Complexo da Ponte e Complexo Tira Prosa, Carrancas – MG

O complexo fica próximo da cidade e tem como atrativo principal a Cachoeira do Salomão

Ao lado do Complexo da Toca está o Complexo da Ponte e o Complexo do Tira Prosa, a apenas 2 quilômetros do centro de Carrancas. Estes complexos possuem belas cachoeiras e entre os atrativos estão a Cachoeira do Tira Prosa, Cachoeira do Moinho, Cachoeira do Tico Tico/Salomão, Poço do Pulo e Poço da Canoa. É o complexo mais fácil de ser alcançado e possui belas quedas, não pode ficar de fora do seu roteiro.

A localização é um diferencial, além da proximidade com o centro da cidade, este complexo fica em uma região onde há diversas pousadas, ficando ainda mais próximo caso você se hospede em alguma dessas pousadas. Foi o meu caso, eu estava hospedado na ótima Pousada Céu e Serra.

Complexo do Tira Prosa

Logo na entrada da cidade no sentido Carrancas – Itutinga, você pega uma entrada à direita e logo chegará na Cachoeira do Tira Prosa. O nome Tira Prosa é uma homenagem a um senhor que morava perto da trilha e adorava tirar uma prosa com os visitantes.

As águas da Cachoeira do Tira Prosa são limpas e transparentes, responsáveis por abastecer toda a cidade de Carrancas. Um pouco à frente está o Poço da Canoa que também está bem próximo da cidade e possui águas limpas, sendo uma excelente opção para banho. Seguindo à beira d’água, chega-se ao Poço do Pulo e o Poço do Remo, formando assim um pequeno complexo.

Complexo do Tira Prosa - Carrancas-MG Complexo do Tira Prosa - Carrancas-MG Complexo do Tira Prosa - Carrancas-MG Complexo do Tira Prosa - Carrancas-MG

Para seguir do Complexo Tira Prosa até o Complexo da Ponte, uma trilha de dificuldade média deverá ser percorrida, em meio às pedras e escalando paredões. Neste caso, a presença de um guia é fundamental, sem ele fica bem difícil saber onde ir para chegar ao Complexo da Ponte.

Complexo do Tira Prosa - Carrancas-MG

Complexo do Tira Prosa - Carrancas-MG

Complexo da Ponte

Já no Complexo da Ponte, a Cachoeira do Salomão é bem alta e possui uma belíssima queda d’água, ela pode ser avistada pela trilha e ao lado dela, descendo uma pequena trilha. Esta cachoeira não possui um poço, sendo assim, não é recomendado o banho na mesma.

Cachoeira do Salomão - Complexo da Ponte - Carrancas-MG
Cachoeira do Salomão

No caminho da Cachoeira do Salomão até a Cachoeira do Moinho, muitas espécies de plantas podem ser avistadas, como a “Drosera Montana” uma planta carnívora, “Chapéu de Couro” uma espécie de samambaia, e outras espécies, além de animais como esta espécie de grilo (foto abaixo) que pode ser avistada poucas vezes ao ano.

Complexo da Ponte - Carrancas-MG

Chapéu de Couro - Complexo da Ponte - Carrancas-MG
Chapéu de Couro
Drosera Montana - Complexo da Ponte - Carrancas-MG
Drosera Montana

A Cachoeira do Moinho, que também é conhecida como a cachoeira do Tico Tico,  é muito bonita e possui diversas piscinas naturais que são ótimas para banho, sendo um dos principais atrativos do Complexo da Ponte. A cachoeira possui uma boa queda d’água, que pode ser desfrutada pelos visitantes. Recebe este nome pois, antigamente, havia um moinho de milho que usava a força da cachoeira para produzir farinha.

Outra opção do Complexo da Ponte é a Gruta da Ponte, porém não a visitei. O lugar possui acesso restrito e já foi palco de cenas da novela global América, gravada em 2005.

Cachoeira do Moinho - Tico Tico - Complexo da Ponte - Carrancas-MG
Cachoeira do Moinho

Complexo da Ponte - Carrancas-MG Complexo da Ponte - Carrancas-MG Complexo da Ponte - Carrancas-MG

Contrate um guia

Recomendo sempre procurar um guia para acompanhar você em todos os roteiros de Carrancas, pois apesar do complexo ser bem próximo à cidade e de fácil acesso, as trilhas não são sinalizadas e você poderá se perder. Minha indicação é o guia Jhonata (tel: (35) 9215-6458), indico ele desde 2013 aqui no blog e os leitores gostam muito do trabalho dele. Foi ele quem me guiou no Complexo da Ponte e Tira Prosa e em todos os outros complexos de Carrancas, o menino sabe tudo do lugar.

Quer mais dicas de Carrancas? Confira aqui em nosso post índice.

Viagem realizada em outubro de 2013

 ➡ AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

💡 Reservando através dos nossos links, nós ganhamos uma comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar no ar, dando dicas de viagem.
🏨 Reserve a HOSPEDAGEM da sua próxima viagem com o Booking.
🚗 Alugue um CARRO com a RentCars em qualquer lugar do mundo e pague em até 12x sem juros no cartão de crédito e sem IOF. Desconto de 5% no boleto.
✈️ Pesquise PASSAGENS AÉREAS com a Passagens Promo, com pagamento em até 6x sem juros. 
🛄 Antes de embarcar, não esqueça de fazer o seu SEGURO VIAGEM, ele é obrigatório em alguns países da Europa e altamente recomendo em qualquer viagem que você faça. Faça uma cotação com a Real Seguro Viagem e garante 10% DE DESCONTO reservando pelo nosso link. 
💳 Quer evitar filas para COMPRAR INGRESSOS? Compre online com a Get Your GuideTour On
✈️ Teve algum IMPREVISTO COM COMPANHIAS AÉREAS? (voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking ou extravio de bagagem) Faça uma consulta gratuita com a Resolvvi e veja se tem direito a indenizações. Você só pagará pelo serviço se ganhar a indenização.

+ Conteúdo de Carrancas:

📝 O que fazer em Carrancas
- Complexo Grão Mogol
- Complexo Vargem Grande | Esmeralda
Complexo da Fumaça
Complexo da Toca
Complexo da Ponte | Tira Prosa
Complexo da Zilda
🍔 Onde comer em Carrancas
Café da Roça
- Recanto Bar
- Will´s Burger
🏨 Onde se hospedar em Carrancas
- Pousada Céu e Serra
- Pousada das Candeias

 

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.