O Centro Histórico de Blumenau é um dos mais charmosos que conheço. A Rua XV de Novembro é toda lindinha, florida, com calçamento de paralelepípedos e tem grande importância para o município. Grande parte dos atrativos do centro histórico estão na Rua XV de Novembro ou bem próximos dela, é impossível conhecer Blumenau sem passar por ela.
Todo o Centro Histórico de Blumenau pode ser conhecido através de uma caminhada, no meu caso, percorri todo o circuito na parte da manhã. Para conhecer tudo com calma, é bom reservar boa parte do seu dia, mas para uma viagem de final de semana, dá pra ver tudo de perto, separando apenas uma manhã. A cidade é super segura, pode levar a sua câmera e seu celular sem receio algum.
O ideal é visitar a cidade fora da alta temporada, para conhecer tudo com calma e caminhar pelo centro histórico com tranquilidade. Escolha um hotel bem localizado, assim você economiza o transporte. Eu me hospedei no Plaza Blumenau Hotel, localizado a duas quadras da Rua XV de Novembro, uma ótima localização. Aqui tem o meu review sobre o hotel.
NAVEGUE PELO POST
ToggleRoteiro pelo Centro Histórico de Blumenau (Walking Tour)
As atrações estão em ordem cronológica, com roteiro se iniciando pela Prefeitura de Blumenau, no início da Rua XV de Novembro.
1 – Prefeitura Municipal de Blumenau
A Prefeitura de Blumenau é um dos locais mais fotogênicos da cidade. O prédio, inaugurado em 1982, é uma imitação da técnica construtiva enxaimel, presente em diversas edificações de Blumenau. No local funcionava a sede da antiga Estação Ferroviária.
A praça Victor Konder, que fica em frente a prefeitura é toda florida, com jardins bem cuidados, um espelho d`água e um chafariz. Nessa praça encontra-se também a Locomotiva Macuca. A prefeitura e a praça estão no início da Rua XV de Novembro.
➡ Av Castelo Branco 2 – Praça Victor Konder – Centro
2 – Locomotiva Macuca
A Macuca foi a primeira locomotiva de Blumenau. Importada da Alemanha em 1908, ela chegou ao Brasil a bordo do Vapor Klobenz, que também trazia cerca de 800 toneladas de material para a construção da Estrada de Ferro Santa Catarina. O nome Macuca foi dado pela semelhança com a ave macuco, o apito da locomotiva lembrava o seu pio e o ruído da descarga de sua caldeira emitia som parecido com o produzido pelas asas da ave.
➡ Praça Victor Konder – Centro
3 – Ponte de Ferro Aldo Pereira de Andrade
Esta ponte serviu de travessia para a estrada de ferro que ligava Blumenau à Itajaí, sendo construída em 1929 com material importado da Alemanha. Inaugurada dois anos mais tarde, a ponte foi utilizada até o ano de 1971, após uma decisão do governo de não mais utilizá-la. Restaurada em 1991, foi adaptada ao trânsito de veículos e pedestres e simboliza um marco no desenvolvimento econômico de Blumenau e todo o Vale do Itajaí.
➡ Liga a Av. Martin Luther à Rua Rodolfo A. Kucker.
4 – Relógio das Flores
O Relógio das Flores foi inaugurado no ano 2000 como parte das comemorações dos 150 anos de Blumenau e funciona à energia elétrica. Localizado próximo à Prefeitura de Blumenau, o relógio é o único deste estilo no estado e um dos poucos no país, além dele existem apenas mais cinco.
➡ Praça Victor Konder – Centro
5 – Rua XV de Novembro
A mais bela e mais importante rua da cidade abriga boa parte do Centro Histórico de Blumenau, sendo repleta de flores, bancos em meio à sombras e um movimentado comércio. A Rua é palco dos desfiles da Oktoberfest e das comemorações do aniversário da cidade, possui 1591 metros de extensão e já foi chamada de “Wurtstrasse” (Rua da Linguiça) por ser estreita e cheia de curvas.
Aos domingos, a rua é fechada para o trânsito de veículos e se transforma em um rua do lazer, recebendo famílias com crianças e feiras culturais e de artesanato. O local é o principal ponto de partida para os roteiros pelo Centro Histórico. Resta torcer para o dia estar agradável e com céu aberto, pois a beleza incontestável da Rua XV de Novembro cuida de todo o resto e rende belas fotos.
6 – Teatro Carlos Gomes
Construído em 1939 o Teatro Carlos Gomes possui um dos 4 palcos giratórios do Brasil e capacidade para receber até 1170 expectadores. Hoje o local funciona como centro de convenções e escola de balé, teatro e dança.
➡ Rua XV de Novembro 1181 – Centro – (47) 3144-7166
7 – Feira de Artesanato
O prédio onde a Feira de Artesanato está instalada é da década de 40, possui estilo art déco e desde 1998 são comercializados os trabalhos de mais de 40 artesãos. O prédio fica próximo ao Castelinho da Havan.
➡ Rua XV de Novembro 1091 – Centro – (47) 3326-2404
💡 Segunda à sexta de 9h às 18h, sábados de 9h às 13h.
8 – Castelinho da Havan / Antigo Castelinho Moellmann
O Prédio conhecido como Castelinho da Havan foi construído em 1978 por um empresário de uma família tradicional blumenauense. A construção é uma réplica da prefeitura de Michelstadt, uma cidade do sul da Alemanha. Antes de 1978, ali era o Castelo Moellmann, uma empresa muito tradicional na época. É outro local bastante fotogênico do Centro Histórico de Blumenau.
➡ Rua XV de Novembro 1050 – Centro
9 – Catedral São Paulo Apóstolo
Inicialmente construída em 1858, a igreja foi batizada de São Paulo Apóstolo. Com o passar dos anos, a igreja foi ficando pequena para receber os fiéis e um novo projeto foi escolhido, com uma edificação em pedras de granito vermelho, mais moderna.
Esta nova construção foi inaugurada em 1958 e teve a colaboração da comunidade, que fazia doações. A torre dos sinos foi inaugurada 5 anos mais tarde e possui 45 metros de altura e três sinos, que representam Jesus, Maria e José. Em 2008, a edificação foi tombada pelo Município de Blumenau como Patrimônio Cultural Edificado.
➡ Rua XV de Novembro s/n, Centro – (47) 3322-0699
💡 Segunda, de 8h às 12h e 14h às 17h
💡 Terça à Sexta, de 8h às 19h | Sábado – 8h às 18h.
10 – Praça Dr. Blumenau
Inaugurada em 1949, a praça é uma homenagem ao fundador da cidade, o Dr. Blumenau. O local foi palco de grandes manifestações culturais e políticas e possui um mosaico composto de cacos de pisos e azulejos.
➡ Rua Nereu Ramos – Centro
11 – Mausoléu Dr. Blumenau
Inaugurado em 1974, o Mausoléu guarda os restos mortais do Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, fundador da cidade, e de seus familiares.
➡ Rua XV de Novembro 161 – Centro – (47) 3381-7514
➡ Entrada: Gratuito
💡 Todos os dias, de 10h às 16h
12 – Fundação Cultural de Blumenau
O antigo prédio que ali existia foi sede da colônia de Blumenau (1875) e já abrigou a Prefeitura Municipal, o Fórum e as repartições policiais e judiciais. A edificação foi parcialmente destruída durante um incêndio em 1958 e ficou fechada por muitos anos, sendo reconstruída e inaugurada somente em 2001, com o atual prédio em funcionamento.
Hoje o local abriga o Museu de Arte de Blumenau e recebe projetos como o Cine Arte, onde todas as segundas feira o auditório do teatro exibe um filme para os apreciadores de artes cinematográficas.
➡ Rua XV de Novembro 161 – Centro – (47) 3381-6192
💡 Segunda à sexta, de 8h às 12h30 e 13h30 às 17h30
13 – Museu da Cerveja / Praça Hercílio Luz
O acervo do Museu da Cerveja possui peças, equipamentos utilizados na fabricação de cerveja, fotografias, documentos e textos que pertenceram à antiga Cervejaria Feldmann e à Cervejaria Brahma. O Museu está localizado na Praça Hercílio Luz, próximo ao Restaurante Thapyoca.
➡ Rua XV de Novembro 160 – Centro – (47) 3326-6791
➡ Entrada: Gratuito
💡 Segunda à Sexta, de 9h às 17h
💡 Sábado, Domingo e feriado, de 10h às 16h
14 – Parque Edith Gaertner
O parque está em anexo às residências do fundador da cidade, o Dr. Blumenau e do cônsul da Alemanha Victor Gaertner e abriga uma pequena floresta nativa com diversas espécies, plantadas pelo Dr. Blumenau. O parque recebe este nome por ter sido espaço de contemplação e inspiração da sobrinha-neta de Dr. Blumenau, Edith Gaertner, atriz com destacada atuação pela Europa.
➡ Alameda Duque de Caxias 68 (Fundos do Museu da Família Cononial) – Centro – (47) 3381-6990
➡ Entrada: Gratuito
15 – Cemitério dos Gatos
Localizado junto ao Parque Edith Gaertner, o cemitério se tornou uma atração turística devido ao grande afeto de Edith (sobrinha-neta do Dr. Blumenau) com os gatos. Ela tinha vários e quando morriam, os felinos eram enterrados, com direito a funeral e cortejo fúnebre, assim surgiu o Cemitério dos Gatos.
➡ Alameda Duque de Caxias 64 (Parque Edith Gaertner) – Centro (47) 3381-7516
➡ Entrada: Gratuito
16 – Museu da Família Colonial
Rico espaço cultural que preserva um acervo de 6200 peças do Dr. Blumenau, de colonizadores e de suas famílias: móveis, acessórios, vestimentas e maquinários antigos, que estão muito bem conservados. O Museu da Família Colonial está instalado na primeira edificação em estilo enxaimel de Blumenau.
Alameda Duque de Caxias 64 (Rua das Palmeiras) – Centro – (47) 3381-7516
➡ Entrada: R$5 | Crianças até 8 anos: Gratuito
💡 Terça à domingo de 10h às 16h
17 – Alameda Duque de Caxias
Esta bela alameda está repleta de palmeiras e foi a primeira rua planejada da colônia, com as suas primeiras palmeiras sendo trazidas do Rio de Janeiro.
➡ Alameda Duque de Caxias – Centro
18 – Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller
A biblioteca foi criada em 1940 e possui acervo com mais de 60 mil volumes, incluindo livros da literatura nacional, infantil e estrangeira, enciclopédias e dicionários e livros de auto ajuda. O nome homenageia o Dr. Fritz Müller, um dos primeiros cientistas a comprovar a teoria de Darwin sobre a seleção natural das espécies, falecido em Blumenau.
➡ Alameda Duque de Caxias 64 – Centro – (47) 3326-6787
19 – Igreja Luterana do Espírito Santo
Igreja projetada por Henrick Krohberger em arquitetura neogótica, estilo originado na Inglaterra que foi popularizado a partir do reinado de D. Pedro II. A construção foi tombada como Patrimônio Cultural Edificado pelo Estado de Santa Catarina em 2002. A Igreja Luterana está localizada no alto de uma colina, em meio a muita vegetação, um pouco mais afastado do Centro Histórico de Blumenau.
➡ Rua Amazonas 119 – Garcia – (47) 3322-0587
Tem mais dicas de locais para conhecer no Centro Histórico de Blumenau? Conte pra gente nos comentários.
Viagem realizada em agosto de 2017
Pingback: 6 lugares calmos para viajar no Sul do Brasil - Hotel Rouxinol
Tipicamente alemã, Blumenau é um pedacinho da Alemanha, no coração do Brasil. Vale a pena conhecer, seu povo, sua história, seus costumes e o que de melhor existe na cidade, a Vila Germânica.