logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Carrancas » Complexo do Grão Mogol, Carrancas-MG

Complexo do Grão Mogol, Carrancas-MG

O Complexo do Grão Mogol é um dos complexos mais distantes da cidade de Carrancas, está a cerca de 12 quilômetros e possui lindas piscinas naturais, algumas quedas e a Lagoa Azul, principal atrativo do complexo. O Grão Mogol ficou fechado por cerca de 15 anos e foi reaberto para visitação recentemente.

É um pouco complicado chegar até lá, devido ao trecho não ser sinalizado. Se não tivesse contratado um guia, certamente eu não conseguiria chegar até o complexo. Para percorrer o Complexo do Grão Mogol e todos os outros complexos turísticos de Carrancas, é recomendado contratar um guia para acompanhá-lo, pois as trilhas não são sinalizadas e você poderá se perder. Eu recomendo o guia Jhonata (35-99215-6458), indicado neste blog desde 2013 e muito elogiado pelos leitores.

Complexo do Grão Mogol

O Complexo do Grão Mogol fica para o mesmo lado do Complexo da Zilda, o mais famoso de Carrancas. Como está localizado em uma propriedade particular, é necessário pegar uma chave em um sítio que fica no caminho, para abrir a porteira que dá acesso ao complexo.

Porém não há nenhuma sinalização indicando o acesso ao complexo e ao sítio onde a chave deve ser retirada, então, o guia é essencial neste roteiro. O casarão principal deste sítio possui mais de 250 anos e fica na Antiga Estrada Real (a verdadeira), sendo o primeiro atrativo deste complexo.

O local não é aberto à visitação pública, mas este blogueiro conseguiu conhecer os ambientes deste casarão histórico, várias partes estão preservadas e ainda são originais, sem nenhuma restauração. A entrada ao local foi autorizada pelo casal de senhores que estava por lá, eles são de Cruzília-MG. Eles foram bastante simpáticos e até me convidaram para almoçar, mas já tinha almoço marcado.

Complexo do Grão Mogol - Carrancas-MG
Casarão histórico, no caminho para o Complexo do Grão Mogol
Complexo do Grão Mogol - Carrancas-MG

Depois da rápida visita, peguei a chave com o proprietário, onde é cobrado o valor de R$15,00 (por pessoa) para conhecer o complexo. Achei bem puxado o valor pois, apesar de muito bonito, o complexo tem poucos atrativos.

Cachoeira do Grão Mogol

Estacionei o carro em uma parte mais alta da fazenda e por ali comecei a trilha, sem maiores dificuldades, a trilha até o primeiro atrativo é bem leve. Cheguei à Cachoeira do Grão Mogol, uma queda pequena que deságua em uma piscina natural azul, com cerca de 4 metros de profundidade.

Não tive dúvidas e mergulhei logo nessa piscina natural, que possui água cristalinas e geladas. O local é fundo mas há várias pedras ao redor que podem servir de apoio para ficar dentro d’água, sem afundar. Ao redor da queda, há enormes paredões que formam um pequeno cânion.

Complexo do Grão Mogol - Carrancas-MG
Cachoeira do Grão Mogol
Paredões
Paredões próximos à Cachoeira do Grão Mogol
Complexo do Grão Mogol - Carrancas-MG

Muitas pessoas ficam somente por ali durante o dia, mas há um outro atrativo mais interessante no complexo, a Lagoa Azul.

Lagoa Azul

Para seguir até a Lagoa Azul, é necessário ir andando sobre as pedras nas laterais e sobre as águas, trilha com dificuldade média. Use tênis confortável pois é necessário saltar em alguns trechos, passar por baixo de galhos e tomar cuidado para não escorregar em algumas pedras.

No caminho, há alguns trechos que rendem belas fotos, com pequenas quedas, pedras e mata fechada, com águas cristalinas.

Complexo do Grão Mogol - Carrancas-MG
Carrancas-MG
Carrancas-MG
Complexo do Grão Mogol - Carrancas-MG

A trilha é meio chatinha mas o esforço é recompensado com uma linda piscina natural, ótima para um refrescante mergulho. O local é fundo, possui cerca de 8 metros de profundidade, mas também possui pedras que permitem ficar na água sem afundar.

Há uma pequena queda na Lagoa Azul, mas a tonalidade de cores é a grande beleza do lugar, se revezando entre o verde e o azul. A água também é bastante gelada, então procure ir em uma época de calor, para unir o útil ao agradável.

Complexo do Grão Mogol - Carrancas-MG
Lagoa Azul
Complexo do Grão Mogol - Carrancas-MG

Os atrativos do complexo são apenas estes, são lindos, porém tem poucos, então o ideal seria combinar o Complexo do Grão Mogol com o Complexo da Zilda, já que estão para o mesmo lado. E R$15,00 para acessar apenas dois atrativos é bem puxado, tendo em vista que outros complexos tem muito mais atrativos por bem menos.

Viagem realizada em março de 2017

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

10 respostas

  1. Olá André! tudo bom? aqui é Ingrid, proprietária do complexo Grão Mogol. Agradeço seus elogios! mas peço que retire essas fotos que vc postou dentro do casarão, e é verdade, o preço é puxado porque o lugar continua virgem e está bem selecionado quanto ao pessoal que frequenta. Obrigada! abraço!

  2. Olá, André, tudo bem? Cara, você saberia dizer se o proprietário das terras somente permite o acesso a essas duas cachoeiras com o acompanhamento de guias da região?

  3. Antes da lagoa azul tem uma outra! Formada pelas rochas que se desprendem do Canyon! Da pra saltar de alturas consideráveis e não se tem nem noção de onde está o chão de tão profunda! Tu não deve ter visto, perdeu um ótimo lugar pra acrescentar.

  4. Acho que você como proprietária deveria ser mais receptiva e mais educada. O casarão foi fotografado e só está sendo propagado, a partir de hoje vou fazer propaganda contra. Para se cobrar tem que investir em atrativos além dos naturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados