logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Minas Gerais » Carrancas » Complexo da Vargem Grande – Esmeralda, Carrancas-MG

Complexo da Vargem Grande – Esmeralda, Carrancas-MG

O Complexo da Vargem Grande – Esmeralda está a aproximadamente 8 quilômetros do centro de Carrancas e, apesar de não possuir tantos atrativos, é um dos mais procurados pelo fácil acesso e pela beleza do local. Este complexo fica em uma área particular e o principal atrativo é a belíssima Cachoeira da Esmeralda.

Complexo da Vargem Grande – Esmeralda

Para chegar até o Complexo da Vargem Grande – Esmeralda siga as placas no sentido Cachoeira da Fumaça. Você percorrerá 7 quilômetros passando direto (desconsidere a entrada para a Cachoeira da Fumaça) até chegar a uma entrada à direita (sinalizada). Depois percorra mais 1 quilômetro até chegar a uma área particular. Nesta área, há um estacionamento e o Bar e Restaurante Esmeralda, onde há algumas opções de lanches e refeições.

Em frente ao bar, há um trilha que leva até os poços e cachoeiras do complexo. Siga pela trilha e com apenas alguns metros já avistará os primeiros poços para banho. No topo do primeiro morro, há um ótimo poço para banho, o Poço Três Irmãos. Para continuar até as outras atrações do Complexo da Vargem Grande – Esmeralda, siga a trilha pelo lado esquerdo da corredeira e avistará algumas placas, indicando o caminho até a Cachoeira da Esmeralda.

Complexo Vargem Grande - Esmeralda - Carrancas-MG
Esmeralda - Carrancas-MG
Esmeralda - Carrancas-MG
Poço Três Irmãos - Complexo Vargem Grande - Carrancas-MG
Poço Três Irmãos
Poço Três Irmãos - Esmeralda - Carrancas-MG
Poço Três Irmãos

Existem alguns poços no trajeto até a Esmeralda e você conseguirá avistá-los ao caminhar pela trilha, já que ela passa às margens da corredeira. O destaque por ali é o Poço Louva a Deus, ótimo para banho.

Poço Louva à Deus - Complexo Esmeralda - Carrancas-MG
Poço Louva à Deus

Seguindo pela trilha, você chegará até a Cachoeira da Esmeralda e o Poço da Esmeralda, principais atrações do Complexo da Vargem Grande – Esmeralda.  A queda d’água da Cachoeira da Esmeralda não é muito grande mas o Poço da Esmeralda é enorme e possui águas cristalinas. A área ao redor do poço possui muito verde, deixando o cenário ainda mais belo. Alguns pontos do Poço são bem fundos então não se arrisque, fique nas áreas mais rasas.

Cachoeira da Esmeralda - Carrancas-MG
Cachoeira da Esmeralda
Complexo Vargem Grande - Esmeralda - Carrancas-MG
Cachoeira da Esmeralda
Cachoeira da Esmeralda - Complexo Vargem Grande - Esmeralda - Carrancas-MG
Poço da Esmeralda

Seguindo a trilha após a Cachoeira da Esmeralda, há vários poços e piscinas naturais que podem ser aproveitados, não tive tempo de conhecê-los, mas recomendo a ida até eles.

Contrate um guia

Recomendo sempre procurar um guia para acompanhar você em todos os roteiros de Carrancas. Minha indicação é o guia Jhonata (tel: (35) 9215-6458), indico ele desde 2013 aqui no blog e os leitores gostam muito do trabalho dele. O complexo da Vargem Grande – Esmeralda é o mais simples de ser percorrido, é o único que eu considero dispensável a presença de um guia, mas para todos os outros, acho indispensável.

Quer mais dicas de Carrancas? Confira aqui em nosso post índice.

Viagem realizada em outubro de 2013

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

3 respostas

  1. Olá, André, tudo bem?
    Estou planejando visitar Carrancas e vou ler todos os posts com calma… De antemão, já vou perguntando: as trilhas são muito longas ou cansativas? (temos um menino de 6 anos…). Outra pergunta: onde vc se hospedou? Desde já muito obrigada e me desculpe se as respostas já estão nos outros posts…

  2. Uau!!!
    Estou adorando seu blog e seguirei suas dicas, pois estou indo para Carrancas no próximo final de semana.
    Obrigada
    @Crisdemontier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados