logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Carrancas » Complexo da Ponte e Complexo Tira Prosa, Carrancas – MG

Complexo da Ponte e Complexo Tira Prosa, Carrancas – MG

Ao lado do Complexo da Toca está o Complexo da Ponte e o Complexo do Tira Prosa, a apenas 2 quilômetros do centro de Carrancas. Estes complexos possuem belas cachoeiras e entre os atrativos estão a Cachoeira do Tira Prosa, Cachoeira do Moinho, Cachoeira do Tico Tico/Salomão, Poço do Pulo e Poço da Canoa. É o complexo mais fácil de ser alcançado e possui belas quedas, não pode ficar de fora do seu roteiro.

A localização é um diferencial, além da proximidade com o centro da cidade, este complexo fica em uma região onde há diversas pousadas, ficando ainda mais próximo caso você se hospede em alguma dessas pousadas. Foi o meu caso, eu estava hospedado na ótima Pousada Céu e Serra.

Complexo do Tira Prosa

Logo na entrada da cidade no sentido Carrancas – Itutinga, você pega uma entrada à direita e logo chegará na Cachoeira do Tira Prosa. O nome Tira Prosa é uma homenagem a um senhor que morava perto da trilha e adorava tirar uma prosa com os visitantes.

As águas da Cachoeira do Tira Prosa são limpas e transparentes, responsáveis por abastecer toda a cidade de Carrancas. Um pouco à frente está o Poço da Canoa que também está bem próximo da cidade e possui águas limpas, sendo uma excelente opção para banho. Seguindo à beira d’água, chega-se ao Poço do Pulo e o Poço do Remo, formando assim um pequeno complexo.

Complexo Tira Prosa - Carrancas-MG
Complexo Tira Prosa - Carrancas-MG
Complexo Tira Prosa - Carrancas-MG
Complexo Tira Prosa - Carrancas-MG

Para seguir do Complexo Tira Prosa até o Complexo da Ponte, uma trilha de dificuldade média deverá ser percorrida, em meio às pedras e escalando paredões. Neste caso, a presença de um guia é fundamental, sem ele fica bem difícil saber onde ir para chegar ao Complexo da Ponte.

Complexo Tira Prosa - Carrancas-MG

Complexo da Ponte

Já no Complexo da Ponte, a Cachoeira do Salomão é bem alta e possui uma belíssima queda d’água, ela pode ser avistada pela trilha e ao lado dela, descendo uma pequena trilha. Esta cachoeira não possui um poço, sendo assim, não é recomendado o banho na mesma.

Cachoeira do Salomão - Complexo da Ponte - Carrancas-MG
Cachoeira do Salomão

No caminho da Cachoeira do Salomão até a Cachoeira do Moinho, muitas espécies de plantas podem ser avistadas, como a “Drosera Montana” uma planta carnívora, “Chapéu de Couro” uma espécie de samambaia, e outras espécies, além de animais como esta espécie de grilo (foto abaixo) que pode ser avistada poucas vezes ao ano.

Carrancas-MG
Chapéu de Couro - Carrancas-MG
Chapéu de Couro
Drosera Montana - Carrancas-MG
Drosera Montana

A Cachoeira do Moinho, que também é conhecida como a cachoeira do Tico Tico,  é muito bonita e possui diversas piscinas naturais que são ótimas para banho, sendo um dos principais atrativos do Complexo da Ponte. A cachoeira possui uma boa queda d’água, que pode ser desfrutada pelos visitantes. Recebe este nome pois, antigamente, havia um moinho de milho que usava a força da cachoeira para produzir farinha.

Outra opção do Complexo da Ponte é a Gruta da Ponte, porém não a visitei. O lugar possui acesso restrito e já foi palco de cenas da novela global América, gravada em 2005.

Cachoeira do Moinho - Complexo da Ponte - Carrancas-MG
Cachoeira do Moinho
Complexo da Ponte - Carrancas-MG
Carrancas-MG
Complexo da Ponte - Carrancas-MG

Contrate um guia

Recomendo sempre procurar um guia para acompanhar você em todos os roteiros de Carrancas, pois apesar do complexo ser bem próximo à cidade e de fácil acesso, as trilhas não são sinalizadas e você poderá se perder. Minha indicação é o guia Jhonata (tel: (35) 9215-6458), indico ele desde 2013 aqui no blog e os leitores gostam muito do trabalho dele. Foi ele quem me guiou no Complexo da Ponte e Tira Prosa e em todos os outros complexos de Carrancas, o menino sabe tudo do lugar.

Quer mais dicas de Carrancas? Confira aqui em nosso post índice.

Viagem realizada em outubro de 2013

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados