nossa Senhora das Mercês tem em seu interior uma rica arquitetura em estilo rococó, além de várias pinturas e douramentos de rara beleza. Sua fachada possui apenas um sino. A capela abre apenas aos domingos, dia em que costumo ir à Bichinho, portanto nunca a encontrei aberta.

📍 Praça Dom Delfino R. Guedes – Largo das Mercês – (32) 3351-1549
💵 Entrada: Gratuito
📆 Domingo, de 8h às 17h

Igreja de Nossa Senhora das Mercês - Igrejas de Tiradentes-MG

Capela de São João Evangelista

Construída a partir do ano de 1760, a Capela de São João Evangelista é uma das mais simples igrejas de Tiradentes, possui fachada larga, sem torres, com o sino disposto em uma das janelas. Em seu interior, o arco cruzeiro e os altares laterais apresentam talha em estilo rococó. A igreja abriga as imagens de seu santo padroeiro, São Francisco de Assis e Nossa Senhora das Dores.

📍 Rua Padre Toledo 242
💵 Entrada: Gratuita
📆 Quarta à Segunda, de 8h às 17h

Capela de São João Evangelista

Igreja de Santo Antônio do Canjica

A Capela de Santo Antônio do Canjica é a menos conhecida das igrejas de Tiradentes. Construída nos anos 1700 pelo bandeirante João de Siqueira Afonso, fundador da cidade, restou apenas uma parede de sua construção inicial e sua reconstrução foi executada graças ao apoio da comunidade.

Seu interior abriga as imagens de Santo Antônio, São João de Deus e Nossa Senhora da Conceição e a capela recebe este nome devido ao fato de terem encontrado pepitas de ouro, do tamanho de um grão de milho de canjica.

📍 Rua João Andrade Gomes 11
💵 Entrada:
Gratuita
📆 Atualmente fechada para restauração

Passos

Os Passos são pequenas capelas onde estão representadas uma das cenas finais da vida de Cristo, no caminho do Calvário. Construídas a partir de ano de 1740, cada uma das capelas representa um “passo” diferente da Paixão de Cristo e elas estão espalhadas pelo centro histórico. Estas capelas abrem durante as procissões das Dores e dos Passos, no período da Quaresma.

Passas da Paixão de Cristo

Viagem realizada em junho de 2019

AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

🏨 Reserve HOTÉIS com o BOOKING

🚙 Alugue VEÍCULOS com a RENTCARS.

👨‍⚕️ Faça um SEGURO com a REAL SEGURO VIAGEM.

✈️ Compre PASSAGENS AÉREAS com a PASSAGENS PROMO.

🎫Compre INGRESSOS com a GET YOUR GUIDE e a TourOn.

🛬 Solicite INDENIZAÇÕES com a RESOLVVI.

André Morato
André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

4 respostas

  1. Adorei seu blog!!! Ele é tão útil para viajar, mas também para fazer trabalho escolares. Utilizei para ajudar meu filho no trabalho dele, e foi bem proveitoso. Obrigada!!

    1. Nossa Adriana, fico muito feliz em lhe ajudar. Não imagino o quanto estou satisfeito com seu comentário.
      Muito obrigado!!!
      Dê um beijo em seu garotão aí!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Busca no Blog

Sobre o autor

André Morato

André Morato

Sou digital influencer, designer gráfico, blogueiro, viajante e criador e editor deste blog, além de fotógrafo nas horas vagas.  Apaixonado por viagens, fotografia e gastronomia, mantenho, além deste blog, um perfil de gastronomia na minha região (O Casal de Divi) junto com minha namorada.

POSTS EM DESTAQUE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

últimas postagens

fazemos parte

Busca no Blog

Sobre o autor

André Morato

André Morato

Sou digital influencer, designer gráfico, blogueiro, viajante e criador e editor deste blog, além de fotógrafo nas horas vagas.  Apaixonado por viagens, fotografia e gastronomia, mantenho, além deste blog, um perfil de gastronomia na minha região (O Casal de Divi) junto com minha namorada.

POSTS EM DESTAQUE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

últimas postagens

fazemos parte